terça-feira, 29 de maio de 2007

Santos contrata volante Adoniran

Fonte:Futebol Interior(texto editado)
O Santos contratou o volante Adoniran, vindo do Ituano. O atleta era disputado por santos e são paulo há mais de um mês, porém ambos os clubes desistiram do atleta.
Com o São Paulo precisando de volante o santos retomou as negociações e fechou com o atleta que é agenciado por Vagner Ribeiro, e foi o grande destaque do Ituano no paulista.

Com a Palavra: O Ídolo

Tostão, o grande ídolo celeste e um dos mais respeitados colunistas esportivos do país, comenta a crise atual do Cruzeiro em uma entrevista concedida ao Portal Uai.

Leia abaixo na íntrega a entrevista:

A preocupação da torcida com o rebaixamento é pertinente?

Não. De maneira nenhuma. Acho que o Campeonato Brasileiro é tão equilibrado que a maioria das equipes está no mesmo nível. Então, antes de começar o Campeonato, qualquer time que não seja favorito, que não esteja entre os três quatro favoritos, como o Cruzeiro, tende a se preocupar com tudo. Os demais estão todos no mesmo nível. Então não é porque perdeu na terceira rodada, porque está na zona de rebaixamento, que por isso virou um problema. O Campeonato está começando. Mas é claro que o time tem de melhorar, senão corre risco, porque há um equilíbrio grande.

Mas num campeonato tão equilibrado, o risco de queda não seria maior?

Há esse risco, mas também há a possibilidade de ficar acima da expectativa. Então um time intermediário está no mesmo nível de uns dez outros. Ele pode ser o quarto, quinto, como pode ser um dos últimos.

Quais os setores mais críticos do time na sua opinião?


O Cruzeiro tem problemas em todos os setores. Tem um goleiro que ainda é uma incógnita, já que saiu o Fábio. Ele também comia os seus perus, mas pelo menos fazia defesas espetaculares. Esse goleiro eu não sei ainda, não dá para avaliar. Na zaga, o Gladstone tem jogado mal há muito tempo. O Cruzeiro precisa de um meio-campo de mais criação. Os laterais, os dois que jogavam, estavam com problemas. Agora a lateral continua com problemas. O Cruzeiro tem problemas em todos os setores. Não tem um grande centroavante. Mas nesta confusão toda sempre tem alguma coisa boa, tem esse Guilherme que é uma promessa, nossa!. Ele tem pinta de que vai ser um craque. É cedo para falar, mas ele dá a impressão de que vai ser muito mais que um grande jogador, ele vai ser um jogador espetacular.

As críticas para o Araújo são válidas na sua opinião?

Ele não tem jogado bem. Acho só que no início houve uma supervalorização como se ele fosse um craque. Ele não é. Ele é um bom jogador. Ele sempre jogou no Goiás, nunca foi para uma grande equipe, foi para o Japão, nunca foi convocado para a Seleção, então ficou a impressão de que o Cruzeiro contratou um craque. Não! Contratou apenas um bom jogador. A cobrança sobre ele passa a ser muito grande, como se fosse um grande jogador jogando muito mal. Se o time está mal, ele vai jogar mal também. Ele tem virtudes que precisam ser bem aproveitadas. O Araújo sempre foi um jogador mais de lado de campo, tipo um ponta, e nunca foi um grande jogador de meio, de fazer gol. Ele só foi um jogador de velocidade, de dribles. Estão esperando dele uma coisa que ele nunca foi.

O problema do Cruzeiro não seria mais comportamental, tendo em vista que o Autuori saiu dizendo que não dirigiria mais esse grupo?

Não sei. Eu acho que quando todo o time vai mal, a diretoria aproveita e explora isso para justificar, dizendo que o problema é falta de garra, de dedicação e tal. E a torcida gosta disso. Isso vira um clichê e vale para todos os times. Ontem eu vi o jogo e o Cruzeiro se dedicou, luta não faltou. Os jogadores correram muito, mas o time está fraco mesmo. Quando o Cruzeiro iniciou esse ano, criou-se uma ilusão de que o Cruzeiro estava com um time para ser favorito ao título brasileiro. Não era verdade. O Cruzeiro não contratou nenhum grande jogador. Agora também não vamos achar que o elenco também é uma porcaria. O elenco é igual à maioria dos times, mas não acho que está entre os melhores. Com esse elenco, por mais que dê certo, a chance é de ficar num grupo intermediário mesmo. Tem muitos times com jogadores melhores que os do Cruzeiro. Você pega São Paulo, Santos. O próprio Inter, que está ruim, pode se recuperar. Até Flamengo, Botafogo estão com times melhores.

O Dorival ainda é uma incógnita?

Qualquer técnico teria muito trabalho. O torcedor fica com a impressão de que ele ainda é um técnico sem condições de dirigir um grande time, mas não podemos falar isso.

O que você vê de bom nesse time do Cruzeiro?

O Cruzeiro tem esse Guilherme, que tem tudo para ser um craque. Mas ele vai precisar de ajuda. Se o time não melhorar, ele não vai crescer. Mas você vê que naquela ruindade de ontem, naquela apresentação, ele fez jogadas espetaculares. O Araújo também é um bom jogador para o nível do futebol brasileiro hoje. Ele pode crescer. Os outros são medianos. O Ricardinho é outro exemplo: contrataram ele como se fosse um grande reforço. Qualquer time da Série A tem um volante igual ao Ricardinho. Então o Cruzeiro hoje tem um time de jogadores comuns. Agora, esse zagueiro, o Fortunato, dá impressão de que vai crescer. Se ele estiver em um time organizado, ele vai subir muito, ele dá essa impressão. O Marcinho é um bom jogador, nada excepcional, mas é bom e está machucado. O Geovanni é um jogador de médio para bom. Ele está machucado também. Isso atrapalha.

Essa história de que falta um líder no Cruzeiro faz sentido?

Não. Não é por aí não, isso não é decisivo não. Falta é organizar o time melhor e melhorar a qualidade individual dos jogadores. O Cruzeiro não está entre os melhores elencos. Deve ter no mínimo seis ou oito elencos melhores que o do Cruzeiro. O elenco é fraco para pensar nos primeiros lugares. Esse elenco é para ficar em 10º lugar, como nos anos anteriores.

A que você atribui a queda de rendimento do Cruzeiro depois de 2003?

O time de 2003 não foi montado pela diretoria não, quem montou o time de 2003 foi o Luxemburgo, não tenham dúvida. Mas a diretoria não precisa entender tanto. Falta ao Cruzeiro ter uma estrutura para contratar melhor. O Cruzeiro depende muito do técnico, mas não tem uma estrutura de formação de time, depende puramente do técnico. Então chegou o Luxemburgo lá e montou o time. O Paulo Autuori era a esperança de fazer isso, o time parecia até que ia dar certo, parecia mais organizado em campo, de repente, depois da derrota para o Atlético, virou essa confusão. Foi um azar, que dizer, quando o Paulo estava no comando dava-se a impressão de que o time ia se acertar, mesmo com o elenco razoável, o time estava se organizando. De repente sai o Paulo Autuori e agora o time virou uma bagunça.

O Dorival Júnior teria alguma parcela de culpa pelos últimos maus resultados?

Não. É cedo para cobrar e para elogiar. Ele ainda não conseguiu fazer nada, mas outro técnico teria essa dificuldade. O estrago com a saída do Paulo Autuori foi grande. A desclassificação na Copa do Brasil para um time de segunda divisão, o Brasiliense, e a derrota para o Atlético por 4 a 0, no Mineiro, tudo numa semana só, foi dura. O Cruzeiro parecia que ia montar um bom time, não pela qualidade do elenco, que não tem qualidade individual, mas parecia que teria um time mais organizado. Mesmo que não brigasse pelo título. Parecia que estava no caminho certo. O mais importante era isso: o Paulo saiu e tudo caiu por terra. Em resumo é isso. O time tinha algumas deficiências, como na defesa. O Paulo Autuori deixava muito espaço para o adversário no contra-ataque, mas o time era mais organizado. Com a saída dele, todo o trabalho do ano foi perdido. Mudou-se o time, saíram jogadores, virou uma bagunça. Antes era um time que parecia que ia dar certo. Agora é como se estivesse no zero. Já estamos em maio e esses quatro meses foram jogados fora.

Formar o elenco durante o ano é complicado, não é mesmo?

Esse é um problema do Brasil. Muda treinador, muda tudo. Essa continuidade é rara, depende muito do resultado. Se dá azar de perder dois jogos decisivos, como perdeu com o Autuori, a coisa vai lá embaixo. O Cruzeiro parecia que teria um time organizado, pronto, não de grande qualidade, sem grandes talentos, mas capaz de fazer uma boa campanha. Agora esse time é uma incógnita. Será que esse time vai ter tempo de se organizar ou vai continuar perdendo, ficando entre os últimos? Tudo isso gerou uma intranqüilidade grande, há uma baixa auto-estima grande, os jogadores estão com medo da torcida. A situação do Cruzeiro é caótica.

As fortes cobranças da torcida neste momento podem ser benéficas?

A cobrança tem que existir mesmo. O torcedor do Cruzeiro quer sempre ter o melhor time do Brasil, o torcedor do Cruzeiro cobra um time como o São Paulo está tendo nos últimos anos. E notem que no São Paulo já há confusão depois de ganharem tudo nos últimos três anos. O torcedor do Cruzeiro tem ambição, ele quer ver sempre o time favorito. Quando ele vê coisa ruim, ele protesta. Mas isso é inevitável, é coisa passional, não há como cobrar racionalidade do torcedor, uma análise técnica. É assim mesmo. Sempre foi assim e será sempre.


Entrevista do ex-craque Tostão concedida ao Portal Uai(uai.com.br)

Obrigação


Depois de uma vitória empolgante contra o atual campeão paulista no início do Campeonato Brasileiro, o Sport parecia pronto a repetir as boas atuações que estava tendo no Pernambucano e na Copa do Brasil. Mas a realidade da série A mostrou-se outra. Depois de duas derrotas fora de casa, contra o Vasco e contra o Grêmio, o Sport mostrou um futebol sem alma, muitas vezes dando a impressão de que o time não acreditava na vitória, ou seja, no próprio potencial.

O próximo jogo é em casa, contra o atual campeão carioca, e neste duelo de Rubro-Negros, uma vitória do Sport virou obrigação. O Leão vai suar para voltar a ter a garra que sempre foi marca do time. A diretoria colocou à venda 33 mil ingressos, a expectativa é de estádio cheio, com a Ilha do Retiro lotada a chance do time encher de alegria o coração Rubro-Negro é grande.

JÚNIOR AMORIM VOLTA AO CRB E CAUSA POLÊMICA



O retorno do atacante Júnior Amorim ao Galo da Pajuçara dividiu a torcida do alvirrubro alagoano. O clima no clube já é de polêmica, justamente hoje, dia que o Clube de Regatas Brasil enfrenta a Ponte Preta no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

Apesar de ter sido ídolo da torcida alagoana em 2006, Júnior Amorim teve uma passagem pelo Estado que ficou marcada pela indisciplina extra-campo.

Além de armar confusões entre os companheiros, o atleta irritou a diretoria do CRB ao ser flagrado jogando fut-vôlei duas horas depois de ter sido dispensado do treinamento por ordem médica. Na ocasião, o técnico era Roberto Carvalo. Júnior Amorim disputou o Campeonato Carioca de 2007 pelo América.

AVAÍ JOGA HOJE NA RESSACADA CONTRA O BARUERI

Enquanto o CRB contratou um jogador-ídolo, o Avaí perde seu maior ídolo atual. O centroavante Evando, que foi destaque do Leão da Ilha na Série B de 2004, quando o Avaí ficou na 3ª posição, está de saída do time catarinense.

O jogador de 31 anos recebeu uma proposta tentadora do Al-Shamal, do Catar. Sua apresentação será no dia 1º de julho. Por isso, o atleta permanece no clube só para manter a forma. Com a negociação concretizada, o treinador Zé Teodoro achou melhor não utilizar mais o jogador na Série B.

A diretoria do time alviceleste está em busca de um novo atleta para atuar na linha de frente do time. Atualmente o técnico Zé Teodoro conta com Didi, Marcelinho, Vandinho, Zaltron, Jandson e Élton Calé.

O próximo confronto do Avaí será nesta terça-feira contra o Barueri, às 20h30, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde de ontem (segunda-feira), o comandante da equipe realizou um treino recreativo leve.

Palpites:

CRB x Ponte Preta (empate/Ponte vence)
Avaí x Barueri (Avaí vence)

Será que acerto desta vez?
OBSERVAÇÃO: O melhor pro Vitória nesta rodada é uma vitória do CRB. Vou assistir o jogo hoje à noite e torcerei pro CRB, mas acho difícil o time alagoano vencer a sólida equipe da Ponte Preta