quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Última rodada do Brasileirão

Vamos falar do brasileirão. Após a trigésima-sétima rodada a classificação é a seguinte:

Campeão: São Paulo, com 77 pontos;

Libertadores: 2º Santos (62), 3º Flamengo (61), 4º Palmeiras (58);

Em 5º aparece o Fluminense, com 58 pontos, já classificado à Copa Libertadores por ter vencido a Copa do Brasil.

Copa Sul-Americana: 6º Cruzeiro (57), 7º Grêmio (57) [estes ainda com esperança de roubar a vaga do Palmeiras da Libertadores), 8º Internacional (54), 9º Botafogo (54), 10º Atlético-MG (52), 11º Figueirense (52) e 12º Vasco (51) [O Botafogo já está garantido nessa copa continental, no entando, os demais, ainda precisam afirmar sua classificação na última rodada];

No "limbo": 13º Sport (51), 14º Atlético-PR (51), 15º Náutico (46) e 16º Corinthians (43) [O Náutico figura como o "penúltimo" garantido na "elite" em 2008];

Rebaixamento: 17º Goiás (42), 18º Paraná Clube (41) [ainda brigando e com chances para permanecer na primeira divisão em 2008], 19º Juventude (38) e 20º América(RN) (17), estes dois últimos, já "condenados".

Para evitar problemas e suspeitas (coisa comum no futebol), os jogos da 38º e última rodada do Brasileirão de 2007 ocorrerão todos no próximo domingo, dia 02/12, às 16hs.

Assim, teremos:

1- No Parque Antarctica, o Palmeiras, precisando confirmar a vaga na Libertadores, receberá o Atlético de Minas, que precisa também vencer e assim, garantir à ida à Copa Sul-americana de 2008. Tanto Caio Jr. como Leão precisam acabar o ano com algo nas mãos. Leão, que veio para "salvar" o galo, nem terá muita cobrança caso isso não consiga, no entanto, Caio Jr., em caso de insucesso, poderá largar a equipe.

2- Na Baixada, em Curitiba, o Atlético local (que nada conseguiu neste ano, não tendo disputado sequer uma final e ficado por algumas rodadas na zona de rebaixamento) irá tentar se utilizar do excelente retrospecto recente em casa para, diante de sua torcida, e de um São Paulo de "sangue doce", garantir à ida à menor, mas não menos importante, copa Continental de 2008. Franco não terá Claiton, Ferreira e Alex Mineiro (que não mais atuará no rubro-negro), os quais serão substituídos por Alan Bahia, Evandro e Marcelo Ramos. Do lado tricolor, Dagoberto e Aloísio não enfrentarão o ex-time.

3- No Serra Dourada o Goiás tentará, diante de sua torcida, exitar o descenso frente o Internacional que luta para conquistar um lugar na Sul-americana de 2008. Dos três que disputam a "sobrevivência na série A", o time do Centro-oeste é o que têm maior número de vitórias. Os torcedores colorados dividem-se entre ou vencer o confronto para "conquistar" algo no ano, ou, para sentir o gostinho de, entregando o jogo, rebaixar o moribundo "Timão", que lhe tirou, com asterísco (Caso Edílson), o título de 2005, via MSI.

4- No Engenhão, Botafogo e Figueirense fazem duelo de quem não quer nada com nada. Ambos, já não correm risco algum nem podem pleitear algo maior do que a Sul-americana. O Figueirense, caso vacile, pode perder essa a vaga em caso de tropeço.

5- Nos Aflitos, o já confirmadona série A de 2008 Náutico recebe um surpreendente Flamengo que saiu da zona em cuja proximidade permanece desde o advento dos "pontos corridos" para uma vaga já confirmada na LIbertadores. Jogo de festa onde ambos apenas "cumprirão tabela".

6- No Mineirão o Cruzeiro, buscando ir à Libertadores, recebe o pior time de toda a história do Brasileirão de "pontos corridos", o já rebaixado América(RN) e, além de fazer a tarefa de casa, deve torcer contra Palmeiras e Grêmio). Quanto ao time de Natal, caso não se reforce para a segundona, cairá à terceira em 2008.

7- Na Vila Belmiro teremos duelo de dois times que irão à Libertadores de 2008. Santos e Fluminense se enfrentam em clima de festa, cumprindo tabela.

8- No Alfredo Jaconi o Juventude, rebaixado por não manter as boas médias em casa, que lhe permitiram disputar a primeira divisão por treze anos seguidos (feito que, com a ressalva da João Havelange em 2000, onde todos da primeira divisão disputavam módulos; dos vinte participantes, apenas São Paulo, Santos, Flamengo, Cruzeiro, Inernacional, Vasco e Paraná Clube conseguem), recebe o Sport que não tem outra pretensão a não ser comemorar a permanência na serie A, conquistando uma vaga na Copa Sul-americana.

9- No Olímpico em Porto Alegre o Grêmio, que não terá Mano Menezes em 2008 e que disputa ainda uma vaga na Libertadores, receberá o Corinthians, o primeiro a "seguir respirando" mas ainda com chances de ser rebaixado. Ambos times precisam do resultado por algum motivo. Deverá este ser o jogo mais movimentado (jamais o mais belo) da rodada, por motivos óbvios.

10- Em São Januário o Vasco tenta não fazer feio diante dos demais conterrâneos e busca carimbar o passaporte para a Sul-americana, em jogo que marcará a despedida oficial de Romário dos gramados, diante do Paraná Clube que, pela incompetência de Goiás e Corinthians, ainda permanece vivo, tendo possibilidades de permanecer na primeira divisão de 2007. O Paraná consegue a sobrevivência caso vença fora de casa e seus oponentes diretos não conquistem três pontos minorando a agonia do seu torcedor que viu o time ir da Libertadores à zona do rebaixamento, em flagrante crise de identidade onde de "melhor visitante" (enquanto comandado por Pintado) foi ao posto de "pior visitante no segundo turno", tendo feito apenas um ponto fora dos seus domínios desde a última vitória fora de casa, diante do Flamengo no Parque do Sabiá em Uberlândia.

__________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://radioparanaclube.com.br
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://brasileirao2oo7.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.cadeiaweb.com.br