segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Figueirense 4 x 0 Paraná Clube

Em mais uma vergonhosa atuação o tricolor da Vila Capanema deixou escapar a oportunidade de se livrar da zona do rebaixamento e assim, segue na 18ª posição com parcos 34 pontos e vê “concorrentes diretos” ao rebaixamento, como o próprio Figueirense, o Internacional, o Flamengo e o Náutico, distanciar-se da mesma.


Convém ainda lembrar que o Corinthians e o Galo Mineiro venceram e o Goiás empatou.


É difícil apontar culpados até porque esse termo é algo pesado, no entanto temos sim alguns responsáveis pelo resultado.

Injustificadamente, o técnico Lori sandri segue armando sua equipe no 3-5-2, mesmo o Paraná Clube já tendo demonstrado que, o 4-4-2 é a sua “melhor formação”. Mesmo assim, o time da Vila Capanema saiu pro jogo desde o início, dando a clara impressão de que iria superar o vexame frente o América na rodada anterior. Ledo engano.

Tudo caminhava bem até que, aos 18 minutos da etapa inicial, Vandinho (atacante que Sandri deslocou à ala esquerda) ao invés de estar no seu setor marcando o ala e fazendo a devida cobertura da diagonal e da linha de fundo, apareceu dentro da área e, numa bola sem força que ao canto inferior direito rumava, “surtou”, e fez a defesa demonstrando que Gabriel terá concorrente para a camisa de número 1 em 2008. Nem vou me dignar a comentar que Daniel Marques não estava no setor ou que, um lateral de ofício teria dado um peixinho, carrinho, ou mesmo ocupado melhor posição; o fato é que, sua má colocação inibiu até a iniciativa de Flávio em promover a defesa, tendo o arqueiro, inclusive, abortado o movimento de saída para efetuá-la.

Vandinho expulso, pênalti batido por Chicão e placar aberto para o Figueirense, então concorrente direto na luta contra o rebaixamento, ficando o Paraná com dez atletas em campo por mais de 50 minutos.

Aí apareceu outro personagem, responsável direto pelo placar final da partida. Lori Sandri esperou eternos dez minutos para recompor seu setor direito defensivo. Desorganizado atrás pela expulsão e sem a imediata ação do treinador (que teve passagem por cinco clubes rebaixados), o Paraná viu esse flanco ser explorado até novo gol de Chicão.

Na saída de bola o Sandri se superau colocando Matos e Vina Pacheco nos lugares de Jefferson e Nem. A entrada de Matos é lógica, até para recompor o flanco direito mas, se Matos estava em campo e é o atleta do elenco tricolor que melhor faz cruzamentos, Jeff, a única referência de área do time, não poderia ter saído jamais.

Com Vina Pacheco no meio, vindo buscar a bola uma vez que os alas não apoiavam, e com Josiel sozinho na frente (sempre marcado por dois jogadores da equipe que estava em vantagem numérica), O Paraná, mesmo desorganizado taticamente, equilibrava o jogo territorialmente, sofrendo sufoco apenas quando o mandante explorava com passes e inversões de bola, sua superioridade numérica.

João Paulo demonstrou categoria atuando como primeiro volante, na proteção à zaga e Flávio, mesmo questionado, estava em noite feliz, tendo salvo o tricolor de bons arremates do oponente.

Após o intervalo nada mudou e, em mais uma ação ofensiva, aos 26´ da etapa final, o tricolor viu o argentino Frontini fazer o terceiro gol do Figueirense.

Aí, o Gênio de Lori se superou e promoveu o ingresso de Renan, notoriamente um prendedor de bola e lançador, no lugar de João Paulo. A pergunta que surgiu era: “se Josiel está marcado por dois, se Vina está no meio e os alas não sobem face a orientação do treinador, para quem Renan lançaria?”

Assim, apático e desanimado, o tricolor viu André Santos aos 40´ dar números finais à partida.

Sandri disse após que não foge à luta e que segue no comando, no entanto, dentro de campo, recusa-se a covardemente a buscar a vitória. À que luta Sandri diz não fugir? Aliás, rumores indicam que o mesmo pediu demissão a qual será oficialmente informada ao final da tarde de segunda. Rumores indicam que Saulo poderá ser nomeado treinador paranista.

Assim o tricolor tem semana difícil enquanto se prepara para enfrentar o Flamengo, seu maior freguês em campeonatos brasileiros, neste sábado às 16hs, e terá que contar com forte presença da torcida para empurrar o elenco tricolor.

FICHA DO JOGO

FIGUEIRENSE: Wilson; Chicão, Asprilla e Felipe Santana; Ruy, Cleiton Xavier, Diogo (César Prates), Thiago Gentil e André Santos; Otacílio Neto (Frontini) e Fernandes (Jean Carlos). Técnico: Alexandre Gallo.



PARANÁ CLUBE: Flavio, Vandinho, Daniel Marques, Nem (Leo Mattos), Luís Henrique, Paulo Rodrigues, João Paulo (Renan), Adriano, Batista, Josiel, Jefferson (Vinicius). Técnico: Lori Sandri.


Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

Árbitro: Salvio Enpínola Fagundes Filho (FIFA/SP).

Auxiliares: Marco Antônio Gomes (FIFA/MG) e Aline Lopes Lambert (SP).

Gols: Chicão (Figueirense), aos 18min e aos 27min do primeiro tempo, Frontini, aos 26min, e André Santos, aos 40min do segundo tempo.

Cartão vermelho: Vandinho (P), aos 17min do primeiro tempo.