terça-feira, 14 de agosto de 2007

Paraná 0 x 0 Vasco

O jogo entre Paraná Clube e Vasco da Gama deveria ter sido um confronto franco entre equipes que buscavam nada mais que a vitória, no entanto, essa máxima não se confirmou. O jogo entre ambas equipes, válido pela última rodada do primeiro turno acabou como começou. O empate sem gols, no entanto, foi reflexo da má qualidade da criação e da finalização das agremiações, frustrando não somente aqueles que compareceram à Vila Capanema no "dia dos pais", como os que acompanharam o embate pela televisão.

Um dos destaques da partida foi Silvio Luiz, quem, com ótimas defesas garantiu o quinto jogo sem derrota dos cariocas na competição; do outro lado, o Paraná completou o seu sexto jogo sem vencer, o quarto sem fazer gols, preocupando sua torcida que vê o time reencontrar algo do padrão de jogo que já teve, sem, no entanto, ser capaz de agredir o oponente e, ao não marcar, torna-se difícil pensar em vencer.

Após uma morna etapa inicial, onde o mandante esteve mais perto de abrir o placar, principalmente com Vandinho, que apenas marcou um gol desde que veio ao clube de Curitiba.

A forte marcação paranista fez com que o Vasco estivesse irreconhecível, tendo errado muitos passes, pouco tendo ameaçado Flávio; aliás, a primeira chance de gol cruz-maltina ocorreu aos 33´ da etapa inicial, nos pés de Alan Kardec, que chutou para fora após receber passe de Leandro Amaral.

No segundo tempo o jogo melhorou. O garoto Gabriel entrou no lugar do goleiro Flávio, que sentiu a virilha, e os times, embora de forma estéril, lançaram-se ao ataque, sem abrir mão dos fortes sistemas defensivos.

Léo Matos teve um desempenho surpreendente, atacando em diagonal, mostrando personalidade nos dribles mas concluindo sem a devida precisão. Os avantes paranistas, acostumados a criar jogadas para o ausente Josiel (que não jogou por ter levado o terceiro cartão amarelo), seguiram sem assimilar as orientações de Kleina e recorrentemente buscavam o jogo nas alas sem ter uma referência no ataque, fato sanado apenas com a entrada do garoto Jeff, no ataque paranista.

Roth, visando corrigir a apatia ofensiva vascaína, promoveu as entradas de Enílton e Abuda; alterações que não surtiram efeito imaginado graças à adequada postura defensiva paranista.

Na primeira rodada do returno o Paraná irá a Porto Alegre enfrentar o Grêmio, enquanto o Vasco receberá o lanterna América-RN, no domingo, às 16h, em São Januário.

Kleina segue com um aproveitamento pífio, agora são sete jogos, uma vitória, dois empates e quatro derrotas; apesar disso, segue com respaldo da diretoria e o Paraná parece ter demonstrado uma evolução no padrão de jogo o qual deverá melhorar com o regresso de Josiel e a entrada de Rodrigo Beckham no time.

Ficha do jogo:

PARANÁ:
Flávio (Gabriel); Neguette, Nem (Jefferson) e Luis Henrique; Léo Mattos, Goiano, Beto, Renan (Lima) e Márcio Careca; Vinícius Pacheco e Vandinho. Técnico: Gilson Kleina.

VASCO: Silvio Luiz; Vilson, Julio Santos e Jorge Luiz; Wagner Diniz (Eduardo), Amaral, Perdigão, Conca e Guilherme; Leandro Amaral (Abuda) e Alan Kardec (Enílton). Técnico: Celso Roth.

Local: estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR).
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS).
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS).
Cartões amarelos: Neguette (P), Leo Mattos (P), Nem (P), Vilson (V) e Vandinho (P).