sábado, 16 de junho de 2007

ATLÉTICO-MG X FIGUEIRENSE

ATLÉTICO QUER REENCONTRAR VITÓRIA DIANTE DA TORCIDA

O Atlético enfrenta o Figueirense, neste domingo, às 16h, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. De volta ao estádio da Pampulha, o objetivo do Galo é aproveitar a presença da torcida para somar três pontos importantes, no momento em que busca melhorar a posição na tabela. Em caso de triunfo sobre os catarinenses, que seria o segundo consecutivo na competição, o Alvinegro teria a chance de ganhar embalo já pensando no clássico diante do Cruzeiro, dia 24.
Como mandante, em dois jogos disputados, o aproveitamento do Galo é de 66,6%, com uma vitória - sobre o Náutico, na estréia, por 2 a 1 - e um empate, contra o Atlético-PR (1 a 1). Mas o triunfo frente ao São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi, na última rodada, deu novo ânimo aos alvinegros, que esperam reencontrar a torcida com outro resultado positivo.
Com oito pontos em cinco partidas, aproveitamento de 53,33%, o Atlético quer aproveitar a seqüência de jogos no Mineirão, para subir posições no Brasileiro. Nas próximas cinco rodadas, o Galo só sairá uma vez, para enfrentar o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre. Além de Figueirense e Cruzeiro, o time alvinegro terá como adversário, em casa, Flamengo e Grêmio.
Jogadores e comissão técnica consideram que o momento de o time crescer no Brasileiro é agora. A esperança de todos é que a torcida, até então um pouco ausente, compareça em bom número no Mineirão, neste domingo. Afinal de contas, um triunfo sobre os catarinenses poderá levar o Galo a um lugar na zona de classificação para a Copa Libertadores. A massa poderá conferir de perto o novo uniforme do clube, lançado na última quarta-feira, em evento no Mercado Central.
Entre os jogadores, Coelho e Marcos têm o mesmo discurso: a presença da torcida é fundamental. “Espero que a torcida compareça e nos ajude a vencer, para conseguirmos embalar no campeonato”, disse o lateral-direito. “A torcida faz uma diferença muito grande a nosso favor, quando lota o Mineirão. Por isso, pedimos para que ela vá ao estádio e nos ajude a conquistar um ótimo resultado”, solicita o zagueiro e capitão.
O técnico Zetti, por sua vez, busca a primeira vitória à frente do Galo no Mineirão. Mas sabe que a tarefa não será nada fácil para a equipe. “Uma vitória nos dará condição excelente, pois chegaremos a 11 pontos e poderemos ficar entre os melhores do campeonato. Além disso, mostrará a nós mesmos que temos potencial, pois o Figueirense foi finalista da Copa do Brasil”, ressaltou.
O treinador segue à risca o velho ditado de que em time que está ganhando não se mexe. Zetti repetirá a escalação do Galo pela quarta vez consecutiva, esperando que os jogadores assimilem o esquema tático e seu estilo de jogo. Apesar da produção abaixo da expectativa dos atacantes, ele dará nova chance a Galvão e Éder Luís, cobrados pela falta de gols, assim como Danilinho.
No banco de reservas, a grande ausência foi a de Vanderlei. Apesar de ser artilheiro do time na temporada, com oito gols, ele não foi relacionado. O jovem Paulo Henrique, que estreou no profissional e marcou contra o São Paulo, foi novamente chamado por Zetti. Outra novidade é o retorno do experiente meia-atacante Lúcio.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO x FIGUEIRENSE


Atlético: Diego; Coelho, Lima, Marcos e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho; Éder Luís e Galvão. Técnico: Zetti.

Figueirense: Wilson; Vinícius, Felipe Santana e Chicão; Diogo, Henrique, Adriano Gabiru, Cleiton Xavier, Jean Carlos e André Santos; Victor Simões. Técnico: Mário Sérgio.

Local: Estádio Mineirão
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Paulo Ricardo S.Conceição (RS)
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: Domingo, 17/06, às 16h

fonte: Portal UAI.

RETROSPECTO NO BRASILEIRÃO
9 Jogos, 5 vitórias do GALO, 2 empates e 2 vitórias do Figueirense; o GALO marcou 17 gols e sofreu 11.

Não gostaria de ver o mesmo time do GALO jogando amanhã, mas o futebol feio na maior parte do tempo tem sido compensado com bom posicionamento dos jogadores e muita disposição. Não pude ver o jogo contra o São Paulo ao vivo, mas vi o tape a partir dos 33 minutos do primeiro tempo e gostei do time mais do que imaginava, principalmente no segundo tempo. Se o meio-campo parar de errar passes, talvez até a dupla Éder Luís-Galvão volte a render melhor, ao menos fazendo gols.

Já apostei no bolão uma vitória do GALO por 2 a 0.

Abre jogo - Corinthians x Paraná Clube



Um confronto interessante. Isso é o mínimo que torcedores de Corinthians e Paraná Clube podem esperar do duelo de logo mais, às 18h10, no Morumbi, válido pela sexta rodada do Brasileirão.

Ambos times estão na "zona da Libertadores"; isso talvez seja a única coisa que aproxima essas agremiações, afinal, cada um leva uma história diferente para o confronto seja no histórico como no momento atual.


O mandante, que teve um final de ano conturbado (vítima direta dos desmandos de comissão técnica, gestores e parcerias), flertou com o rebaixamento em boa parte do campeonato passado e não sequer se classificar às finais do seu campeonato estadual. Após, com a saída de Leão, a dispensa de alguns jogadores e a vinda de Carpegiani, o "timão" encontrou a paz e, com um sistema defensivo eficaz, consegue manter-se invicto até agora, numa campanha que surpreende até os mais céticos corintianos.


No entanto o time do Parque São Jorge, por sua importância no cenário nacional e pelo tamanho de sua torcida, sempre se vê às voltas com boatos e "incidentes" que desestabilizam o ambiente.


O atual time de Carpa é limitado tecnicamente mas vem contando com boas apresentações de Felipe, Fábio Ferreira, Zelão, dos homens de meia-cancha (sendo que os mais importantes foram defender as seleções nacionais) e um surpreendente Finazzi.


Com a política de defender para depois atacar, Carpegiani logrou dar algo ao time paulistano que não vinha ocorrendo... após sua ida para o clube, o Corinthians passou a ter um padrão de jogo.


Do outro lado, Pintado vem surpreendendo por sua postura nada ortodoxa mas adequada (em termos) a quem pretende lutar até pelo título da competição.


O Paraná Clube no ano passado classificou-se à Libertadores onde neste ano fez uma boa campanha e, apenas não garantiu o bi-campeonato estadual pelo número de jogos e falta de entrosamento dos dois elencos que se dividiam nessa competição e no estadual. O tricolor de Curitiba começou com o pé direito o campeonato de 2007 , fazendo 100% nas primeiras rodadas, percentual que teria mantido se não fosse a absurda arbitragem de Leonardo Gaciba contra o São Paulo e o erro individual de Daniel Marques que "acendeu" um jogo dominado pelo Paraná na casa do adversário Náutico na última rodada.


O time de Pintado vem há tempos flertando com a vitória. Tal postura é louvável e importantíssima num campeonato por pontos corridos, no entanto, a observação dos diferentes "momentos" de cada jogo se faz fundamental para que tal a atenção a tal máxima tenha êxito.


O Paraná irá entrar em campo da mesma forma como foi escalado em Recife na semana passada; com três atacantes sendo que Vina Pacheco e Vandinho têm o compromisso de voltar para auxiliar Beto e Adriano na proteção à zaga.


O time de Curitiba conta com o Josiel, o artilheiro do certame com sete gols, tem o melhor ataque do torneio mas uma das defesas mais vazadas; no entanto, é leviano afirmar que o Paraná não tenha uma defesa eficaz uma vez que os gols sofridos se deram em circunstâncias especialíssimas. Vejamos: contra o Grêmio o Paraná não levou gols; sofreu um contra o Juventude (em jogo que venceu) e um (de pênalti inexistente) na derrota frente o Gaciba, digo, São Paulo. Contra o Cruzeiro o tricolor sofreu três gols, sendo com em desvantagem numérica e frente o Náutico, quatro, sendo que um de pênalti e os demais pela não atenção dos avantes quanto ao "cerco" nas saídas de bola adversárias e um de pênalti. Nada que não possa ser facilmente corrigido, principalmente com a adoção de um maior equilíbrio, talvez com a entrada de Éwerton na meia cancha no lugar de Vina Pacheco, opção que Pintado certamente não tarde a efetivar mesmo em caso de precoce gol paranista.


Mesmo com tais considerações, Pintado parece seguir ousando... seu time entrará da mesma forma como foi escalado em Recife à exceção do retorno de Flávio no gol no lugar de Marcos Leandro, fato que em muito ajuda o Paraná não apenas pela qualidade do titular absoluto mas pela função de liderança que o mesmo em campo exerce.


De um lado um mandante que prioriza a defesa, que vem invicto e que terá casa cheia em face da promoção de troca de ingressos por produtos de determinada empresa; do outro, um time emergente nacionalmente que mesmo fora de casa vem atuando buscando a vitória. Nem o histórico recente, amplamente favorável ao Corinthians parece servir como parâmetro de referência, afinal, os últimos confrontos de mando do Paraná Clube nesse "duelo particular" se deram fora de Curitiba.


Quanto questionado pelo cronista curitibano Irapitan Costa sobre esse histórico, o comandante tricolor foi muito feliz ao dizer que ele nunca enfrentou o Corinthians como técnico e logo, não tem referencial sobre o tema. Tal assertiva de Luiz Carlos Preto, o Pintado, demonstra que o Paraná hoje não teme nenhuma agremiação nacional, dentro ou fora de seus domínios e vai em busca de vôos maiores nesta competição.


Embora não me seja "taticamente simpática" a escalação indicada como provável por pintado (com Flávio; Daniel Marques, Neguette e Luíz Henrique; Parral, Beto, Adriano e Márcio Careca; Vina Pacheco, Vandinho e Josiel), pela lacuna deixada na transição entre ataque e defesa, limitando-se aos contra-ataques, entendo que a mesma pode funcionar até porque o mandante perdeu alguns jogadores para as "seleções de base", ainda está em formação e o visitante mescla jogadores que vêm atuando juntos desde o início do ano. Fica a observação de que Pintado, caso sinta que seu meio não tem a "força" imaginada, deva imediatamente recompor esse setor sacando um avante e colocando Éwerton, mesmo que seja na primeira etapa.


São várias as nuances que envolvem o embate de logo mais entre Corinthians e Paraná Clube, jogo que vale a vice-liderança do Brasileirão, no qual o único e verdadeiro tricolor de Curitiba pode obter pontos importantíssimos para sua maior meta, o título nacional.

Flamengo x Internacional

Flamengo e Internacional se enfrentam neste Sábado, às 18:10, no Maracanã, pela 6ª rodada do Brasileirão.

Eu, como bom torcedor do Mengão, espero uma... derrota!

Explico: Como é que eu vou esperar uma vitória para esse jogo, onde o provável meio-campo do Mengão será formado por Jaílton, Léo Medeiros, Toró e Léo Lima?
A defesa, com 13 gols sofridos, é a mais vazada do Campeonato, junto com o Cruzeiro. O ataque, com 9 gols, é o 6º mais positivo.
Renato Augusto foi pra Seleção sub-20. Renato está lesionado. Souza e Thiago, suspensos. Claiton foi(muito bem) sacado. Paulinho é dúvida e não deve jogar.
E o Inter vem embalado!
Minha esperança reside nas ausências de Pato, Fernandão e Christian no time Colorado. Mossoró e Iarley formarão o também duvidoso ataque. Enquanto o Fla contará com Paulo Sérgio e Leonardo. Confio nessa dupla, mas o conjunto do Inter parece mais acertado. Espero errar, mas pra mim, dá Inter!
O jogo será arbitrado por Heber Roberto Lopes (Fifa-PR), tendo como auxiliares Aparecido Santana (PR) e José Amilton Pontarolo (PR).

Flamengo: Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Toró(Paulinho), Léo Medeiros e Léo Lima. Paulo Sérgio e Leonardo. T: Ney Franco.

Internacional: Clemer; Ceará, Índio, Sidnei e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Mnteiro, Alex e Pinga; Mossoró e Iarley. T: Alexandre Gallo.