sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Considerações sobre a rodada

A duas rodadas do returno e ainda sem saber se as agremiações nacionais seguirão perdendo jogadores face à "janela FIFA", ocorrerão os seguintes jogos pela 17ª rodada:

Sábado, 04 de agosto

18h10 - Sport x Atlético-PR na Ilha do Retiro em Recife: O 14º colocado receberá o 15º em partida importantíssima para ambas agremiações, afinal, buscam distanciar-se da "zona da degola" e seguir na luta por uma melhor colocação que poderá, inclusive, render vaga a alguma competição continental. Nenhuma das equipes, que coincidem em ter grande variação dos onze iniciais, ainda convenceu seus torcedores. O fator casa pode ser determinante.

18h10 - Corinthians x Goiás no Morumbi em São Paulo: O 14º colocado enfrentará em casa o atual 4º na tabela, com 26 pontos. O time paulistano segue buscando encontrar um padrão de jogo. Carpegiani tem demonstrado uma qualidade não retribuída por seu elenco, que tem como objetivo, apenas seguir na divisão principal do brasileirão. Pouco para um time com tal tradição. Do outro lado Bonamigo sabe que seu time depende exclusivamente de Paulo Baier, um veterano que, quando não está bem, compromete a apresentação de sua agremiação. Apesar de afastados na tabela, as equipes tecnicamente não são tão distintas. O fator casa poderá auxiliar.

18h10 - América-RN x Náutico-PE no Machadão em Natal: Em jogo dos desesperados, o lanterna com 10 pontos recebe o 18º colocado com 14 pontos. O empate será nefasto para ambas equipes. Jogo igual; o fator casa, mesmo com grande presença do mandante, não será um diferencial, afinal, o América em casa tem acumulado derrotas.


Domingo, 05 de agosto

16h - Juventude x Atlético-MG no Alfredo Jaconi em Caxias Do Sul: O hoje rebaixado time gaúcho receberá o time de Leão, que tem 22 pontos e buscará vencer visando sair de incômoda posição. Por ter um jogo a menos, a agremiação sulista visa acumular todos os pontos possíveis para, quem sabe, conseguir uma vaga à Sul-americana de 2008. O time mineiro, apesar do "glitter" inicial causado pelo novo técnico, ainda não convenceu. Leve vantagem do mandante, pelo seu histórico no Jaconi.

16h - Santos x Flamengo na Vila Belmiro em Santos: O time de Wanderlei, apesar da melhora, segue não empolgando face as limitações de seu elenco. Do lado carioca, Joel Santana já comprovou que é apenas um motivador e precisará, urgentemente, dar ao Flamengo um padrão de jogo; missão difícil com o atual elenco. Apesar da diferença de pontro entre ambas equipes, vejo uma partida equilibrada.

16h - Cruzeiro x Internacional no Mineirão em Belo Horizonte: o 6º e o 7º colocados, ambos com 23 pontos, emfrentam-se num duelo de afirmação. Estas equipes tem elementos similares, seus treinadores são dioturnamente questionados e não apresentam um "time-base"; fatos que preocupam seus apaixonados torcedores. Igualdade de forças.

16h - Fluminense x Palmeiras no Maracanã, Rio De Janeiro: Embora o time do Parque Antarctica esteja em 8º na classificação, está a apenas um ponto na frente do Flu, que ocupa a 12º posição. Igualdade de forças em elencos questionados sem um time-base e treinadores questionados por suas torcidas.

18h10 - Paraná Clube x Botafogo no Durival de Britto e Silva em Curitiba: O tricolor do sul, décimo colocado com 22 pontos, e que conta com o artilheiro do certame (que poderá, inclusive, despedir-se nesse jogo), enfrentará o líder, com 31 pontos), buscando aproveitar a "promoção de ingressos" de uma multinacional para, com sua torcida, voltar a subir na equilibrada tabela. O time carioca viajou com força máxima. O fator casa há tempos não auxilia o mandante, assim como Gilson Kleina, o treinador que obteve o pior índice de aproveitamento de pontos na história paranista em sua primeira passagem em 2004 (com 20,8% de aproveitamento), agora com (25%).

18h10 - Vasco x Figueirense em São Januário, Rio De Janeiro: O terceiro colocado, com 26 pontos, receberá o 11º, que está a apenas quatro pontos atrás. O time carioca está bem arrumado por Roth e, apesar de alguns tropeços, parece estar se encontrando. O time de Mário Sérgio "38" Pontes de Paiva é nada mais que "arrumado", mas tem força e qualidade tática. O fator casa aqui poderá ser um diferencial.

18h10 - Grêmio x São Paulo no Olímpico Monumental em Porto Alegre: O quinto colocado com 25 pontos receberá o vice-líder com 31 e buscará não apenas reduzir a vantagem entre ambos, como também sacar pontos de um concorrente direto. Ambas equipes estão na parte de cima por terem elencos pouco superiores aos demais do certame, nada de extraordinários, no entanto, com atletas que podem ter algum lampejo do que seja futebol. O fator casa pode ser determinante até porque o visitante faz poucos gols.


Algumas considerações são pertinentes a várias das agremiações; tal fato decorre da proximidade técnica e tática entre as equipes, o que seria algo interessante se esse equilíbrio se desse um patamar qualitativo elevado, impossível com os atletas em atividade hoje no país; prova disso é a diferença de apenas cinco pontos entre o terceiro e o décimo-quarto colocado. Triste realidade...