sexta-feira, 11 de maio de 2007

Pré-Visões - Parte IV

Dando continuidade à minha prévia dos times para a Série A, é a vez de Juventude, Náutico, Palmeiras e Paraná

**************************************************

O Juventude busca em 2007 fazer novamente um bom papel no Brasileirão.
O time, vice-campeão Gaúcho, é comandado por Ivo Wortmann e conta com o experiente goleiro André e o atacante Alex Alves.
Às vésperas da estréia foram anunciados 7 reforços, entre eles o zagueiro Leonardo Silva, ex-Palmeiras.
A intenção do Ju parece clara: Escapar do rebaixamento e tentar uma vaga na Sulamericana.

Chances de acabar...

Campeão: Insignificantes
Com vaga na Libertadores: Insignificantes
Ao menos com vaga na Sulamericana: Razoáveis
Rebaixado: Razoáveis

**************************************************


De volta à Série A após 13 anos, o Náutico não quer sair dela tão cedo.
Para isso, a diretoria Timbu está indo atrás de bons reforços para o Brasileirão. Entre os já acertados estão o zagueiro Marquinhos, ex-Corinthians e o atacante Fábio Saci, que foi artilheiro do Campeonato Baiano atuando pelo Bahia.
No elenco, o ídolo Kuki de 36 anos e o goleiro Gléguer se destacam. Quem comanda a equipe é PC Gusmão.
Ao que parece o Náutico vem para tentar se segurar na Série A, e quem sabe buscar uma vaga na Sulamericana.

Chances de acabar...

Campeão: Insignificantes
Com vaga na Libertadores: Insignificantes
Ao menos com vaga na Sulamericana: Razoáveis
Rebaixado: Razoáveis

**************************************************


Tranqüilidade no Parque Antártica. Faz tempo que o Palmeiras não começa assim um Brasileirão.
Não que o time seja uma maravilha. Muito pelo contrário. Há várias carências no elenco, em todas posições. Mas o grupo é unido. Caio Júnior faz um trabalho sério no comando técnico e Edmundo e Valdívia tentam fazer a diferença em campo, ajudados pela excelente dupla de goleiros: Marcos e Diego Cavalieri.
O Verdão deve fazer uma campanha razoável. Para aspirações mais altas, precisa de reforços.

Chances de acabar...

Campeão: Muito Pequenas
Com vaga na Libertadores: Pequenas
Ao menos com vaga na Sulamericana: Muito Grandes
Rebaixado: Muito Pequenas

**************************************************

Após ter feito um ótimo Nacional em 2006, onde acabou na 5ª colocação e conseguiu uma vaga para a Libertadores, o Paraná entra no Brasileirão 2007 buscando repetir a dose.
Comandados por Zetti, os Paranistas tem como principal figura do elenco o meia Dinélson, ex-Corinthians.
O time é razoável, não deve encontrar problemas para se manter na Série A, mas precisa de reforços para fazer boa campanha.

Chances de acabar...

Campeão: Insignificantes
Com vaga na Libertadores: Pequenas
Ao menos com vaga na Sulamericana: Muito Grandes
Rebaixado: Pequenas

DIRETORIA DO ATLÉTICO TENTOU ATÉ LUXEMBURGO

Sem técnico desde segunda-feira, quando Levir Culpi anunciou sua saída para o futebol japonês, o Atlético está à procura de um novo comandante para a equipe. Com a negativa de Geninho, que chegou a acertar financeiramente, mas depois descartou o convite, a diretoria do Galo tentou trazer Vanderlei Luxemburgo, treinador do Santos, que na quinta-feira avançou às quartas-de-final da Copa Libertadores. Luxemburgo agradeceu o convite, mas também recusou.
“Temos algumas opções. Não temos nada definido ainda. Hoje (sexta-feira) a imprensa noticiou o interesse no Vanderlei Luxemburgo. Realmente, nós fizemos uma proposta ao Luxemburgo, mas ele mandou nos dizer que neste momento não pode largar o Santos”, disse o presidente Ziza Valadares.
Segundo o dirigente, Vanderlei Luxemburgo deixou em aberto a possibilidade de assumir o Atlético no futuro: “Ele disse que tem muita vontade de dirigir o Atlético. Estamos ansiosos para que isso aconteça um dia”, disse Ziza Valadares.
Enquanto o Atlético não define o nome do novo treinador, alguns nomes são especulados. A diretoria alvinegra não dá pistas. Segundo Ziza, o prazo para acertar com um técnico será “o menor possível em que eu consiga achar um treinador que esteja à altura do Atlético”.
Ziza desmentiu ter procurado Ivo Wortmann, do Juventude, Valdir Espinosa, que está no Cerro Porteño, e Emerson Leão, desempregado. Já quanto a Péricles Chamusca, atualmente no Oita Trinita, do Japão, ele admitiu uma consulta: “Ele foi sondado, mas ele tem um contrato no Japão com uma multa de US$ 2 milhões de dólares, que inviabiliza qualquer negociação”.
Carta na manga
No começo desta semana, quando ainda negociava com Geninho, Ziza Valadares revelou a existência de um ‘plano B’, em caso de não fechar com o ex-técnico do Goiás. Questionando sobre o uso dessa “carta na manga”, uma vez que Geninho recusou, Ziza preferiu levar na brincadeira: “Continua na manga. É que eu botei uma blusa mais cumprida e está mais difícil de tirar”.


fonte: Portal UAI

A diretoria do GALO parece que não está levando a sério a contratação do novo treinador. Esperar 3 dias pelo Geninho, tentar tirar o Luxemburgo do Santos e buscar o Chamusca no Japão, sinceramente, mais parece vontade de dar matéria para a imprensa do que realmente buscar o melhor para o GALO.
Depois de amanhã lá vamos nós estrear no Brasileirão sem qualquer definição. Enquanto isso, a imprensa continua deitando e rolando nas especulações. Com o Cerezo dando sopa em BH, já começo a achar melhor que ele assuma logo o time, apesar de o jornal Lance! dar como descartados os nomes dele e de Ivo Wortmann.
Certo mesmo para domingo é a permanência do ex-auxiliar técnico de Levir Culpi, o Tico, no comando do time.

Botafogo Rumo ao Título!

Essa semana que se passou foi meio complicada para o Botafogo. Perdemos o título carioca para o Flamengo mesmo jogando melhor, com direito a marcação de impedimento no gol que seria o do título do nosso Fogão no último minuto.

Mas mesmo assim estou satisfeito. Todos no Rio sabem que o Botafogo é o melhor e jogou melhor a final. Se não é o título, é um ótimo consolo.

Mas nessa quinta-feira, pela Copa do Brasil, não jogamos bem. O time mostrou que falta banco de reserva. As ausências de Zé Roberto no meio e do capitão Juninho na zaga se mostraram bastantes sentidas pela equipe, e por pouco não fomos eliminados. Acabamos o primeiro tempo perdendo, e conseguimos a virada por 2x1 com 2 gols seguidos, em 2 bobeiras do Atlético-MG.

No final do jogo, sofremos uma pressão enorme e graças a um pênalti não marcado contra nós, conseguimos nos classificar. (Já estava na hora de errarem para o nosso lado!).
Nesse domingo, no início do Brasileirão, já temos uma pedreira: O Inter lá em POA. Mas espero que o maior conjunto do Botafogo prevalece ante o Internacional ainda em formação de Gallo.

E no geral, fico feliz em ter o Botafogo como favorito ao título, coisa que desde 1.992 não ouço falar. Mas mesmo que não sejamos campeão brasileiro, essa temporada será coroada se conseguirmos uma vaga na Libertadores, seja através do Brasileirão, seja sendo campeão da Copa do Brasil.

E vamos que vamos que sábado começa!

Bolão e Cartola!

Aos interessados em participar do Bolão do Brasileirão e da liga no Cartola FC, sugiro que entrem logo. Afinal, a Série A começa amanhã e quem entrar com atraso ficará em desvantagem depois.

E A SÉRIE B COMEÇA HOJE À NOITE







Enfim começa hoje o acirrado Campeonato Brasileiro da Série B. Três jogos abrem a primeira rodada nesta sexta-feira. Todos os jogos serão realizados às 20h30. Confira abaixo os jogos desta sexta:


Fortaleza x Portuguesa (Castelão, Fortaleza/CE)

Ponte Preta x Gama (Moisés Lucarelli, Campinas/SP)

Barueri x Remo (Palestra Itália, São Paulo/SP)


No sábado haverá mais sete jogos completando a Rodada Inaugural da Segunda Divisão Brasileira. Confira abaixo os jogos deste sabadão:


Brasiliense x Marília (Boca do Jacaré, Brasília-DF)


Coritiba x Paulista (Couto Pereira, Curitiba-PR)


Vitória x Avaí (Barradão, Salvador-BA)


Ipatinga x Santa Cruza (Ipatingão)


Criciúma x São Caetano (Heriberto Hulse, Criciúma-SC)


Santo André x CRB (Bruno José Daniel, Santo André-SP)


Ituano x Ceará (Novelli Jr, Itu-SP)


______________________

MEUS PALPITES PARA OS JOGOS DE HOJE:


20h30 - Fortaleza 2x0 Portuguesa (Castelão, Fortaleza/CE)

20h30 - Ponte Preta 2x0 Gama (Moisés Lucarelli, Campinas/SP)

20h30 - Barueri 1x0 Remo (Palestra Itália, São Paulo/SP)


Será que eu sou "O Profeta" também? E para vocês, quem vence hoje? e amanhã?

Pré-Visões - Parte III

Seguindo com a minha prévia dos times para a Série A, posto agora a 3ª parte, analisando Fluminense, Goiás, Grêmio e Inter

**************************************************

O Fluminense vem pro Brasileirão apostando na competência de Renato Gaúcho. O time conta sim com algumas boas peças, mas que só estão se encaixando bem agora, com o novo treinador.
Algumas contratações e tranqüilidade pro Renato trabalhar. Se ele conseguiu fazer "aquele time" do Vasco em 2006 quase ir pra Libertadores, a torcida certamente sonha com o mesmo pro Fluminense nesse ano.
De destaque no time o bom zagueiro Thiago Silva. Carlos Alberto e a dupla ex-Figueira: Cícero-Soares podem se destacar, é o que se espera no Flu.

Chances de acabar...

Campeão: Muito Pequenas
Com vaga na Libertadores: Pequenas
Ao menos com vaga na Sulamericana: Grandes
Rebaixado: Pequenas

**************************************************


O Goiás, acostumado com boas campanhas no Nacional, precisa se recuperar da perda do título estadual para fazer o mesmo em 2007.
O técnico Geninho não comanda mais a equipe, sendo subsituído por Paulo Bonamigo, que acabou de ser anunciado pela diretoria Esmeraldina.
Para esse Brasileirão, o time está buscando reforços, que se juntarão às estrelas Petkovic e Paulo Baier, e outras boas peças, como: Harlei, Welliton, Vítor e Fabrício Carvalho.
A "Era Bonamigo" está começando no Goiás, e a torcida espera que ela seja longa e vencedora.


Chances de acabar...

Campeão: Muito Pequenas
Com vaga na Libertadores: Pequenas
Ao menos com vaga na Sulamericana: Muito Grandes
Rebaixado: Muito Pequenas

**************************************************


O Grêmio entra nesse Brasileirão como um dos grandes favoritos ao título.
Mano Menezes tem muita qualidade, e em suas mãos um grupo fechado, unido, forte, raçudo. Muito disso graças ao próprio Mano.
O Imortal fez um excelente Campeonato Gaúcho e segue firme na Libertadores, o que pode até atrapalhar nesse início de Brasileiro.
O maior ídolo, Lucas, foi negociado com o Liverpool e só ficará na equipe gaúcha por mais algumas semanas. Problema? Creio que não. Verba para a diretoria qualificar ainda mais o elenco.
11 anos depois o Grêmio vem, definitivamente, brigar por mais um título do Brasileirão.

Chances de acabar...

Campeão: Muito Grandes
Com vaga na Libertadores: Enormes
Ao menos com vaga na Sulamericana: Enormes
Rebaixado: Insignificantes

**************************************************

O atual Campeão do Mundo quer esquecer esse início de ano, onde foi eliminado na 1ª fase do Gauchão e da Libertadores, e vir com tudo para o Brasileirão. Vice em 2005 e 2006, o Internacional contratou o treinador Alexandre Gallo e também alguns reforços, que devem continuar chegando.
A torcida colorada está muito confiante. Renan finalmente assumiu a titularidade no gol. No ataque, continuam Fernandão, Pato, Iarley e Christian. O elenco carece agora de mais jogadores de meio-campo, e alguns de defesa.
O Inter é outro grande candidato ao título.

Chances de acabar...

Campeão: Grandes
Com vaga na Libertadores: Muito Grandes
Ao menos com vaga na Sulamericana: Enormes
Rebaixado: Insignificantes

Felipe estréia pelo Corinthians

Notícia
Revelado pelo Vitória da Bahia em 2005 - ano em que o clube foi rebaixado para a Série B -, Felipe quase abandonou o futebol depois de desentendimento com Paulo Carneiro, ex-presidente da agremiação baiana. Apesar dos contratempos, o goleiro continuou a jogar futebol profissional e tranferiu-se para o Bragantino.

Destaque no Paulistão, Felipe assinou com o Corinthians e, de acordo com entrevista ao UOL Esporte, espera recomeçar sua carreira no Timão. O goleiro deve ser titular na estréia do clube paulista, neste domingo, contra o Juventude em São Paulo.

Opinião
Dentre todos os problemas com o Corinthians Paulista, a questão do goleiro parece ser a pior. Quando Dida largou o time em 2002, passaram pela equipe Dôni, que se segurou até 2003 - mas nunca foi unanimidade. Dôni era um bom goleiro, mas ninguém reconhecia, nem a própria mídia. Hoje é fácil falar que Dôni vai bem porque está caminhando com a Roma.

Falava-se em Júlio César, atual goleiro da Internazionale. Mas foi Fábio Costa chegou para substituir. Está mais para um pitbull que para um goleiro - além de, mesmo sendo bom goleiro, falhando sempre em momentos capitais. Ainda assim, passou dois anos no clube e foi o goleiro do título brasileiro de 2005.

Era melhor ter ficado com Fábio Costa. O clube/MSI não renovaram. Resultado? Em 2006 tentaram investir no prata-da-casa Marcelo e no chileno Johnny "Superboy" Herrara. Nenhum dos dois resolvia e, no desespero de jogar a Libertadores, o Corinthians tirou Sílvio Luiz do sossego no São Caetano. Deu errado - também. Voltaram a acreditar em Marcelo, com jornalistas até o chamando de novo Ronaldo - o goleiro roqueiro de sucesso no Corinthians nos anos 90.

Se não deu certo da primeira vez, não é da segunda que vai dar. Marcelo não funcionou. Veio Jean da Ponte Preta. Deu certo? Na situação atual do Corinthians, nem Iker Casillas ou Gianluigi Buffon daria certo. Quanto mais o Jean...

Agora, vem Felipe.

No final das contas, o melhor seria o Corinthians ter ficado apenas com Marcelo desde a saída de Fábio Costa e acreditado no desenvolvimento do goleiro. Gastaria menos dinheiro. Não adianta procurar um camisa 1 quando o problema do Corinthians está fora do campo.

Furacão estréia em Floripa






O Atlético Paranaense estréia no Brasileirão neste sábado contra a equipe do Figueirense, na belíssima ilha de Florianópolis.

Eliminado da Copa do Brasil após perder para o Fluminense na Kyocera Arena na última quarta-feira, o Furacão deverá concentrar suas forças para, em primeiro lugar, recuperar o prestígio com seus torcedores, depois, resgatar o prestígio nacional e quem sabe, buscar uma vaga para Copa Toyota Libertadores.

O retrospecto contra a equipe catarinense não é dos melhores, já que até agora foram disputadas 12 partidas entre as duas equipes, com 6 empates e 6 derrotas. Por isso a tarefa será das mais difíceis para os jogadores comandados pelo técnico Vadão, que tem seu cargo ameaçado após o fracasso no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil.
O atacante Denis Marques, que ainda sente contusão nas costas é dúvida para esta partida, e a provável equipe atleticana que entrará em campo deve ser: Guilherme, Jancarlos, Danilo, Marcão e Nei, Erandir, Alan Bahia, Evandro, Ferreira, Netinho (Pedro Oldoni) e Alex Mineiro.

AO BRASIL. paraná x GRÊMIO

Brasil! Trema de medo!!
O GRÊMIO está aí para acabar com as ilusões de clubes sem alma que só querem saber de contratações caras mas sem caráter!
O campeonato Brasileiro, geralmente uma competição sem graça, ainda mais com essa história de pontos corridos, será esse ano palco dos massacres do TRICOLOR sobre os infiéis. Alguém em sã consciência duvida?
Não haverá espaço para choradeiras e explicações. Podem pedir ajuda aos céus, as redes de TV, aos comentaristas viciados e vendidos. Façam o que quiserem, ao diabos com vocês e suas pretensões. Pagarão pela ousadia de enfrentar o GRÊMIO!!!
A IMORTALIDADE existe, o sobrenatural habita o OLÍMPICO e lá vocês cairão de joelhos implorando pela chance de lhes restar alguma dignidade. Não somos os queridinhos da Rede Globo, não temos simpatias da Band, queremos que a Record vá para o inferno, não temos apoio nem da nossa imprensa local e sinceramente AINDA BEM!! Somos os filhos rebeldes do Brasil, somos os maus, os inimigos, somos nós que vocês odeiam, somos nós que vocês queriam ser. Somos o GRÊMIO de Porto Alegre. Sim, somos o pesadelo dos fracos, dos sem moral.
A vocês que reverenciam o “futebol arte”, que acham que toque de bola e leveza é jogar bola um aviso: Aqui nós amamos a raça, a força e a determinação, então se vierem serão patrolados.
Nosso templo é um caldeirão, nossa torcida fanática e nosso time um máquina. A GERAL ensina vocês a torcer e o GRÊMIO vocês a jogar. É simples, se a amada Seleção jogasse com metade da raça TRICOLOR vencia a Copa do Mundo de barbada, mas, não, ela é um reflexo do sentimento e da alma do Brasil.
Somos o Grêmio e jamais nos matarão!!!!
FORÇA E HONRA
Anderson Kegler

Paraná x Grêmio

O Paraná Clube, após despedir-se de forma honrosa da sua primeira participação na maior copa continental, prepara-se para, neste domingo às 16hs00 na Vila Capanema, fazer sua estréia no Brasileirão de 2007 frente o Grêmio de Porto Alegre, atual campeão gaúcho.

Zetti assumiu o tricolor paranaense ao final de janeiro e com ele foi vice-campeão estadual. Fez, o comandante paranista, no torneio doméstico, uma série de experiências para encontrar a melhor forma de seu elenco jogar, no entanto, a saída de alguns jogadores importantes por lesão, venda ou liberação, demonstrou que a opção escolhida não mais se adequasse às "peças" remanescentes.

O Paraná, que adota o "4-4-2" há algum tempo, após o "jogo de volta" na Copa Libertadores (frente o Libertad no Paraguai), parece ter realmente percebido que o esquema com três zagueiros atrás é o que melhor se adapta às características individuais dos atletas que integram seu elenco.

Quando Zetti sacou o lateral-esquerdo Egídio, adotando uma nova postura tática durante o jogo citado (tendo colocando João Paulo, quem passou a atuar como um zagueiro esquerdo bem "aberto", indo o Daniel Marques a atuar de forma similar pelo lado direito e ficando Toninho não como um típico "homem de sobra", mas como efetivo zagueiro central), permitiu desse modo que Beto e Xaves (que não vinham atuando satisfatoriamente, principalmente no quesito"cobertura") ficassem mais livres, passando o Vina Pacheco a atuar mais pela esquerda e mais avançado; atribuindo à Joélson (sempre uma incógnita) e Dinélson (que já foi tido como craque e hoje é contestado) a responsabilidade de encontrar o isolado Josiel, que não se confirma como o goleador que todos imaginavam ser.

Lima passou a ser, pelo demonstrado no aludido confronto, opção para entrar no time no lugar de Dinélson, quem não vem bem atuando desde a saída de Henrique (por dispensa) do time.

Não se sabe, no entanto, se Zetti realmente adotará o esquema com três zagueiros ou seguirá com o "4-4-2" com o qual vinha atuando. Tal escolha será determinante para que possamos definir a tônica do jogo.

Caso o Paraná "entre" como vinha jogando, o "ponto chave" do embate poderá ser o setor em que Patrício (do Grêmio) encontre Egídio. Ambos são mais alas que laterais e, por força de seus comandantes, vêm atuando como tais, com a incumbência de também defender; o que realmente, têm dificuldades em fazer. Entendo que o sistema de cobertura dos laterais hoje, no Grêmio é um pouco mais eficiente; no entanto, caso o Paraná entre como acabou o jogo pela Libertadores, haverá um maior congestionamento no meio e uma cobertura mais forte por parte de ambos os times. Aliás, Mano Menezes, se não se destaca pela capacidade tática, mas, como tem um bom elenco na mão e um elenco "forte" e experiente, pode ir longe em ambas competições.

Seja como for, independente da formação tática adotada, o Paraná carece de presença de área, de um "matador" eficiente; Jeff, que tem tais características no elenco, não vem jogando e ainda está "cru" para desempenhar satisfatoriamente tal função.

Há também a possibilidade, já anunciada por alguns veículos de comunicação, de que o Grêmio (face à classificação às quartas-de-finais da Libertadores) entre em Curitiba com um time misto ou inteiramente reserva; o que poderá ser de grande utilidade ao Paraná, visto que, em campeonato de pontos corridos, quanto menos forem perdidos, melhor... e um início com vitória pode devolver a alegria e a confiança não só do elenco paranista mas também de sua torcida.

O grêmio pode ser anulado caso Zetti efetive os três defensores e que oriente aos volantes, com o auxílio de um dos meias, a "zonear" e fazer o "cerco" na intermediária defensiva, contendo os avanços de Lúcio e Patrício e ainda "segurar" sobras e avanços de Tcheco e Diego Souza de modo a não dar aos mesmos a liberdade que, por exemplo o São Paulo pérmitiu no confronto desta semana.

O Paraná, repito, caso atue sempre como atuou no segundo tempo do jogo contra o Libertad, poderá ter sim, uma belíssima campanha no Brasileirão de 2007, e sua meta deverá ser, para dirigentes, comissão técnica e elenco, no mínimo, a de uma nova classificação à Libertadores.

O Jogo de domingo entre os "tricolores do sul" tem tudo para empolgar e por hora, qualquer previsão será leviana. Apenas quando as variáveis acima (e muitas não abordadas) forem definidas e a bola começar a rolar na Vila Capanema é que poderemos efetivamente ter uma noção de como o mesmo ocorrerá.