terça-feira, 24 de julho de 2007

Líder, Líder, Líder!

Dizem que o Botafogo está passando uma crise.

Dizem que o Botafogo está começando a cair.

Dizem que o Botafogo não é mais o mesmo.

Pois para quem diz isso, respondo com fatos.

Sim, fizemos 1 ponto nos 2 últimos jogos. Mas jogamos fora de casa contra 2 adversários que fazem valer o mando de campo.

Sim, não jogamos tão bem nas últimas partidas. Mas estivemos seriamente desfalcados. Nessa última partida, por exemplo, estivemos sem o nosso melhor zagueiro, o nosso melhor meia e o nosso melhor atacante. E ainda sim, conseguimos arrancar um empate contra a equipe do Sport, que está em grande ascensão.

Sim, a distância diminuiu. Mas isso ocorreu porque tivemos um jogo a menos semana passada. Mas mesmo assim, estamos 3 pontos na frente e 1 jogo a menos que o 2º colocado.

Portanto eu vos digo: se essa é a crise que o Botafogo está passando, eu já começo a comemorar.

Pois o título desse ano é nosso!

Rodadas paranistas

13ª Rodada:

Paraná Clube 1 x 0 Palmeiras

Na estréia de Gilson Kleina, sob chuva, o paranista, que esperava (em face do pífio aproveitamento de seu treinador na passagem anterior - 20,8%), mais um deslize em casa, ficou feliz por ter, o jogo contra o Palmeiras, um jogo de "pé esquerdo"; afinal, com ele, Márcio Careca desferiu um belíssimo chute em falta cobrada próximo a área alvi-verde, o qual teve endereço certo, o canto superior esquerdo de Diego Cavalieri.
O mandante reabilitou-se em casa com vitória pelo placar mínimo e assim, foi à terceira posição, voltando ao G-4.
O jogo começou nervoso, com ambos times se estudando e fazendo uma pesada marcação na meia-cancha, não dando a defesa visitante, espaços para Josiel, o artilheiro do brasileirão.
Após um início truncado, o mandante demonstrou mais ímpeto e passou a controlar as ações. Dessa forma, aproximando-se mais da área que o rival, o Paraná teve algumas faltas a seu favor. Numa dessas, como dissemos, Márcio Careca, que vinha sendo questionado, abriu o placar.
O gol mexeu com os ânimos de ambas equipes que seguiram, de forma franca, buscando o gol adversário, no entanto, essa característica restringiu-se apenas ao ímpeto de marcar gols, já que, dentro do campo, o Palmeiras abusou das faltas.
Dessa forma, com o Paraná atacando de forma mais inteligente, acabou o primeiro tempo.
Veio a segunda etapa e, já no início, Dininho entrou criminosamente no garoto Éverton, tendo sido expulso corretamente.
Após esse lance a tônica do jogo mudou no que tange à forma de cada equipe atuar e, a superioridade numérica paranista não foi sentida.
Com Edmundo já em campo o Palmeiras tentou, de forma estéril, colocar a bola mais no chão enquanto o mandante fechava-se atrás e partia em contra-ataques, tendo desperdiçado quatro claras oportunidades de gol.
Reclamações como de costume, do lado paranista houve o questionamento acerca de uma penalidade sobre Josiel não marcada e do lado do visitante, acerca de um gol supostamente mal anulado. O trio de arbitragem, no entanto, foi correto quando não apontou a penalidade e quando não validou o gol feito em impedimento.

Assim, o Palmeiras ficou um pouco para trás na classificação e o tricolor de Curitiba voltou ao G-4. Aos paulistanos ficou a certeza (para quem ainda duvidava) de que a "matriz" é mesmo a curitibana.

Ficha técnica:

PARANÁ CLUBE: Marcos Leandro; Neguette, Nem e Luiz Henrique; Alex (Léo Matos), Goiano, Beto, Éverton (Joélson) e Márcio Careca; Vandinho (Renan) e Josiel. Técnico: Gilson Kleina.

PALMEIRAS: Diego Cavalieri; Nen, Gustavo e Dininho; Wendel (Paulo Sérgio), Pierre, Martinez, Valdivia (Edmundo) e Leandro; Luiz Henrique e Rodrigão (Max). Técnico: Caio Júnior.

Local: Durival de Britto e Silva, em Curitiba (PR).
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF).
Auxiliares: Marrubson de Melo Freitas (DF) e César Augusto Vaz (DF).
Cartões amarelos: Neguette (PAR), Rodrigão (PAL), Márcio Careca (PAR), Joélson (PAR).
Cartão Vermelho: Dininho (PAL).


14ª Rodada:

Internacional x Paraná Clube

Nesta quarta-feira, com possibilidade de neve, o tricolor paranaense irá enfrentar a metade colorada do Rio Grande do Sul às 21h45.
O tricolor enfrentará problemas na zaga, afinal, Neguette levou o terceiro cartão amarelo e Daniel Marques segue sentindo uma lesão que já o sacou do jogo contra o Palmeiras.
Kleina ainda busca conhecer o elenco e terá o retorno de Vina Pacheco que cumpriu suspensão. Marcos Leandro atuou bem e poderá assumir a meta tricolor caso Flávio siga sentindo lesão na coxa. Outro que poderá sair do time é o lateral-direito Alex, também lesionado.
Visando dar sequência ao trabalho paranista, e por ter assimilado que os reiterados "testes" em nada ajudam o entrosamento, o novo comandante paranista buscará manter a base que vinha jogando e permitindo que o Paraná possa seguir firme na senda de mais uma classificação à mais importante copa continental em 2008, ou mais.
Por hora, ninguém virá para os lugares de Xaves e Gérson, que foram para o Atlético Mineiro a pedido de Zetti, que não mais dirige o time de Belo Horizonte, significando isso que Marquinhos e Valter Minhoca não serão contratados, conforme informado.

PARANÁ CLUBE: (provável escalação) Marcos Leandro; João Paulo (Toninho), Nem e Luiz Henrique; Léo Matos, Goiano, Beto, Vinícius Pacheco (Éverton) e Márcio Careca; Vandinho e Josiel. Técnico: Gilson Kleina.

Local:
Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), 21h45.