terça-feira, 20 de novembro de 2007

De olho na imprensa...


Olá Santistas, uma infeliz semana vai se passando, sem campeonato brasileiro, e apenas com a deprimente seleção brasileira. Ao mesmo tempo, alguns fatos vêm agitando o Santos estes dias, como o dossiê a respeito dos conselheiros efetivados irregularmente, e com o lançamento, hoje, dos candidatos oficiais da chapa Santos Eterno. Vejamos o que os blogueiros produziram de bom e de ruim nesse feriadão.

O re-estreante no portal, jornalista Alex Frutuoso, nos conta que caso Luxemburgo permaneça será com um contrato bem diferente do atual e a contragosto, devido à situação financeira do clube:"Se Luxemburgo quiser ficar vai ter de ganhar menos. Para entrar uma verba extra terá de alcançar resultados. Ou seja, o clube fará com ele a mesma coisa que ele fez com o meia Pedrinho, que recebe por produtividade. Além disso, Luxa teria o comando total do futebol do clube, podendo inclusive ganhar porcentagens em cima dos jogadores que ele revelasse.Portanto, pelo que parece, Luxemburgo só fica no Santos, e provavelmente muito a contra gosto, se não tiver uma proposta melhor."


Ao mesmo tempo, o blog questiona: Mano Menezes poderia substituí-lo? O próprio, ainda trás uma declaração de Pelé, pedindo maior preocupação das atuais direção e administração com a base:"Infelizmente o Santos este ano, com a vinda do Luxemburgo, e ele sabe disso, o Santos não teve muita sorte ou não deu muita atenção à base. Quase todos os 23 jogadores que o Luxemburgo trouxe foram todos jogadores de fora, já formados, então deram pouca atenção à base, Então, acho que é um erro. Acho que o Santos e todos os clubes devem trabalhar na base. Fica mais barato, você pega gente que já tem o coração no time, sabe, garotos que querem subir, e o Santos sempre deu certo assim, desde o tempo do Pagão, do Del Vecchio, do Pelé, do Doval, do Pepe, do Coutinho. Sempre foi assim, depois veio o Clodoaldo, o Negreiros, sempre foi assim. Nós tivemos a fase do Formiga, os meninos da Vila, foi tudo da base.

Então acho que o Santos tem que se preocupar com isso."O Walter nos traz uma matada genial, que é exatamente o que penso:"Por que é pior do que o Santos (a seleção)? Porque, quando toma o empate, o Santos mostra desespero. Na seleção, eu não vi nem isso."Ainda o Walter, citando uma música do Chico Buarque, questiona o que jogar em nossos jogadores. Bosta?E ainda tem mais uma:"Ah! Triste sina.Luxa virou Zé Mané.Pede o boné!"O Vitor Sion faz uma polêmica comparação entre Hugo Chaves e Marcelo Teixeira...E o Erato nos traz uma imagem que tem que ser guardada e mostrada para sempre, um agradecimento de Pelé a ele! Vale a pena conferir em seu movimentado blog.Saindo do portal, a Coluna do Corrêa fala sobre a mais nova crise política santista, envolvendo conselheiros que teriam sido efetivados irregularmente:"O processo sucessório no Santos vai esquentando, enquanto o time corre atrás de uma vaga na Taça Libertadores. A chapa situacionista denominada "Rumo Certo" apresentará oficialmente os nomes dos candidatos no dia 27. O coordenador da chapa Vasco Vieira informou por meio de sua assessoria que "mais de 400 pessoas" estiveram presentes na reunião realizada na segunda-feira (12) na Chancelaria da Universidade Santa Cecília. Na ocasião, a chapa registrou 280 adesões.


Enquanto isso, está marcada para esta terça-feira (20) a reunião ordinária do Conselho do Santos. Até lá, o presidente Florival Barletta espera ter em mãos o parecer da Comissão dos Estatutos sobre um polêmico dossiê. Trata-se de um documento apontando 21 conselheiros em situação irregular que não poderiam votar na última eleição.

"Encaminhei essa documentação à Comissão dos Estatutos e escalei três funcionárias para fazer o levantamento do caso", disse Barletta. "Quero estar preparado na hipótese de alguém levantar o assunto em plenário". Ele negou que seria vetado o acesso da Imprensa à reunião de terça-feira, boato que circulou nos últimos dias. Com a colaboração do Urubulino, a coluna teve acesso à lista de conselheiros que não teriam o direito de votar.

São eles: Alberto Weberman, Almir de Almeida, Antônio Carlos Cintra, Antônio Carlos C. Corrêa, Ary Gonçalves Loureiro, Braz Antunes Mattos Neto, Bruno Prandato, Celso do Carmo Jatene, Danilo Alonso Maestre Filho, Edwin Tabosa Gropp, Farid Jorge Abdul-Hák, Fernando A. dos Santos Miranda, Haroldo Medeiros, José Miguel Cecchinato de Souza, Marcelo Martins Sion, Paulo Espósito Gomes, Paulo Ferreira, Pedro Victor L. Dardaque, Reynaldo A. P. Silva Azevedo, Vidal Sion Neto e Wanderley Gomes Bello. O colunista tentou ouvir o conselheiro Orlando Rollo, representante do grupo que apresentou a denúncia ao presidente do Conselho Deliberativo. Rollo se desculpou dizendo que esse não era momento ideal para dar entrevista.

No Rio, o grupo de oposição a Eurico Miranda liderado pelo ex-jogador Roberto Dinamite promoveu protestos em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contra a demora na realização de uma nova eleição no Vasco da Gama. O pleito de um ano atrás foi anulado pela Justiça devido a irregularidades na lista de votantes. Uma lista com 380 assinaturas pede celeridade no julgamento. Faltam duas rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, mas pelo visto a bola vai continuar a rolar fora do campo."E o Santos cada vez mais distante daquele Santos que sempre sonhamos...A coluna do Marcio Calves, no jornal A Tribuna, fala que até a Petrobrás foi envolvida em mega-projeto do Flamengo, que conta com Luxemburgo.

Ela também lembra, por exemplo, que nosso presidente nem estará presente no dia das eleições.No blog do PVC um pouco sobre as possibilidades de classificação para a libertadores:"São três vagas para quatro times. Porque não, o Santos não está garantido, levando em conta que pode ´perder para o Paraná - resultado improvável, mas possível - enquanto seus rivais vençam seus compromissos contra Inter, Sport e Atlético Paranaense.A vitória palmeirense sobre o Flu aumenta a importância também do confronto Flamengo x Ney Franco. O técnico do Fla na Libertadores de 2007 pode tirar o clube da disputa de 2008.

É mais uma das coisas improváveis.Provável mesmo é Santos e Fla vencerem na próxima rodada, Palmeiras e Cruzeiro empatarem e levarem para a última rodada a briga pela última vaga. Nesse caso, Palmeiras x Atlético Mineiro no Parque Antártica.O que será que o atleticano desejará?"O Mauro Beting pede justiça quanto às datas de jogos:"A TV merece ter a grade programação atendida com alguns jogos puxados para as quartas-feiras. Ela paga, ela pode. Mas todos os times que brigam para não cair precisam jogar na quarta-feira, em duas semanas.

Não só alguns. Não apenas os mais importantes, e os com mais ibope."O blog da galera, no SuperSantos.com, traz dois textos interessantes, um sobre a base e um sobre o penta santista:Clique aqui para ler o texto sobre o pentaLeia aqui o sobre a base

O Painel FC também traz algumas notas interessantes:"Em meio aos comentários de que Vanderlei Luxemburgo não ficará no Santos, dirigentes do clube espalham que já iniciaram um namoro com Leão, do Atlético-MG. Além de ouvir Luxemburgo, o ministro do Esporte falou recentemente com Pelé sobre o projeto que irá alterar a lei que leva o nome do Rei. Orlando Silva Jr. classifica o ex-atleta como conselheiro."Além disso, a nota conta que o Flamengo lançará TV virtual neste mês, com participação de atletas, de técnicos e dirigentes em programas exclusivos. Fechamos com o Blog do Torero, e seu texto sobre o "Marcelo Eterno": " 'Marcelo Eterno' Depois do glorioso movimento "Fica, Dualib", estou lançando outro libelo, o não menos vital:" 'Marcelo Eterno'. Sim, é isto mesmo que vocês estão pensando, meus caros três leitores.


O movimento "Marcelo Eterno" visa entronar para sempre o presidente do SANTOS F.C. Para que a hipocrisia da eleição? É só desperdício de papel num momento de tanta preocupação ecológica. Vamos logo estabelecer que o clube não é uma democracia, mas uma ditadura. Ou, se preferirem uma palavra mais amena, uma monarquia. O projeto "Marcelo Eterno" já está em andamento há muito tempo. Para começar, Marcelo Teixeira mudou os estatutos do clube para permitir a reeleição por tempo indefinido, exatamente com Chaves na Venezuela. E mais: mudou as regras da eleição para que os conselheiros sejam 100% da chapa vencedora. Ou seja, mesmo que a oposição tenha 40% dos votos, não terá direito a nenhum conselheiro.

Na prática, isso significa que acabou a oposição interna, coisa que nem a ditadura militar teve a coragem de fazer.

E não paramos por aí. A idéia agora é que possam concorrer apenas quem já tenha sido suas vezes conselheiro. E, como pelas novas regras os conselheiros são sempre da situação, está pronto o processo de eternização no poder. Meus amigos, conclamo-vos a acabar com este conceito ultrapassado de democracia, coisa de gregos de três mil anos atrás. Não percamos tempo com estas bobagens chamadas eleições. Chega de disputas! Marcelo Eterno!"


Acompanhe meu trabalho no santistaroxo.com.br