segunda-feira, 2 de julho de 2007

INTERNACIONAL 1 x 1 ATLÉTICO-MG


Inter e Atlético só empatam jogo no qual buscavam reação

Internacional e Atlético apenas empataram em 1 a 1, neste sábado, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no confronto no qual ambos precisavam do resultado positivo, pois vinham de derrotas nos clássicos regionais do final de semana anterior e sonhavam com a reação. A igualdade, que rendeu apenas um ponto para cada clube, foi pior para o time gaúcho, que soma oito em oito rodadas do Campeonato Brasileiro e assim segue próximo à zona de rebaixamento.
A equipe mineira, por sua vez, chega aos 12 pontos e pelo menos se mantém na faixa que leva à Copa Sul-Americana de 2008. O resultado alcançado pode não trazer grande satisfação a sua torcida, mas com certeza complica a situação do técnico colorado Alexandre Gallo, que só venceu duas vezes na competição e está sob pressão, ameaçado de perder o cargo.

A partida, devido ao retrospecto ruim do clube gaúcho neste 2007, não recebeu grande público no Beira-Rio, fato conseqüente, também, do clima frio que tomou conta da capital gaúcha neste final de semana. Menos de 20 mil pessoas assistiram a partida, na qual o Inter saiu atrás no placar e buscou a igualdade no segundo tempo. Na próxima quarta-feira, o Atlético jogará em casa, recebendo o Flamengo, boa oportunidade para ascender e passar a brigar de forma mais concreta por uma vaga na zona que garante vaga à sonhada Libertadores da América. Já o Inter, atual campeão do mundo, mas em crise na temporada, tem compromisso difícil na terça, quando enfrenta o São Paulo, no estádio do Morumbi. O adversário é o mesmo ao qual superou na decisão da Libertadores do ano passado.
Com um time totalmente desentrosado, que havia feito apenas um treinamento em conjunto, o Inter tentou assim mesmo pressionar no começo do confronto, mas sem nenhuma objetividade para conseguir a penetração e por conseqüência ameaçar a meta do goleiro Diego. Ao mesmo tempo em que se fechava com eficiência, o Atlético não conseguia armar o contra-ataque e o confronto, assim, se desenvolvia sem chances claras para lado algum, numa monotonia que impunha abatimento à torcida. Aos 25min o meia Roger, que estreava como titular do Inter, chegou a acertar um bonito chute no poste direito da meta inimiga, mas o lance acabou anulado pela arbitragem, por impedimento. Situação de fato ocorreu aos 29, para a equipe mineira, quando Éder Luis fez boa jogada pela direita e mandou a gol, lance em que o goleiro colorado Clemer quase foi encoberto pela bola e se atrapalhou todo até conseguir segurar com firmeza. A melhor chance dos donos da casa ocorreu aos 37, em chute forte do atacante Adriano, que obrigou Diego a um pulo que exigiu agilidade para fazer a defesa e mandar a escanteio. Mas dois minutos depois, aos 39, em contra-ataque no qual apareceu pela esquerda, Éder Luís bateu forte, chute rasteiro que acertou o canto esquerdo de Clemer, determinando o 1 a 0 para o Atlético. Ao final do primeiro tempo, descendo para o vestiário sob vaias da torcida, o técnico do Inter, Alexandre Gallo, não admitiu ineficiência e declarou que "o jogo está bom, mas o time precisa melhorar no segundo tempo". Ao mesmo tempo, no outro lado do campo, o volante Renan, que retornava à equipe mineira nesta partida, não escondia sua alegria: "Não podia ser melhor, mas temos de manter a pegada para garantir essa vitória importante".
O Inter, obrigado a correr atrás da reação voltou com Luciano Henrique no lugar de Welljngton Monteiro, com o que o time, teoricamente teria postura mais ofensiva. O chute do lateral-esquerdo Ramón, deslocado pela direita, aos 6min, obrigando Diego a defesa difícil de Diego para escanteio foi mostra de que o time gaúcho imporia mesmo o sufoco sobre o adversário. O empate acabou saindo aos 13min, em jogada pela esquerda, na qual Iarley invadiu a grande área e cruzou rasteiro para Adriano, que empurrou para a rede sem maior dificuldade. Tentando aproveitar o entusiasmo do time e da torcida, Gallo fez aos 16 as duas últimas trocas, colocando o volante Perdigão no lugar do meia Roger e Christian na vaga de Iarley, no ataque.
A pressão aumentou, sem muita objetividade e com o Inter sempre correndo riscos com a velocidade de Éder Luis nos contra-ataques. Risco maior a partir dos 30min, quando o zagueiro Índio, sentindo lesão muscular, pediu para ser substituído, mas como o técnico Gallo já fizera as três trocas possíveis, o atleta seguiu em campo, sem condições, praticamente deixando a equipe com um a menos.
Aos 32, diante do adversário fragilizado, Lima acertou o travessão, quase decretando nova vantagem para o Atlético. A partir de então pouco criaram as duas equipes e o jogo acabou no 1 a 1, que resultou em muitas vaias da torcida e um ponto que agradou pouco a ambos, mas satisfez um pouco mais ao visitante.

Inter: Clemer; Ceará, Índio, Marcão e Ramón; Edinho, Wellington Monteiro (Luciano Henrique), Magal e Roger (Perdigão); Iarley (Christian) e Adriano. Técnico: Alexandre Gallo.

Atlético: Diego; Coelho, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Renan, Bilu (Tchô) e Marcinho; Éder Luís e Vanderlei (Lúcio). Técnico: Zetti.
Data: 30/6/2007 (sábado)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Wagner Tardelli (Fifa)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock e Alcides Pazzeto (SC)
Cartões amarelos: Edinho e Índio (Inter); Marcinho e Lima (Atlético)
Gols: Éder Luis (aos 39min do 1º tempo); Adriano (aos 13min do 2º tempo).

fonte: UOL ESPORTE.

Não poderia haver chance melhor de o CAMPEÃO MINEIRO acabar com o tabu de quase 21 anos sem vitórias no Beira-Rio. O Inter entrou em campo com um time muito fraco, e mesmo assim o GALO custou a se aproveitar disso. Alcançada a vantagem no placar, o time deveria ter matado logo o jogo no início do segundo tempo, em vez de se trancar na defesa e aceitar a pressão do Colorado.
Como gostam de dizer alguns comentaristas, Zetti não fez a "leitura correta do jogo". Somente depois de sofrer o empate é que o GALO voltou a tentar jogar futebol, mas nem as mudanças no seu meio-campo e ataque foram suficientes.
Em outras circunstâncias, teria sido um ponto ganho fora de casa; mas ontem foram dois pontos desperdiçados, e já estamos a 8 pontos do líder.