segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Rodada dos times paranaenses

Coritiba
O Coxa não conseguiu passar do empate em 2x2 contra o Vitória em casa, diante de aproximadamente 35.000 torcedores, resultado que ainda não lhe garantia a ida antecipada à primeira divisão; no entando, com a posterior vitória do Santo André frente o Criciúma, o torcedor alviverde explodiu de alegria e agora conta apenas os dias para atuar na divisão de elite do futebol nacional.
Renê Simões, no entanto, ainda quer o título da série B, o que poderá confirmar caso some cinco pontos nas partidas restantes.
O torcedor coxa-branca tem que entender, caso queira seguir na série A em 2008, que disputou o certame com muito mais dinheiro que os rivais e com um elenco superior, mesmo assim, apesar da vantagem de pontos, o time levou sufocos inexplicáveis e segue sem um padrão de jogo definido, variando de acordo com o humor de seu treinador.
Por enquanto líder da segundona com 63 pontos, o time do Alto da Glória enfrentará, na próxima rodada, o Avaí em Florianópolis, estando planejada uma "invasão" alviverde, tendo um dos patrocinadores até feito uma promoção para levar os torcedores à essa partida.
Dez ônibus serão disponibilizados e a passagem custará apenas um produto da "Vale Fértil" para os sócios do Coritiba, dando direito a ingressos para a partida. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade da capital paranaense e a troca começará a ser feita somente a partir das 9h de terça-feira na secretaria do estádio Couto Pereira. Proprietários de cadeira e pacotes também poderão participar da promoção.


Atlético
O rubro-negro paranaense foi a São Paulo ainda pensando na vaga da Libertadores e enfrentou um desesperado Corinthians. O "timão" saiu na frente mas não conseguia ter o domínio da partida.
Sempre com controle territorial e aparentemente mais tranquilo, o time de Ney Franco demonstrava mais consistência e assim, virou o placar com duas cabeçadas, respectivamente de Danilo e Alex Mineiro aos 7´ e aos 39´ da etapa complementar, após horrível alteração de Nelsinho Batista que, colocando Arce na ala direita, deu o campo ao Atlético.
Ney Franco, soberbamente, não se dignou a colocar alguém naquele setor e, embora seu time tivesse passado a dominar o campo inteiro, carecia de uma proteção bem no setor explorado pelo boliviano.
Empolgado pela torcida e desesperado, o "timão" à frente inclusive com seu arqueiro e, no apagar das luzes, após um bate-rebate oriundo de cruzamento de Arce, pela direita, Finazzi deu números finais à partida.
Com o empate o Atlético fica fora da briga pela Libertadores e ocupa a 9ª posição com 50 pontos.
Fica para o torcedor a certeza das belas atuações de Rhodolfo e Alex Mineiro e a necessidade em se buscar novo guarda-metas, visto que Viáfara tem a horrível mania de sempre defender em dois tempos, o que custou ao seu time, ter sofrido o primeiro gol.
O Atlético se prepara agora para enfrentar o Sport neste domingo às 17hs na Baixada. Ney Franco poderá contar com Valência mas talvez não com Jancarlos, que saiu lesionado.


Paraná Clube
Ainda respirando por aparelhos, o Paraná, após ter vencido o Goiás em casa pelo placar mínimo neste sábado (com direito a golaço de Jumar, num voleio de primeira), tirou a diferença de pontos entre seus principais oponentes.
O tricolor segue, no entanto, ainda refém de um melhor padrão tático, principalmente no aspecto ofensivo; prova disso é que, o tricolor, mesmo tendo atacado muito mais que o time do Centro-oeste, só apresentou perigo real nas bolas paradas alçadas ou chutadas de fora da área.
Embora seja inegável a melhora do time desde que Saulo assumiu o tricolor, seja pela adoção do 4-4-2 (algo inevitável, visto que as melhores atuações paranistas no ano se deram com essa formação), seja pela redescoberta de Jumar; pontos, como a manutenção inexplicável de Róbson no time ou na insistência com os escanteios "curtos", seguem "assombrando" a torcida.
Vandinho segue com atuações emblemáticas. Visivelmente este rende mais na meia-direita, caindo pela ponta, logo, normal seria que Saulo sacasse Róbson (o "novo Joélson") do time, deixando a meia cancha com Éverton pela meia-esquerda, Vandinho pela meia-direita e Jeff, dentro da área, mais perto do gol e de Josiel.
Dependendo dos resultados, o Paraná (ainda em 18º com 41 pontos) pode até chegar ao 15º lugar na próxima rodada, para isso, retorna aos trabalhos na segunda-feira à tarde, já se preparando para a próxima partida que ocorrerá, neste sábado, fora de casa, diante do decadente Botafogo dum "melancólico" Cuca, onde não contará com Adriano, que tomou o terceiro cartão amarelo.

__________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://radioparanaclube.com.br (coluna, mesa redonda e comentários nos jogos "ao-vivo")
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br (futebol paranaense)
http://bolaredonda.blog.terra.com.br/ (Futebol nacional e internacional)
http://brasileirao2oo7.blogspot.com/ (Futebol em geral e Paraná Clube)
http://www.futebolpr.com.br (colunista)
http://www.paranautas.com (colunista)
http://www.cadeiaweb.com.br (boletim diário ao vivo sobre os times de Curitiba, a partir das 16:00 hs.)