domingo, 12 de agosto de 2007

Paraná Clube x Vasco

Motivado pelos últimos resultados, o Vasco seguiu a Curitiba onde, logo mais, às 18h10 do domingo "dia dos pais", enfrentará o verdadeiro tricolor paranaense, no estádio Durival de Britto, em Curitiba, cidade onde não vence o rival de hoje há onze anos, desde 1996, quando o derrotou o oponente por 2 a 1. No retrospecto geral entre as equipes, no entanto, há equilíbrio, em 18 partidas disputadas cada time venceu sete, com quatro empates.

Do lado carioca Celso Roth demonstra confiança alegando que sua equipe tem tudo para sair de Curitiba com um novo triunfo: "Nós temos que manter o ritmo da partida contra o Corinthians. Temos tudo para repetir a boa atuação e, com todo respeito ao adversário, caso isso aconteça temos grandes chances de sair com a vitória", disse o técnico do Vasco, que ocupa a terceira colocação no Brasileiro com 30 pontos, dois a menos que o vice-líder Botafogo.

O Paraná busca a reabilitação no campeonato mas a torcida, em uníssono, pede a saída imediata de Gilson Kleina, hoje com um risível aproveitamento dos pontos disputados, levemente acima da campanha de 2004 onde, em dezesseis partidas, sofrera onze derrotas. Um novo revés hoje levaria o aproveitamento de Kleina em 2007 a parcos 18,8%, abaixo inclusive dos 20,8% da sua passagem anterior. Hoje, o tricolor, que já foi líder e esteve na maior parte do primeiro turno no "G-4", amarga a proximidade da zona do rebaixamento, situação a qual o torcedor paranista deixou de se acostumar face às últimas classificações à Copa Sul-americana e à Libertadores de 2007, tendo, inclusive, passado da fase de grupos.

O Paraná é atualmente o 12º colocado, com 23 pontos; a equipe não sabe o que é vencer desde 22 de julho, na vitória frente o Palmeiras por 1 a 0; após, ocorreram quatro derrotas e um empate.


Prévia do jogo

Celso Roth deverá repetir em Curitiba a formação que venceuu o Corinthians. Rubens Júnior poderá voltar e Guilherme poderá ser mantido.

O Paraná, após uma arbitragem "carioca" no jogo em Santos não poderá contar com Daniel Marques, Adriano e Josiel suspensos, provavelmente substituídos por Neguette, Goiano e Vandinho, caso Kleina "jogue" realmente fora as orientações táticas dos últimos dois jogos, que até deram melhor padrão à equipe.

O atacante Josiel, artilheiro do campeonato com 12 gols fica de fora, dando problemas ao treinador que encontrará, certamente, ainda mais dificuldades para encontrar uma melhor formação; uma das possibilidades inteligentes importaria na entrada do jovem atacante Jeff, uma referência de área.

Caso Kleina queira realmente vencer a partida ao invés de simplesmente não perder, deverá buscar dar ao Paraná um padrão de jogo que vise a perfeita transição de bola, orientando seus alas e meias a participarem mais da partida e não apenas a assistí-lo, deixando seus avantes sozinhos, sem opção de tabelas, reféns da marcação adversária.


FICHA DO JOGO:

PARANÁ:
Flávio; Neguette, Nem e Luis Henrique; Léo Mattos, Goiano, Beto, Renan (Everton) e Márcio Careca; Vinícius Pacheco e Vandinho. Técnico: Gilson Kleina.

VASCO: Silvio Luiz; Vilson, Julio Santos e Jorge Luiz; Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Conca e Guilherme (Rubens Júnior); Leandro Amaral e Alan Kardec. Técnico: Celso Roth.

Data: 12/08/07 (domingo - 18h10).
Local: estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR).
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS).
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS).