quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A verdadeira batalha dos "Aflitos"

O ambiente da partida

Paraná Clube e Náutico entrarão em campo logo mais na Vila Capanema, às 20h30, em Curitiba, em jogo válido pela 24ª rodada do Brasileirão e, levarão para as quatro linhas não apenas o gosto do "tira teima" do embate do primeiro turno, que resultou num empate em 4 a 4 muito movimentado, mas também as "pendengas" recentes que levaram o time nordestino, há tempos na zona de rebaixamento a, amparado por profissionais ligados ao Alético do Paraná (outro time na berlinda), ingressar com denúncia em desfavor do time de Curitiba por uma suposta escalação irregular de Batista.


Entenda melhor a situação

A pendência entre o volante Batista e o time da ADAP é a base da queixa registrada pelo time do Náutico contra o Paraná Clube, por uma suposta irregularidade do meio-campista paranista em três partidas do certame. A situação toma outros ares quando se descobriu que, na data de 28 de agosto, o advogado Diogo Fadel Braz retirou os autos do processo da 17.ª Vara do Trabalho de Curitiba para copiar alguns documentos, tendo devolvido os mesmos no mesmo dia, de acordo com o teor do extrato de acompanhamento processual.

Um ato normal, procedimento corriqueiro mas, no entanto, dois dias depois do ocorrido, o time do Náutico apresentou formalmente queixa contra o Paraná Clube junto à procuradoria do STJD.

A situação toma outros ares quando se constata que Diogo Fadel Braz é 2.º vice-presidente do Conselho Deliberativo do Atlético do Paraná, clube diretamente interessado por uma punição ao Paraná Clube não apenas pela rivalidade como também por estar ameaçado pelo rebaixamento.

Cabe aqui a constatação de que apenas os procuradores devidamente constituínos nos autos têm acesso aos mesmos, o extrato de "andamentos identifica o Dr. Luiz Antônio Teixeira como representante da ADAP; sendo o jogador Batista, cliente do Dr. Henrique Caron. Face o exposto, é óbvia a constatação de que ninguém, além dos mesmos ou, dos autorizados por esses, poderia tirar cópia dos autos.

Obviamente, não devemos ser levianos, cabe apenas aqui a transmissão de uma notícia veiculada na internet sobre o tema, inclusive porque o advogado em tela pode vir a ser confirmado como representante do Timbú na esfera desportiva.

No que tange ao caso em tela cabe a constatação de que existe uma liminar liberatória concedendo a Batista o direito de exerceu sua profissão e ainda, existe a devida liberação do atleta pela CBF, tendo ocorrido publicação no BID, logo, a confiança paranista é tamanha que o volante, inclusive, será hoje escalado.

O Flamengo, agindo como time grande e não como as agremiações mencionadas, publicou nota em soliedariedade ao Paraná, alentando para o bom relacionamento com essa entidade, informando que não teria interesse em se "associar" aos "inssurgentes".

Caso efetivamente a denúncia seja acatada, o Paraná Clube poderá responder ao art 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, sendo a pena prevista para a agremiação que se utilizar de atleta fora de condições, a perda do dobro do número de pontos válidos nas partidas pelo mesmo disputadas. Dessa forma, dezoito pontos seriam sacados do Paraná Clube, praticamente condenado à segundona pelo "tapetão".


Bastidores

O ambiente para o embate de logo mais será, como dissemos, "quente"; os visitantes certamente enfrentarão um clima de hostilidade na Vila Capanema. Como dito acima, a diretoria e o departamento jurídico demonstraram não haver motivos para preocupação, uma vez que não existe sequer denúncia apenas a queixa, acrescentando ainda que a liminar concedida não importa em óbice ou impedimento para a transferência do volante.

Em situação complicada na tabela, o Paraná, com um jogo a menos é hoje o 17° colocado com 28 pontos, sendo o primeiro da zona de rebaixamento, morada do Náutico há tempos, sendo este o vice-lanterna com 21 pontos.


As equipes para o confronto dos "aflitos"


O técnico Lori Sandri deverá escalar os hoje, laterais titulares, dessa forma, Paulo Rodrigues e Léo Matos voltam ao time. Na zaga, Toninho, o "homem de sobra" reserva de Nem, certamente será preterido face suas últimas desastrosas atuaçãoe, assim, o tricolor deverá assumir o 4-4-2, entrando exatamente Batista como terceiro volante, sendo que, ainda, Rafael Mussamba deverá retornar como volante no lugar de Adriano. Na frente, Vina Pacheco será o provável companheiro de Josiel, o artilheiro do certame.

Pelo lado dos visitantes, Roberto Fernandes faz mistério, não tendo ainda definido como irá compor seu time, não sabendo ainda se irá se utilizar de um ou dois volantes, havendo dúvida ainda no que tange a quem será o companheiro de Acosta no ataque, se Ferreira ou Marcelinho.


Ficha do jogo

PARANÁ: Flávio; Léo Matos, Daniel Marques, Neguette e Paulo Rodrigues; Adriano (Muçamba), Beto, Batista (Toninho) e Éverton; Vinícius Pacheco e Josiel. Técnico: Lori Sandri.

NÁUTICO: Eduardo; Onildo, Toninho e Daniel Paulista; Sidny, Elicarlos, Marcelo Silva (Vágner Rosa), Geraldo e Júlio César; Acosta e Ferreira (Marcelinho). Técnico: Roberto Fernandes.

Árbitro: Giulliano Bozzano (DF).
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas e Ediney Guerreiro Mascarenhas (ambos do DF).