segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Rodada do Brasileirão

Após um final de semana agitado com bola rolando nos campeonatos europeus e nestas bandas, a segunda rodada do returno do "Brasileirão" (21ª rodada) acabou com os seguintes resultados:

Sábado, dia 25 de agosto: Internacional 1 x 0 Atlético-PR (em jogo que, apesar de dominado pela equipe gaúcha o "juizão" deu uma forcinha para os mandantes); Corinthians 0 x 3 Cruzeiro (partida que culminou com a demissão de Carpegiani pelo "novo" vice-presidente corinthiano, sem prévia consulta a outras "autoridades" da equipe); e Fluminense 1 x 1 Grêmio (em partida cujo resultado fora também decidida pelo apito).

Domingo, dia 26 de agosto: Atlético-MG 1 x 2 Botafogo (partida após a qual Leão voltou a botar a juba de molho); Paraná Clube 3 x 1 Juventude (embate em que o tricolor paranaense e Josiel, novamente artilheiro, voltaram a fazer as pazes com as redes adversárias e que afunda o time gaúcho rumo à segundona); São Paulo 5 x 0 Náutico-PE (jogo em que o placar foi conseguido apenas após o visitante ter tido um jogador expulso); Figueirense 1 x 2 Palmeiras (confronto que fez Mário Sérgio balançar e o Palmeiras ir ao G-4); Flamengo 3 x 1 Goiás (fato que comprova que o time carioca sem Ney Franco é menos burocrático e que o Goiás não é o que se imagina); América-RN 1 x 4 Santos (resultado que mantém o ânimo santista e comprova a vontade do lanterna em não disputar a elite do futebol nacional em 2008); e Sport 0 x 0 Vasco (partida também comprometida pela fraca arbitragem).

Após tais confrontos, assim ficou a classificação:

G-4: 1º São Paulo (44P 21J); 2º Cruzeiro (38P 20J); 3º Botafogo (37P 21J); e 4º Palmeiras (36P 21J).

Sul-americana: 5º Vasco (35P 20J); 6º Santos (33P 21J); 7º Grêmio (32 P, 21J); 8º Internacional (31P 21J); 9º Goiás (30P 21J); 10º Atlético-MG (28P 21J); e 11º Sport (28P 21J).

Limbo: 12º Paraná Clube (27P 21J); 13º Fluminense (27P 21J); 14º Corinthians (27P 21J); 15º Figueirense (25P 21J); e 16º Flamengo (24P 19J).

Rebaixamento: 17º Atlético-PR (23P 21J); 18º Náutico-PE (20P 21J); 19º Juventude (17P 21J); e 20º América-RN (10P 21J).

Paraná Clube 3 x 1 Juventude

(Fonte da Imagem: www.uol.com.br)

O Paraná Clube, time que disputou a Libertadores neste ano, que chegou a liderar o campeonato nacional, que inclusive, chegou a ter o melhor ataque do Brasileirão, "tirou a zica" neste final de semana após vencer o Juventude na Vila Capanema pelo placar de 3 a 1, no retorno do técnico Lori Sandri.

Sem vencer desde a estréia do treinador anterior, na longínqua partida contra o Palmeiras, o tricolor voltou a fazer as pazes com as redes adversárias (afinal, não marcava um gol há cinco partidas, o último tinha sido na derrorta frente o Galo mineiro) e com a vitória; aliás, até Josiel, que não marcava desde a vitória sobre o Flamengo, voltou a marcar, retornando à artilharia isolada, com treze gols. Assim, o tricolor do Paraná foi aos 27 pontos, afastou-se um pouco da zona de rebaixamento, sobe para a 12ª posição e volta a sonhar com uma vaga em copa continental para o próximo ano.

Realmente, o tricolor sem Kleina (que fez a proeza de igualar o aproveitamento de sua anterior passagem pelo clube, com 20,8% dos pontos aproveitados), foi um time diferente, ofensivo, que buscava o gol adversário. como consequência, veio a citória sobre o Juventude. Não que o time de Caxias seja parâmetro para algo, muito pelo contrário, aliás, o alvi-verde gaúcho não conjuga o verbo vencer há nove rodadas, estando apenas à frente do lanterna do certame, o América de Natal (RN). Com 17 pontos a agremiação de Caxias do Sul encaminha-se abraçado com o América para a segundona em 2008.

Antes da partida havia uma identidade entre as equipes, ambos treinadores apresentavam-se no Brasileirão, estando as equipes, sem vencer há um bom período.


A partida

Antes de qualquer coisa o tricolor, apoiado por sua torcida que aproveitou bem a "promoção da Nestlè", precisava da vitória mais do que qualquer coisa, no entanto, de forma distinta de outros jogos, apresentou-se organizada e coerentemente, liberando os alas e coordenando de forma adequada a transição do ataque para a defesa.

O ímpeto paranista ficou latente desde o início, afinal, antes mesmo de abrir o placar aos quatro minutos da etapa inicial (em gol do capitão Beto, após jogada de escanteio pela direita do ataque), já tinha apresentado suas credenciais à meta do bom goleiro juventino.

Aberto o placar, o mandante não recuou e, após perder algumas claras oportunidades, quase sempre em jogadas articuladas pelo bom Éverton, aos 17 minutos, o mesmo cruzou da direita, tendo a bola resvalado em Wescley e entrado; 2 a 0 para os paranaenses.

Após o segundo gol o Paraná seguiu desperdiçando oportunidades, tendo-se acomodado com a apatia dos visitantes que, ofensivamente estéril, pouco fazia, até que aos trinta minutos, após avanço e consequente cruzamento de Marabá pela esquerda, Daniel Marques mais uma vez, abre o braço na área. Pênalti marcado por Gutemberg, batido por Wescley, o mesmo que tinha marcado contra (gol anotado para Éverton que tinha cruzado), quase defendido por Flávio. 2 a 1.

O gol dos visitantes comprometeu a confiança paranista que, por algum tempo limitou-se a defender, voltando a cometer os erros de outrora, dando o campo ao adversário.

Após o intervalo, Josiel aos dois minutos em bela tabela com Vandinho, fez as pazes com o gol e seu décimo terceiro tento, voltando à artilharia isolada do certame.

O Juventude, que no intervalo colocou Renato no lugar de Marcelo Costa, sentiu o golpe, talvez pela "fase" recente da equipe. Após o terceiro gol, o Paraná Clube voltou a desperdiçar oportunidades ofensivas e só não impôs um placar mais elástico pela boa atuação de Michel Alves e pela falta de pontaria de seus avantes.

Do lado tricolor, o zagueiro Toninho (em questionável atuação), substituiu Nem, lesionado. Vinícius Pacheco ingressou por Vandinho (que voltou a atuar mais à frente) e Batista, reestreou no time, agora como meia e não mais como terceiro volante; aliás, Batista sentiu-se muitíssimo à vontade na nova função dando uma qualidade à transição tricolor que não se via há tempos.

Fim da partida ficou a impressão de que o tricolor paranaense tem muito a melhorar mas Sandri começa seu trabalho de forma correta, buscando o gol adversário, o resultado e colocando os jogadores para executar suas devidas funções; prova de que futebol não é local para "experimentos" mas sim de coerência.

Pela próxima rodada o Paraná Clube receberá o vice-líder Cruzeiro enquanto o Juventude receberá o Goiás.


Ficha da partida:

Paraná:
Flávio; Daniel Marques, Nem (Toninho) e Neguette; Léo Mattos, Beto, Adriano, Ewerton (Batista) e Paulo Rodrigues; Josiel e Vandinho (Vinicius Pacheco). Técnico: Lori Sandri.

Juventude: Michel Alves; Marcelo Costa (Renato), Wescley, Régis e Michel; Marcão, Vanzini, Marabá (Barão), Fábio Baiano; Tadeu (Bruno) e Luciano. Técnico: Beto Almeida.

Local: Estádio Durival de Brito, em Curitiba.
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ).
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Ediney Mascarenhas (RJ).
Cartões amarelos: Daniel Marques e Léo Mattos (Paraná); Wescley, Régis e Fábio Baiano (Juventude).
Gols: Beto (aos 4min), Ewerton (aos 17min) e Wescley (aos 30min do 1º tempo); Josiel (aos 2min do 2º tempo).

E AMANHÃ TEM BOLA ROLANDO NA SÉRIE B


EC VITÓRIA:


EDÍLSON E MARCELO BATATAIS ESTREIAM AMANHÃ

E o Vitória já está preparado para o jogo de amanhã contra o São Caetano, no Barradão. O time treinou duro neste último final de semana e terá duas estréias. O capetinha Edílson entra no lugar de Índio e Marcelo Batatais entra na vaga de Sandro, que está vetado pelo Departamento Médico. O também zagueiro Jean está lesionado e o companheiro de Batatais na zaga será o jovem talento Anderson Martins, oriundo das divisões de base do Leão.

No treino da manhã de ontem (domingo), o time titular formou com Ney, Apodi, Marcelo Batatais, Anderson Martins e Edinho; Chicão, Bida, Caíque e Jackson, Edílson e Joãozinho. Vânderson não estará em campo porquê estará cumprindo a 1ª partida da suspensão aplicada na última quinta-feira. O jogador ficará de fora por 3 jogos.

O time reserva formou com França, Neto, Wallace, Araújo e Alysson; Ramirez, Guilherme (Sandro Baiano), Willians Santana e Marcus Viníciu; Paulo Cezar e Sorato. O coletivo terminou 1x0 para os titulares com gol de Edílson, após aproveitar um cruzamento rasteiro do meia Jackson. Confira abaixo os 18 atletas relacionados para o jogo de amanhã às 20h30h.

Goleiros – Ney e França;
Laterais – Apodi, Edinho e Alysson;
Zagueiros – Anderson Martins, Marcelo Batatais e Wallace;
Volantes – Chicão, Bida e Ramirez;Meias - Caíque, Jackson e Willians Santana;
Atacantes – Joãozinho, Edílson, Sorato e Paulo Cézar.

CONFIRA OS OUTROS JOGOS DA 21ª RODADA

Ipatinga x Remo
Barueri x Santa Cruz
Fortaleza x CRB
Brasiliense x Avaí

Ponte Preta x Paulista
Santo André x Portuguesa
Ituano x Marília
Criciúma x Ceará
Coritiba x Gama

*Todos os jogos serão às 20h30 e terão cobertura da SPORTV e Première Futebol Clube (PFC, canal pay-per-view).