domingo, 30 de setembro de 2007

Paraná Clube x Fluminense

Ocupando a incômoda 18ª posição no campeonato brasileiro com 31 pontos, o Paraná Clube, enfrentará em casa, neste domingo às 18h10, o Fluminense, dono da segunda melhor defesa do certame que, a sete jogos não sabe o que é uma derrota, tendo uma sequência de quatro vitórias onde não sofreu gols, estando o time comandado pelo surpreendente Renato Gaúcho em 5º lugar com 43 pontos.

Quatro jogadores paranistas não poderão atuar na partida de domingo por terem tomado o terceiro cartão amarelo: Flávio, Nem, Neguette e Muçamba (este último que sofreu dois pelo Paraná e um pelo América de Natal); também por isso, Sandri, no último treino, armou o time com oito jogadores diferentes dos que vinham atuando, aproveitando a oportunidade para remodelar a equipe já visando a reta final do brasileirão.

No último treinamento Sandri apresentou a dupla de avantes que parece ter a melhor condição ofensiva do elenco com o garoto Jeff (agora Jéfferson) sendo referência de área e Josiel (o artilheiro do campeonato com 17 gols) atuando mais como segundo atacante.

O Paraná, que recorrentemente se utiliza do sistema 3-5-2, manterá, tal padrão, esperando a orientação de que os alas atuem como tais e não como laterais. Sandri deslocará Vandinho para a ala direita (posição onde teria o mesmo atuado noutras agremiações) e promoverá a estréia de adriano Bahia pela esquerda, pedindo a ambos que auxiliem os avantes e Batista, que irá para o jogo no lugar de Éverton, ficando Beto e Adriano atrás, encarregados de proteger a zaga, numa interessante opção tática, surpreendentemente "ousada" para os padrões de Sandri.

Na zaga João Paulo poderá aparecer como "homem de sobra"; no entanto, o defensor atuou pelo setor esquerdo em sua última partida e em 2006 foi muito bem pelo setor direito, o que poderá comprometer, inicialmente a adaptação do atleta à função. Ao seu lado provavelmente estarão Daniel Marques e o bom Luís Henrique.

Do lado dos visitantes Thiago Neves, apesar da "chantagem" de Renato Gaúcho, que ameaçou não relacioná-lo para a partida caso o mesmo não renovasse com a equipe, poderá apareçar entre os titulares. A atual revelação do campeonato, formado nas categorias de base do Paraná Clube, é sondado por vários clubes, dentre os quais Palmeiras e São Paulo, que, inclusive, teria oferecido salário mensal em torno de R$ 100.000,00.

Como curiosidade fica a constatação de que arqueiro Fernando Henrique não sofre gols a 413 minutos e que, das 19 partidas entre os tricolores, a igualdade é uma máxima que poderá pender hoje para um dos lados; afinal, dessas, cada agremiação venceu 7 vezes, tendo empatado outras 5; tendo o Paraná Clube vantagem de 8 gols no saldo por ter marcado 27 vezes contra 19 do oponente.


Ficha técnica

Local: Vila Capanema, Curitiba. Domingo, 18h10.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG).
Auxs.: Marco Antônio Gomes (Fifa/MG) e Alexandre Kleiniche (RS).

Paraná: Gabriel; Daniel Marques, Luís Henrique e João Paulo; Vandinho, Adriano, Beto, Batista e Adriano Bahia; Josiel e Jefferson. Técnico: Lori Sandri.

Fluminense: Fernando Henrique; Rafael, Róger, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho, Arouca, David e Thiago Neves (Cícero); Somália e Alex Dias. Técnico: Renato Gaúcho.