quarta-feira, 2 de maio de 2007

A Série B está chegando...

A Série B 2007 está bem pertinho de começar e 20 torcidas já estão ansiosas para verem seus times do coração lutar para voltar à elite do futebol nacional. Em relação a Série B de 2006, 8 equipes foram trocadas e estarão sentindo momentos diferentes quando o dia 12 de maio chegar. Quatro vieram rebaixados da Série A (Ponte Preta, São Caetano, Santa Cruz e Fortaleza) e outros 04 subiram das profundezas da Série C (Criciúma, Vitória, Ipatinga e Grêmio Barueri). E outros 4 que disputaram a Série B do ano passado estão nas "profundezas" da Série C (Paysandu, São Raimundo-AM, Guarani e Vila Nova-GO).

Estes oito "novos" times juntam-se a Avaí, Brasiliense, Ceará, Coritiba, CRB, Gama, Ituano, Marília, Remo, Santo André, Portuguesa e Paulista. A competição terá os mesmos moldes do ano passado, graças a vigência do Estatuto do Torcedor, que obriga que os campeonatos sejam com a mesma fórmula de disputa por dois anos consecutivos. Somente no terceiro ano pode haver mudanças na competição.

São 20 clubes que jogarão entre si em 38 rodadas, 19 de ida e 19 de volta, sendo os quatro primeiros os felizardos a disputarem a Série A em 2008. A outra "linha da competição" ninguém quer estar lá, mas vão ter 4 clubes que conhecerão as profundezas de um inferno chamado Série C, infelizmente.

Em minha opinião, os favoritos para subirem este ano são: Vitória, Coritiba, São Caetano e o Fortaleza, não necessariamente nesta ordem. Irei agora justificar todas as minhas escolhas.


VITÓRIA: O rubro-negro da boa terra é um time de médio porte nacional e grande na região nordestina. Ao contrário de 2005, está com uma diretoria honesta, que paga em dia todos os seus funcionários e está montando um bom elenco. Faltam apenas 03 contratações pro grupo ficar bem servido (um goleiro, um zagueiro e um lateral esquerdo). O rubro-negro baiano, meu time do coração, já fez até hoje (02/05) 81 gols na temporada, sendo 75 no Campeonato Baiano e 6 na Copa do Brasil. Pontos Fortes: meio de campo e ataque muito poderoso com os jogadores Jackson, Joãozinho, Cléber, Índio (o grande nome da vez), Sorato (ele mesmo) e Adriano (a promessa da base) e tem o rei dos acessos no comando da equipe, Givanildo de Oliveira, que subiu Paysandu (2001), Santa Cruz (2005) e Sport (2006) da Série B para a Série A. Pontos Fracos: A inconstância dos laterais, zagueiros e do goleiro.

Time base atual: Emerson (ex-Bahia), Apodi, Sandro (ex-Botafogo), Jean e Alysson, Vanderson (ex-Paysandu), Bida, Luís Carlos Capixaba (Joãozinho) e Jackson (ex-Sport), Índio e Joãozinho (Sorato). Treinador: Givanildo Oliveira.


CORITIBA: O alviverde paranaense não vive bom momento, está eliminado do estadual, mas tem uma história no cenário nacional e está tendo no atual elenco alguns jogadores que podem pintar bem na competição como os atacantes Keirrisson, Hugo e Henrique Dias. Pela força do futebol paranaense acredito que o Coritiba não irá vacilar como na Série B do ano passado, quando perdeu a vaga por alguns tropeços na reta final.

Time base atual: Artur, Henrique, Ozéia, Douglão e Túlio; Juninho, Adriano, Pedro Ken, Daniel Cruz, Keirrison e Hugo. Treinador: Guilherme Macuglia.


SÃO CAETANO: Até o momento, o São Caetano é o time mais arrumado e equilibrado da Série B. Se não houver o desmanche após o término do campeonato paulista é o favorito ao título. Os 11 titulares do Azulão são muito bons. Pontos Fortes: as subidas de Paulo Sérgio e Triguinho, a habilidade e criatividade de Douglas, Leandro Lima e Canindé, o faro de gol do Somália e a inteligência de Luiz Henrique. Pontos fracos: os buracos deixados pela constante subida de Triguinho e a inconstância do goleiro Luiz.

Time base: Luiz, Paulo Sérgio, Thiago, Maurício e Triguinho, Luiz Alberto, Glaydson, Canindé e Douglas, Luiz Henrique e Somália. Treinador: Dorival Júnior.


FORTALEZA: O tricolor do Pici é um time que já conhece a dureza da Série B e já tem experiências recentes de Primeira Divisão. É um dos times do Nordeste que mais está se estruturando, reformando sua infra-estrutura física e iniciando um trabalho de divisão de base. Vem sendo uma espécie de time iô-iô (alternando subidas e descidas de divisão. Em 2002 subiu caindo em 2003, subiu em 2004 e voltou a cair em 2006). Acredito que o Fortaleza irá fazer uma boa Série B e tem boas chances de subir, sobretudo contando com dois centroavantes goleadores como Rinaldo e o recém-contratado Adriano Chuva. Além disso, os meias Rogerinho e Igor são jogadores muito criativos.

Time base: Getúlio Vargas; Raulen, César, Preto e Aldivan; Válter, Léo, Simão (Igor) e Rogerinho; Adriano Chuva e Rinaldo.

Suplentes: Tiago Cardoso; Valentim, Thiago Campos, Santiago e Moreno; Dude (Marabá), Rogério, Cleverson e Igor (Jean); Rodrigo e Cleiton (Neto Baiano).

---------------------------------------------------------------------------------------------
*Na próxima postagem falarei de quem deverá cair para a Série C 2008 e as justificativas. Boa leitura.