quarta-feira, 2 de maio de 2007

A Série B está chegando...

A Série B 2007 está bem pertinho de começar e 20 torcidas já estão ansiosas para verem seus times do coração lutar para voltar à elite do futebol nacional. Em relação a Série B de 2006, 8 equipes foram trocadas e estarão sentindo momentos diferentes quando o dia 12 de maio chegar. Quatro vieram rebaixados da Série A (Ponte Preta, São Caetano, Santa Cruz e Fortaleza) e outros 04 subiram das profundezas da Série C (Criciúma, Vitória, Ipatinga e Grêmio Barueri). E outros 4 que disputaram a Série B do ano passado estão nas "profundezas" da Série C (Paysandu, São Raimundo-AM, Guarani e Vila Nova-GO).

Estes oito "novos" times juntam-se a Avaí, Brasiliense, Ceará, Coritiba, CRB, Gama, Ituano, Marília, Remo, Santo André, Portuguesa e Paulista. A competição terá os mesmos moldes do ano passado, graças a vigência do Estatuto do Torcedor, que obriga que os campeonatos sejam com a mesma fórmula de disputa por dois anos consecutivos. Somente no terceiro ano pode haver mudanças na competição.

São 20 clubes que jogarão entre si em 38 rodadas, 19 de ida e 19 de volta, sendo os quatro primeiros os felizardos a disputarem a Série A em 2008. A outra "linha da competição" ninguém quer estar lá, mas vão ter 4 clubes que conhecerão as profundezas de um inferno chamado Série C, infelizmente.

Em minha opinião, os favoritos para subirem este ano são: Vitória, Coritiba, São Caetano e o Fortaleza, não necessariamente nesta ordem. Irei agora justificar todas as minhas escolhas.


VITÓRIA: O rubro-negro da boa terra é um time de médio porte nacional e grande na região nordestina. Ao contrário de 2005, está com uma diretoria honesta, que paga em dia todos os seus funcionários e está montando um bom elenco. Faltam apenas 03 contratações pro grupo ficar bem servido (um goleiro, um zagueiro e um lateral esquerdo). O rubro-negro baiano, meu time do coração, já fez até hoje (02/05) 81 gols na temporada, sendo 75 no Campeonato Baiano e 6 na Copa do Brasil. Pontos Fortes: meio de campo e ataque muito poderoso com os jogadores Jackson, Joãozinho, Cléber, Índio (o grande nome da vez), Sorato (ele mesmo) e Adriano (a promessa da base) e tem o rei dos acessos no comando da equipe, Givanildo de Oliveira, que subiu Paysandu (2001), Santa Cruz (2005) e Sport (2006) da Série B para a Série A. Pontos Fracos: A inconstância dos laterais, zagueiros e do goleiro.

Time base atual: Emerson (ex-Bahia), Apodi, Sandro (ex-Botafogo), Jean e Alysson, Vanderson (ex-Paysandu), Bida, Luís Carlos Capixaba (Joãozinho) e Jackson (ex-Sport), Índio e Joãozinho (Sorato). Treinador: Givanildo Oliveira.


CORITIBA: O alviverde paranaense não vive bom momento, está eliminado do estadual, mas tem uma história no cenário nacional e está tendo no atual elenco alguns jogadores que podem pintar bem na competição como os atacantes Keirrisson, Hugo e Henrique Dias. Pela força do futebol paranaense acredito que o Coritiba não irá vacilar como na Série B do ano passado, quando perdeu a vaga por alguns tropeços na reta final.

Time base atual: Artur, Henrique, Ozéia, Douglão e Túlio; Juninho, Adriano, Pedro Ken, Daniel Cruz, Keirrison e Hugo. Treinador: Guilherme Macuglia.


SÃO CAETANO: Até o momento, o São Caetano é o time mais arrumado e equilibrado da Série B. Se não houver o desmanche após o término do campeonato paulista é o favorito ao título. Os 11 titulares do Azulão são muito bons. Pontos Fortes: as subidas de Paulo Sérgio e Triguinho, a habilidade e criatividade de Douglas, Leandro Lima e Canindé, o faro de gol do Somália e a inteligência de Luiz Henrique. Pontos fracos: os buracos deixados pela constante subida de Triguinho e a inconstância do goleiro Luiz.

Time base: Luiz, Paulo Sérgio, Thiago, Maurício e Triguinho, Luiz Alberto, Glaydson, Canindé e Douglas, Luiz Henrique e Somália. Treinador: Dorival Júnior.


FORTALEZA: O tricolor do Pici é um time que já conhece a dureza da Série B e já tem experiências recentes de Primeira Divisão. É um dos times do Nordeste que mais está se estruturando, reformando sua infra-estrutura física e iniciando um trabalho de divisão de base. Vem sendo uma espécie de time iô-iô (alternando subidas e descidas de divisão. Em 2002 subiu caindo em 2003, subiu em 2004 e voltou a cair em 2006). Acredito que o Fortaleza irá fazer uma boa Série B e tem boas chances de subir, sobretudo contando com dois centroavantes goleadores como Rinaldo e o recém-contratado Adriano Chuva. Além disso, os meias Rogerinho e Igor são jogadores muito criativos.

Time base: Getúlio Vargas; Raulen, César, Preto e Aldivan; Válter, Léo, Simão (Igor) e Rogerinho; Adriano Chuva e Rinaldo.

Suplentes: Tiago Cardoso; Valentim, Thiago Campos, Santiago e Moreno; Dude (Marabá), Rogério, Cleverson e Igor (Jean); Rodrigo e Cleiton (Neto Baiano).

---------------------------------------------------------------------------------------------
*Na próxima postagem falarei de quem deverá cair para a Série C 2008 e as justificativas. Boa leitura.

9 comentários:

Renato Santos disse...

Grande coluna sobre a série. Eu só colocaria nesse grupo de favoritos mais 2 times: Brasiliense e Ipatinga. E não sei se o Fortaleza será tão forte assim nao. Vamos ver!

Anônimo disse...

Ótima coluna. Parabéns Fábio!!!

Fabio Monteiro disse...

Obrigado! Em breve tem mais. Pretendo escrever amanhã ou no sábado.

Daniel Boeing disse...

Além de Brasiliense e Ipatinga, insiro na lista o Criciúma.

Rafael Gomes disse...

Assim como o alviverde paranaense naum vive bom momento, e naum tem time definido para a Série B até o momento. Alguns rumores apontam a ronavação do meia-esquerda Marlos (categorias de base) e a contratação do volante Paulo Almeida.
Espero q a má fase acabe e o Coxa volte ao seu lugar, que é na Série A.

Anônimo disse...

Não só o Vitória, o Coxa, o São Caetano e o Fortaleza são favoritos não, a Portuguesa, o Ipatinga, o Brasiliense, o Santa Cruz e o Criciúma são equipes bem trabalhadas e também podem figurar o rol dos favoritos

Anônimo disse...

Concordo com o compaheiro acima e ainda coloco a Ponte Preta nesse rol dos favoritos

Anônimo disse...

o ceará não deve ser esquecido,tem um time formado e esta se reforçando para a serie b.devemos lembrar que um time com a tradição do ceará a a torcida que este time tem,chega sempre como um dos provaveis favoritos em qualquer competição.

Anônimo disse...

Encontrei seu blog por acaso numa busca no google e achei muito bom. Parabéns. Concordo com o que o pessoal está dizendo aí, o Criciúma é um grande favorito. Está mantendo a base que disputou o Catarinense (foi vice, com a melhor campanha) e trouxe para o clube apenas jogadores que se destacaram nos campeonatos Gaúcho e Catarinense. Vamos ver no que vai dar.
Abraços!