quinta-feira, 4 de outubro de 2007

América x Paraná Clube

Hoje o paranista acordou na "zona da degola" do campeonato nacional, tendo sido ultrapassado no critério de saldo de gols pelo Atlético Mineiro que obteve um bom empate com o Grêmio por 2 a 2 em Porto Alegre.

O Paraná Clube ocupa atualmente a 17ª posição do campeonato nacional mas, com 28 jogos e uma vitória, poderá ultrapassar, na classificação, o próprio Atlético Mineiro, o Internacional e o Náutico, atingindo 37 pontos, mesma pontuação de Flamengo, Figueirende e Goiás, de quem ficaria abaixo pelo critério acima citado.

Tal situação faz com o que o tricolor de Curitiba encare a disputa de logo mais, às 20h30, contra o América de Natal, no Rio Grande do Norte, como fundamental para suas pretensões de seguir na série A em 2008 e ainda, tentar obter vaga à próxima Copa Sul-americana.

O time de Natal obteve uma das suas três vitórias no certame justamente contra o próprio Paraná Clube, em Curitiba, no primeiro turno. Rebaixado, o América é mero franco-atirador e um tropeço paranista seria frustrante para a torcida curitibana.

Após belíssima apresentação contra o Fluminense no domingo passado, o time de Lori Sandri buscará repetir a mesma intensidade ofensiva dos primeiros 60 minutos dessa partida, quando, com Jeff e Josiel à frente, pressionou o tricolor carioca na Vila Capanema, tendo-o vencido de virada por 3 a 1.

O Paraná Clube terá o retorno do goleirão Flávio, de Nem e de Rafael Muçamba que ocupará o setor de proteção à zaga uma vez que o capitão Beto será desfalque por ter sentido um choque na cabeça sofrido na última partida.

Assim, a meia-cancha paranista terá Adriano como segundo volante, fazendo a função de Beto e Batista confirma sua posição como titular inquestionável do tricolor.

Nas demais funções, Nem retoma sua função indo João Paulo (que teve belíssima atuação na última partida), para o banco, não tendo Lori sequer indicado Neguette. João Paulo, cria da "casa" vem retomando seu melhor futebol e para muitos poderia até atuar como primeiro volante, em virtude da qualidade do seu passe.

Vandinho parece ter caído não apenas nas graças de Sandri mas também do torcedor paranista. Incisivo, o atacante improvisado de ala-direito, deverá tomar mais cuidados defensivos sem, no entanto, deixar de encarar os marcadores, o que fez muito bem na partida contra o Fluminense, tendo sido aclamado pela torcida.

Do lado dos mandantes, Paulo Moroni sabe que, caso seja mantido no posto, muito tem que trabalhar para retornar à divisão de elite nacional, uma vez que seu time (que acumula parcos 13 pontos, dos quais, três obtidos na Vila Capanema), fatalmente disputará a segundona em 2008. Tony poderá aparecer na meia-cancha em substituição a Marquinhos Mossoró. Wesley Brasília seguirá ocupando a posição de Geovane, atacante que lesionado, segue fora do time desde a apresentação contra o Corinthians, compondo a dupla de avantes com Leandro Sena.

A próxima atuação paranista para quem, nenhum resultado distinto da vitória interessa, será no próximo domingo em Florianópolis contra o Figueirense, também em situação delicada no certame.


Ficha do jogo

AMÉRICA-RN: Sérvulo, Carlos Eduardo, Robson e Rogélio; Ney Santos, Tony, Reinaldo, Souza e Berg; Wesley Brasília e Leandro Sena. Técnico: Paulo Moroni.

PARANÁ: Flávio, Daniel Marques, Nem e Luiz Henrique; Vandinho, Rafael Muçamba, Adriano, Batista e Adriano Bahia; Jefferson e Josiel. Técnico: Lori Sandri.

Data: 4/10/2007 (quinta-feira).
Local: estádio Machadão, em Natal (RN).
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa/SP).
Auxiliares: Irani Pinto da Paz (PE) e Ângela Paula Regis Ribeiro (MG).