sábado, 1 de setembro de 2007

São Paulo x Paraná Clube

Na tarde deste sábado, às 18h10, o líder São Paulo receberá, em casa, o Paraná Clube, que busca, após período de desencontro, a recuperação no campeonato brasileiro.

O time de Curitiba já estava praticamente definido para a partida mas, no treino regenerativo desta sexta-feira, Leo Matos e Paulo Rodrigues, os dois alas da equipe, acusaram lesões e foram vetados pelo Departamento Médico, dando seus lugares para Alex, pelo lado direito, e Elvis, recém contrato, que fará sua estréia, pela esquerda.

Alex foi utilizado no início da temporada por Zetti, tanto na ala como na meia-cancha, mas no campeonato brasileiro não conseguiu repetir as boas atuações de outrora, tendo por isso, perdido a condição de titular na equipe.

Além desses desfalques, o time de Lori Sandri ainda não poderá contar com Nem, seu "homem de sobra" e Luiz Henrique, o zagueiro canhoto, que seguem afastados pelo DM. Para seus lugares, respectivamente, Neguette e Toninho poderão compor a zaga ao lado de Daniel Marques ou, caso Sandri opte pelo esquema 4-4-2 (que dá mais ofensividade à equipe), Toninho (que não vem convencendo a torcida), poderá ser sacado para a entrada de um meia.

Aliás, nesse setor, o capitão Beto deverá ter a companhia de Adriano (que recorrentemente segue fazendo faltas em todo combate) e do garoto Éverton, atual responsável pela transição entre o ataque e a defesa), embora Batista, que recentemente retornou à equipe possa ser uma alternativa mais eficaz, caso Sandri opte, como dissemos, pelo 4-4-2.

Na frente Vandinho deverá fazer dupla com Josiel, o atual artilheiro do Brasileirão, que voltou a fazer as pazes com as redes adversárias e é a grande aposta ofensiva paranista, ficando Vina Pacheco como opção para a segunda etapa.

O time de Lori Sandri tem se caracterizado pelo apoio constante e efetivo dos alas, o que não ocorria no "período Kleina", fase na qual o tricolor passou sete partidas sem marcar. Com essa nova concepção de jogo, Josie fez três gols nos últimos dois jogos e assim, com novo ímpeto ofensivo e a movimentação dos alas e de Vandinho, o tricolor paranaense buscará superar a zaga paulistana, até por ser um "motivo de honra" visto que, na partida válida pelo primeiro turno, Leonardo Gaciba sacou a vitória paranista e deu ao São Paulo os três pontos (que seriam importantíssimos ao Paraná Clube), após ter marcado penalidade inexistente contra o time paranaense e ter anulado gol legítimo de Luís Henrique.


Do lado do atual campeão brasileiro seu sistema defensivo deve ser ressaltado. Para muitos Muricy nada mais é do que um bom preparador físico e, esse quesito vem sendo um diferencial para o time da Capital Paulista. A "correria" na marcação aliada à bela noção de "coberturas" faz com que o time do São Paulo não sinta a falta de alguns jogadores que deixaram a agremiação no decorrer do ano. Liderados pelo experiente Rogério Ceni, que não sofre gol há 628 minutos (seis jogos), o tricolor paulista buscará minar a resistência paranista e assim seguir seu caminho para o bi-campeonato.

O hoje líder São Paulo nem de perto lembra aquele do início do campeonato. Aliás, teve o mesmo seu primeiro triunfo no certame exatamente frente os paranistas em discutível atuação de Gaciba. Atualmente com 47 pontos, oito a mais que o segundo colocado, o São Paulo demonstra ter no seu elenco e na disposição defensiva os "pontos-chave" para obter os resultados.

Para o jogo em tela Alex Silva está suspenso, sendo André Dias o titular. No ataque Aloísio e Borges disputam vaga para saber quem irá compor, com Dagoberto, a dupla encarregada de tentar marcar gols sobre Flávio.

Será essa uma partida franca entre uma equipe que busca manter a toada rumo ao título e outra que pretende retornar ao G-4, tendo passado por momentos difíceis sob o comando de Gilson Kleina. Apesar de todo o favoritismo são-paulino, não seria nada surpreendente se o Paraná Clube venha a aprontar, como de costume, uma surpresa.


Ficha do jogo e provável escalação:

Local:
Estádio Morumbi, em São Paulo-SP.
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares (RJ) e Guilherme Dias Camilo (MG).

São Paulo: Rogério Ceni, André Dias, Breno e Miranda; Souza, Hernanes, Richarlyson, Leandro e Jorge Wagner; Dagoberto e Aloísio (Borges). Técnico: Muricy Ramalho.

Paraná: Flávio, Neguete, Toninho e Daniel Marques; Alex, Beto, Adriano, Éverton e Elvis; Vandinho e Josiel. Técnico: Lori Sandri.