quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Paraná Clube 2 x 2 Cruzeiro

Na fria Capital paranaense, o Paraná Clube, buscando recuperação após o "período Kleina", recebeu na noite de quarta-feira o Cruzeiro, que não vence o tricolor desde meados de 2003.

Os poucos presentes testemunharam uma dos melhores e mais emocionantes partidas do campeonato, a exemplo do que tinha sido o confronto do primeiro turno e, a exemplo daquele, a equipe mineira não logrou vencer os paranaenses; mesmo assim, com o empate em 2 a 2, a agremiação mineira segue com 39 pontos e na vice-liderança, ao menos temporariamente.

O time de Lori Sandri com o resultado foi a 28 pontos, tendo caído para a 13ª posição, fato que, a princípio, não compromete a recuperação do time paranista na tabela, até pela bela exibição da equipe, em muito auxiliada pelas alterações de seu treinador durante a partida.


O JOGO

O frio se fazia presente apenas fora das quatro linhas, lá dentro, o jogo se demonstrava bem quente, tendo o Cruzeiro começado bem, e até exercendo um certo domínio sobre um tímido, zeloso e muito "respeitador" Paraná Clube; assim, os visitantes abriram o placar aos 25min da etapa inicial com Wagner, em bela jogada após tabela com Leandro Domingues, indo a redonda às redes, após batida do meia de fora da área, no canto direito do arqueiro paranista.

O gol mineiro manteve contido os ímpetos tricolores, e assim, com domínio azul, acabou o primeiro tempo, ficando os paranistas receosos com a apresentação de sua equipe no primeiro tempo.

No intervalo Lori Sandri mexeu com os "brios" dos seus comandados, o que surtiu visível efeito tendo vindo o Paraná Clube melhor, pressionando o adversário. Assim, o empate veio aos 12min com Josiel, que finalizou cruzamento da esquerda, em jogada similar às que culminaram nos dois primeiros gols frente ao Juventude na rodada anterior, o que demonstra já o dedo do técnico.

Uma das coisas emocionantes do futebol consiste na imprevisibilidade. Eis que, quando o tricolor após a entrada de Batista no lugar do "homem de sobra" Toninho, pressionava, dentro do 4-4-2, os visitantes sacaram a igualdade com o avante Marcelo Moreno, que superou facilmente a Daniel Marques, tendo apenas concluído na saída de Flávio.

Seguindo com a pressão, os tricolores reclamaram de penalidade sobre Neguette, que não fora marcada. Nesse "clima", quente, distinto daquele da praça do jogo, aos 25min, o árbitro marcou discutível penalidade de Jonathan em cima de Beto. A mesma, apesar da reclamação dos cruzeirenses, foi batida pelo artilheiro isolado do certame, Josiel, que, com a conversão, chegou aos 15 gols, três deles nos últimos dois jogos, demonstrando que a "zica" das partidas "em branco" foi superada.

Após o gol, o tricolor teve leve domínio mas, com a troca de Éverton por Goiano, a reação paranista cessou, o que, dentro da conjuntura, era o que ambos treinadores pretendiam.

Assim, o Cruzeiro segue no "G-4", porém, mais distante do São Paulo, que superou o Palmeiras, e o Paraná Clube, mantém-se vivo, objetivando, corretamente, voltar a efetivar seu melhor padrão de jogo; para isso, Sandri deverá compreender que Daniel Marques não atravessa bom momento; que Batista representa mais do que simples segurança, mas permite uma efetividade prática e que o 4-4-2 é o sistema que dá ao tricolor as condições para lutar por vaga numa copa continental.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Paraná: Flávio; Daniel Marques, Toninho (Batista) e Neguette; Léo Mattos, Beto, Adriano, Everton (Goiano) e Paulo Rodrigues; Vandinho (Vinícius Pacheco) e Josiel. Técnico: Lori Sandri.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Emerson, Thiago Martinelli e Fernandinho; Ramires, Charles, Wagner (Aldo) e Leandro Domingues (Maicosuel); Marcelo Moreno (Nenê) e Alecsandro. Técnico: Ivan Izzo (interino).

Local: Estádio Durival de Brito, em Curitiba (PR).
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA).
Assistente: Alessandro Rocha (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).
Cartões amarelos: Ramires, Charles, Thiago Martinelli (Cruzeiro); Leo Mattos (Paraná).
Gols: Wagner, aos 25min do primeiro tempo; Josiel, aos 12min e aos 26min, Marcelo Moreno, aos 18min do segundo tempo.