sábado, 10 de novembro de 2007

Abre-jogo Botafogo x Paraná Clube


Duas equipes em momentos diferentes, "pero no mucho". Assim podemos rotular o embate de logo mais, às 18h10, no Rio de Janeiro, entre o Botafogo e o Paraná Clube, duas equipes que já chegaram a liderar o brasileirão desta edição.

O Paraná Clube, que de forma até surpreendente tirou a diferença de pontos para a "linha da degola", segue na zona do rebaixamento, ocupando a 18ª posição com 41 pontos e ainda depende de combinação de resultados para buscar seguir disputando a primeira divisão em 2008.

O tricolor tem a missão de voltar a vencer fora de casa, o que não faz desde o jogo em Uberlândia, no Parque do Sabiá, quando venceu o Flamengo. Nas últimas doze apresentações fora da Vila Capenema, o outrora "melhor visitante" apenas pontuou no Mineirão, diante do Galo Mineiro.

Adriano, suspenso, ficará de fora, e será substituído por Goiano, que fará a proteção da zaga que não sofreu gols nas últimas três apresentações.

O DM paranista segue com Flávio, Daniel Marques, Luís Henrique e Vinícius Pacheco.

Aparentemente descontente com Batista e principalmente com Róbson (com toda a razão), o "tigre" cogita a possibilidade de começar a partida no Rio com uma formação interessante, colocando dois garotos "pratas da casa" para atuar na meia cancha, criando as jogadas, assim Éverton (pela esquerda) e Giuliano (pela direita), fariam a transição.

Do outro lado, em oitavo lugar com 50 pontos, o alvinegro carioca conta com poucas chances de ir à Copa Libertadores do próximo ano, e seus torcedores esperam, ao menos, que o time garanta classificação à Sul-Americana de 2008.

O melancólico Cuca não poderá contar com Jorge Henrique (estiramento na coxa esquerda), mas terá o retorno de Zé Roberto que, após cumprir suspensão, formará dupla de ataque com Dodô.

Diguinho, Túlio, Thiago Marin, Reinaldo e Juninho não devem enfrentar o Paraná, por não estarem liberados pelo DM, o que dará a Cuca, certamente, mais melancolia, principalmente no que tange à definição de quem entrará em campo. Além desses, Lopes, que fraturou dois dedos da mão durante a semana, fica de fora, dando sequência ao "rodízio" de atletas no gol botafoguense.

No que tange à arbitragem, Carlos Eugênio Simon, árbitro FIFA e "persona non grata" aos paranistas desde que apitou uma penalidade inexistente sobre Romário nas quartas-de-final da JH em 2000 (o que culminou na desclassificação do tricolor pelo saldo "agregado" naquela oportunidade), foi escalado pela CBF para apitar o embate entre Botafogo e Paraná Clube no Maracanã. Simon, se é nefasto para os paranistas, traz alegrias ao time da estrela solitária, afinal, foi ele quem o classificou às semifinais da Copa do Brasil deste ano, não marcando clara penalidade para o Atlético(MG) no Maracanã. Simon será auxiliado por Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Eduardo Lincoln Neves (RN).


FICHA DO JOGO:

BOTAFOGO: Roger; Joilson, Juninho, Renato Silva e Thiago Marin (Marquinho); Leandro Guerreiro, Diguinho, Túlio e Lúcio Flávio; Zé Roberto e Dodô. Técnico: Cuca.

PARANÁ CLUBE: Gabriel; Léo Mattos, Neguete, Nem e Paulo Rodrigues; Goiano, Jumar, Batista (Éverton) e Róbson (Giuliano); Vandinho e Josiel. Técnico: Saulo de Freitas.

Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS).
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Eduardo Lincoln Neves (RN).
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: 10/11, às 18h10.

__________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://radioparanaclube.com.br (coluna, mesa redonda e comentários nos jogos "ao-vivo")
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br (futebol paranaense)
http://bolaredonda.blog.terra.com.br/ (Futebol nacional e internacional)
http://brasileirao2oo7.blogspot.com/ (Futebol em geral e Paraná Clube)
http://www.futebolpr.com.br (colunista)
http://www.paranautas.com (colunista)
http://www.cadeiaweb.com.br (boletim diário ao vivo sobre os times de Curitiba, a partir das 16:00 hs.)