terça-feira, 22 de maio de 2007

Começa a Faxina


Finalmente algo de interessante aconteceu na Toca 2 ,o anuncio de dispensa dos jogadores Gabriel ,Fabio Santos e Andre Luiz. Os trêz não demostrarão em todo esse tempo no Cruzeiro nenhum futebol convincente ou regular ,a saída dos mesmos sem dúvida vem só a melhorar ao próprio Cruzeiro ,surgindo oportunidade para os jovens talentos formados na toca. Mas ainda é preciso mais ,existe uma grande lista de jogadores que merecem estar no olho da rua.
A esses três ,sorte e vão com deus.

Foto: Superesportes

"Previsões do pai Waguito", por Wagner Ribas

Ainda estamos na segunda rodada do Brasileirão, obviamente, nada pode ser concluído ainda sobre as verdadeiras possibilidades e pretensões dos times na competição. Porém, nada me impede de dar uma de pai Ambrósio e fazer algumas previsões sobre o futuro de nossos concorrentes e o que podemos alcançar neste campeonato.

Então, rimando tal qual Gabriel o Pensador, letra A, vamos começar?

Deveria começar pelo Atlético, mas não. Vou deixar o Atlético por último e começar pelo América de Natal, que recém promovido à elite do futebol brasileiro, contará com o apoio de sua torcida. Após anos na espera por uma nova chance frente aos grandes do Brasil, promete muita determinação para manter-se. E conseguirá, mesmo que tenha que aceitar uma posição na zona intermediária. Contra o Atlético amargará duas derrotas.

O Galo, campeão mineiro, que volta a primeira divisão após um ano de dificuldades, diferentemente da primeira rodada, deverá ter o apoio de sua torcida. Se não se descuidar, não correrá riscos de rebaixamento, porém, com este time jovem e mediano, deverá ficar na zona do agrião, pensando numa vaga para a Copa Sul-americana, no máximo. Empata as duas com o Furacão.

Time da estrela solitária, o Botafogo promete ser uma pedra no sapato dos demais concorrentes. Será eliminado da Copa do Brasil pelo Figueirense e com isso entrará na luta por uma das vagas para a Copa Libertadores da América. O time armado pelo técnico Cuca promete ainda incomodar muita gente. Deve, como de costume, ganhar do Atlético no Rio, e dessa vez, perde na Arena.

Corinthians, se não fossem tão protegidos pela mídia, apostaria neles como fortíssimos candidatos ao rebaixamento. Que o time é fraco, já sei. Porém, nunca se pode duvidar da força oculta que eles podem receber. Por isso, aposto no Corinthians ficando com uma vaga para a Sul-americana. Empata em seu estádio e perde na Baixada.

O Cruzeiro, desmoralizado após a perda do campeonato mineiro, era apontado por muitos como um dos candidatos ao título. Começou o campeonato aos barrancos, mas tem tudo para se recuperar e entrar na briga por uma das vagas a Libertadores e quem sabe, até mesmo pelo título. Ganha do Atlético em Minas e empata na Arena.

Treinado pelo técnico Mario Sergio Pontes de Paiva, que deve ser mandado embora lá pela décima quinta rodada, o Figueirense é candidato ao rebaixamento. Mesmo com reais chances de ganhar a Copa do Brasil, a equipe acordará no Brasileirão tarde demais e deverá ser uma das equipes rebaixadas à segunda divisão. Perde as duas para o Atlético, e acaba de uma vez por todas, com o tabu em campeonatos brasileiros.

O Flamengo, campeão carioca, e que decepcionou seus torcedores na Libertadores, entra com tudo para buscar uma nova chance no torneio continental. Porém, terá de se contentar com uma vaga na Copa Sul-americana. Quebrando a seqüência, o Atlético vencerá as duas partidas.

O Fluminense, que deverá ser o campeão da Copa do Brasil, garantindo sua participação na Libertadores, estará mais preocupado em manter-se na elite do que qualquer outra coisa. Possui uma equipe mediana e não almeja nada, nem mesmo cair. Seu principal papel no campeonato será voltar a ser o que sempre foi: eterno freguês do Furacão. Duas vitórias do Atlético.

A equipe goiana, que dispensou o técnico Geninho e contratou Bonamigo, deve tomar o mesmo destino do alviverde curitibano. Sem dúvida, é um dos candidatos ao rebaixamento. Deve vencer o Furacão em Goiás e arrancar um empate em Curitiba.

Comandado pelo terceiro ano consecutivo pelo técnico Mano Menezes, a equipe do Grêmio conta com um bom elenco. Caso seja eliminado da Libertadores, voltará seu foco para o campeonato nacional e concorrerá a uma das vagas para retornar ao torneio sul-americano. Contra o Atlético, deve ganhar no Olímpico e perder na Baixada.

Ainda inebriado pela conquista do torneio mundial, a equipe do Internacional vai passando por grandes dificuldades. O técnico Gallo, que deverá ser substituído até o final do primeiro turno, não conseguirá dar ânimo aos colorados, que deverão ficar na zona intermediária da tabela. Contra o Atlético já perdeu a primeira, e deve, no máximo, conseguir um empate no Rio Grande.

O Juventude, que durante anos consegui manter-se na elite do futebol nacional, este ano não deve ter a mesma sorte. Com um elenco fraco e inexperiente, a equipe da serra gaúcha deve ser uma das equipes rebaixadas à divisão de acesso. Empata as duas com o Furacão.

Náutico, protagonistas de uma das maiores broxadas já vistas no futebol mundial, quando em 2005, com quatro jogadores a mais fez o impossível e entregou a vaga na primeira divisão para o Grêmio, sem dúvida é um dos principais candidatos ao rebaixamento. Frente ao Atlético, perde as duas.

O Palmeiras, que conta em seu elenco com o experiente Edmundo, o qual espero que não tenha como meta chegar ao gol mil, começou bem no campeonato. Mas, apesar do ofurô de seus torcedores, a equipe do técnico Caio Junior deve amarelar no meio do caminho e ficar apenas com uma das vagas para a Copa Sul-americana. Quebrando a escrita, o Atlético vencerá no Parque Antártica, mas deve perder na Arena.

O Paraná, que nos últimos anos tem levado muita sorte com as contratações e apesar do início surpreendente, não deve se sustentar por muito tempo. Com isso, a equipe deve ficar na zona intermediária, e se não se cuidar corre riscos de fazer companhia ao rival Coritiba, na segunda divisão. Sempre uma pedra no caminho do Atlético em campeonatos brasileiros, segura um empate no puxadinho e outro, na Arena.

Só por ter Vanderlei Luxemburgo como comandante, a equipe do Santos já entra como um dos principais candidatos ao título. Enganam-se aqueles que pensam que a equipe praiana não se recuperará do início catastrófico. Mesmo priorizando a Libertadores, aliás, com boas chances de ser campeão, o Santos deve lutar, também, pelo título do Brasileirão. Contra o Atlético, arranca um empate na Arena e vence na Vila Belmiro.

O Real Madrid das equipes brasileiras, o São Paulo será a grande decepção. Apesar de contar com o melhor elenco do futebol brasileiro, o excesso de estrelas fará mal para a equipe paulistana que não terá fôlego na disputa pelo título, tendo de se contentar com uma vaga para a Copa Sul-americana, consagrando Dagoberto como um verdadeiro Asa Negra. Aloísio e Dagoberto estarão lesionados antes das partidas contra o Atlético e não jogarão. No Morumbi, o Atlético deve quebrar a escrita e vencer, pela primeira vez. Na Arena, o último jogo do Campeonato, certamente será emocionante, e mais uma vez, o Atlético dará um sacode no tricolor paulista.

Única equipe nordestina com boas chances no campeonato, o Sport de Recife deve ser a surpresa. Reforçado e com o apoio de sua torcida, a equipe pernambucana pode surpreender e lutar por uma das vagas a Libertadores. Dois empates.

Por último, o Vasco. Sem a pressão do gol mil, Romário deve marcar mais alguns gols e ajudar a equipe vascaína a manter-se na zona intermediária, pois um time onde as principais estrelas são, um ex-atacante e Morais, não deve ir muito longe. Duas vitórias do Atlético.

O que esperar do Furacão? Vadão disse dias atrás que o Atlético não será campeão. E, se ele, que conhece, ou pelo menos deveria conhecer, cada qualidade de nossos jogadores e sabe, ou pelo menos deveria saber, o que tem, verdadeiramente, em mãos, não acredita, como nós, torcedores, devemos acreditar?

Bom, começamos com duas vitórias, importantíssimas por sinal, e que nos últimos anos nos fizeram muita diferença. Não acho que o time seja fraco, talvez faltem algumas peças de reposição, que, quem sabe, até as tenhamos, mas não sabemos. Pois faltam oportunidades para alguns e sobram créditos para outros.

O fato é que, como torcedor, eu acredito que podemos sim, ir longe. E com esses prognósticos, chegaríamos a 70 pontos. Pontuação suficiente para garantir uma vaga na Copa Libertadores da América e até mesmo, entrar na briga pelo título. Por mais que eu queira manter os pés no chão, eu acredito!

Um novo Corinthians?


Opinião

Tudo bem, foi uma bela atuação do Corinthians neste domingo, batendo o Cruzeiro por 3x0 no Mineirão - ainda que este Cruzeiro não seja nenhuma referência de "grande" adversário. A Fiel, no entanto, deve ter certo cuidado antes de dizer "agora vai" ou pensar em título - ou em Libertadores, ou até mesmo em Sul-Americana.

O Corinthians apresentou uma melhor organização neste final de semana. Os volantes atuaram muito bem - tanto Rosinei quanto Marcelo Mattos, numa forma que só tiveram em 2005, e isso foi vital para o sucesso da equipe, assim como o terceiro volante Marcelo Oliveira. A defesa, com Édson, Fábio Ferreira, Zelão e Betão também estava muito atenta, o que compensou a falta de qualidade dos jogadores. O trabalho de marcação funcionou, o time se recompunha bem e anulava os ataques do Cruzeiro - este foi o motivo da vitória.

A eficiência seguiu do meio para frente. Éverton Santos e William, principalmente Éverton Santos, teve uma tarde inspirada de briga incansável pela posse de bola e participação em todas as jogadas de ataque, sempre buscando Finazzi ou William - e o primeiro gol do Corinthians acabou saindo numa jogada inversa, com o Finazzi achando o Éverton livre para marcar o primeiro gol do Timão.

O Corinthians empolgou por causa de um jogo organizado e bem armado - méritos do Carpeggiani. Mas foi, repetindo, contra um adversário muito fraco, o Cruzeiro. Não que isso tenha sido o fator principal. O Corinthians, jogando como no domingo, enfrentaria sem problemas Santos, São Paulo, Flamengo, Botafogo... mas para afirmar qualquer coisa, é necessário ver, primeiro, esse Corinthians em outras situações. O que teria acontecido se o adversário saísse na frente no placar? Se a marcação funcionasse também do outro lado? Se Éverton Santos for anulado? O Corinthians tem condições de jogar com dois meias e dois volantes ao invés de três volantes?

Será necessário outros desafios e, sobretudo, adversários mais organizados, para que possamos compreender como tudo isso vai funcionar.

GRÊMIO IMORTAL!

Quarta-feira

Podem dizer e imaginar o que bem entenderem. Críticas não nos atingirão. Não arrefeceremos nosso ânimo, nem em campo, muito menos nas arquibancadas. Imortalidade não é nossa base de sobrevivência, não é a justificativa para nossas conquistas. Imortalidade é, sim, nossa linha de pensamento, nossa forma de encarar a vida, nosso estilo de encarar os combates. Lutamos como imortais, não tememos! Ir para o combate acreditando na imortalidade nos torna invencíveis. O trabalho, a dedicação, o esforço e a garra do GRÊMIO são resumidos na Imortalidade TRICOLOR. Nossa voz, o nosso brado e a consciência dos jogadores de que estão jogando num time que não pode, não deve e não vai se entregar jamais é o que chamamos de Imortalidade.

Nesta quarta as 19:15 começa mais uma prova de todos os predicados TRICOLORES. Acreditamos no trabalho do Mano, na dedicação dos jogadores, no nosso alento incessante e acreditamos na nossa Imortalidade e por isso, e pelo nosso amor incondicional a essa instituição, religião, paixão chamada GRÊMIO é que estaremos presentes na nossa CASA nesta que promete ser umas das noites mais frias do ano. Esquentaremos uma Porto Alegre inteira com nosso alento, transformaremos o OLÍMPICO em um inferno para esses infiéis. Tenho uma certeza inabalável de que venceremos, não posso duvidar disso. Duvidar de nossa capacidade de retornar, de transformar o impossível em real, duvidar da nossa raça é por em dúvida nosso coração TRICOLOR, é por em dúvida nossa Imortalidade e isso é inquestionável!!

Se existe alguém, se existem fracos que duvidam de nossa reação, que duvidam que sairemos do MONUMENTAL com os brados de uma conquista, preparem-se, pois cairão por terra mais uma vez!

Nossa temida Imortalidade, que agora é usada pela imprensa amarga com o objetivo de nos desunir, se fará ouvir nos quatro cantos do Mundo.

Somos o GRÊMIO, somos invencíveis, somos devotos de Lara. Somos de um time, de uma nação, uma seita, somos fiéis seguidores da crença de que nada está perdido, nunca!!

Que venham os uruguaios, os infiéis e seus asseclas, que venha toda a sorte de obstáculos. Venceremos um a um, ultrapassaremos todas as barreiras e venceremos todos os inimigos, que por medo se denominam adversários, e atingiremos nosso sonho.

Nossa Imortalidade é acreditar que não existe sonho impossível, que não há o que não consigamos com nosso trabalho, nossa luta e nossa força.

Dá-lhe GRÊMIO! Somos um só coração um só alento, uma só esperança!

FORÇA E HONRA

Anderson Kegler