terça-feira, 22 de maio de 2007

"Previsões do pai Waguito", por Wagner Ribas

Ainda estamos na segunda rodada do Brasileirão, obviamente, nada pode ser concluído ainda sobre as verdadeiras possibilidades e pretensões dos times na competição. Porém, nada me impede de dar uma de pai Ambrósio e fazer algumas previsões sobre o futuro de nossos concorrentes e o que podemos alcançar neste campeonato.

Então, rimando tal qual Gabriel o Pensador, letra A, vamos começar?

Deveria começar pelo Atlético, mas não. Vou deixar o Atlético por último e começar pelo América de Natal, que recém promovido à elite do futebol brasileiro, contará com o apoio de sua torcida. Após anos na espera por uma nova chance frente aos grandes do Brasil, promete muita determinação para manter-se. E conseguirá, mesmo que tenha que aceitar uma posição na zona intermediária. Contra o Atlético amargará duas derrotas.

O Galo, campeão mineiro, que volta a primeira divisão após um ano de dificuldades, diferentemente da primeira rodada, deverá ter o apoio de sua torcida. Se não se descuidar, não correrá riscos de rebaixamento, porém, com este time jovem e mediano, deverá ficar na zona do agrião, pensando numa vaga para a Copa Sul-americana, no máximo. Empata as duas com o Furacão.

Time da estrela solitária, o Botafogo promete ser uma pedra no sapato dos demais concorrentes. Será eliminado da Copa do Brasil pelo Figueirense e com isso entrará na luta por uma das vagas para a Copa Libertadores da América. O time armado pelo técnico Cuca promete ainda incomodar muita gente. Deve, como de costume, ganhar do Atlético no Rio, e dessa vez, perde na Arena.

Corinthians, se não fossem tão protegidos pela mídia, apostaria neles como fortíssimos candidatos ao rebaixamento. Que o time é fraco, já sei. Porém, nunca se pode duvidar da força oculta que eles podem receber. Por isso, aposto no Corinthians ficando com uma vaga para a Sul-americana. Empata em seu estádio e perde na Baixada.

O Cruzeiro, desmoralizado após a perda do campeonato mineiro, era apontado por muitos como um dos candidatos ao título. Começou o campeonato aos barrancos, mas tem tudo para se recuperar e entrar na briga por uma das vagas a Libertadores e quem sabe, até mesmo pelo título. Ganha do Atlético em Minas e empata na Arena.

Treinado pelo técnico Mario Sergio Pontes de Paiva, que deve ser mandado embora lá pela décima quinta rodada, o Figueirense é candidato ao rebaixamento. Mesmo com reais chances de ganhar a Copa do Brasil, a equipe acordará no Brasileirão tarde demais e deverá ser uma das equipes rebaixadas à segunda divisão. Perde as duas para o Atlético, e acaba de uma vez por todas, com o tabu em campeonatos brasileiros.

O Flamengo, campeão carioca, e que decepcionou seus torcedores na Libertadores, entra com tudo para buscar uma nova chance no torneio continental. Porém, terá de se contentar com uma vaga na Copa Sul-americana. Quebrando a seqüência, o Atlético vencerá as duas partidas.

O Fluminense, que deverá ser o campeão da Copa do Brasil, garantindo sua participação na Libertadores, estará mais preocupado em manter-se na elite do que qualquer outra coisa. Possui uma equipe mediana e não almeja nada, nem mesmo cair. Seu principal papel no campeonato será voltar a ser o que sempre foi: eterno freguês do Furacão. Duas vitórias do Atlético.

A equipe goiana, que dispensou o técnico Geninho e contratou Bonamigo, deve tomar o mesmo destino do alviverde curitibano. Sem dúvida, é um dos candidatos ao rebaixamento. Deve vencer o Furacão em Goiás e arrancar um empate em Curitiba.

Comandado pelo terceiro ano consecutivo pelo técnico Mano Menezes, a equipe do Grêmio conta com um bom elenco. Caso seja eliminado da Libertadores, voltará seu foco para o campeonato nacional e concorrerá a uma das vagas para retornar ao torneio sul-americano. Contra o Atlético, deve ganhar no Olímpico e perder na Baixada.

Ainda inebriado pela conquista do torneio mundial, a equipe do Internacional vai passando por grandes dificuldades. O técnico Gallo, que deverá ser substituído até o final do primeiro turno, não conseguirá dar ânimo aos colorados, que deverão ficar na zona intermediária da tabela. Contra o Atlético já perdeu a primeira, e deve, no máximo, conseguir um empate no Rio Grande.

O Juventude, que durante anos consegui manter-se na elite do futebol nacional, este ano não deve ter a mesma sorte. Com um elenco fraco e inexperiente, a equipe da serra gaúcha deve ser uma das equipes rebaixadas à divisão de acesso. Empata as duas com o Furacão.

Náutico, protagonistas de uma das maiores broxadas já vistas no futebol mundial, quando em 2005, com quatro jogadores a mais fez o impossível e entregou a vaga na primeira divisão para o Grêmio, sem dúvida é um dos principais candidatos ao rebaixamento. Frente ao Atlético, perde as duas.

O Palmeiras, que conta em seu elenco com o experiente Edmundo, o qual espero que não tenha como meta chegar ao gol mil, começou bem no campeonato. Mas, apesar do ofurô de seus torcedores, a equipe do técnico Caio Junior deve amarelar no meio do caminho e ficar apenas com uma das vagas para a Copa Sul-americana. Quebrando a escrita, o Atlético vencerá no Parque Antártica, mas deve perder na Arena.

O Paraná, que nos últimos anos tem levado muita sorte com as contratações e apesar do início surpreendente, não deve se sustentar por muito tempo. Com isso, a equipe deve ficar na zona intermediária, e se não se cuidar corre riscos de fazer companhia ao rival Coritiba, na segunda divisão. Sempre uma pedra no caminho do Atlético em campeonatos brasileiros, segura um empate no puxadinho e outro, na Arena.

Só por ter Vanderlei Luxemburgo como comandante, a equipe do Santos já entra como um dos principais candidatos ao título. Enganam-se aqueles que pensam que a equipe praiana não se recuperará do início catastrófico. Mesmo priorizando a Libertadores, aliás, com boas chances de ser campeão, o Santos deve lutar, também, pelo título do Brasileirão. Contra o Atlético, arranca um empate na Arena e vence na Vila Belmiro.

O Real Madrid das equipes brasileiras, o São Paulo será a grande decepção. Apesar de contar com o melhor elenco do futebol brasileiro, o excesso de estrelas fará mal para a equipe paulistana que não terá fôlego na disputa pelo título, tendo de se contentar com uma vaga para a Copa Sul-americana, consagrando Dagoberto como um verdadeiro Asa Negra. Aloísio e Dagoberto estarão lesionados antes das partidas contra o Atlético e não jogarão. No Morumbi, o Atlético deve quebrar a escrita e vencer, pela primeira vez. Na Arena, o último jogo do Campeonato, certamente será emocionante, e mais uma vez, o Atlético dará um sacode no tricolor paulista.

Única equipe nordestina com boas chances no campeonato, o Sport de Recife deve ser a surpresa. Reforçado e com o apoio de sua torcida, a equipe pernambucana pode surpreender e lutar por uma das vagas a Libertadores. Dois empates.

Por último, o Vasco. Sem a pressão do gol mil, Romário deve marcar mais alguns gols e ajudar a equipe vascaína a manter-se na zona intermediária, pois um time onde as principais estrelas são, um ex-atacante e Morais, não deve ir muito longe. Duas vitórias do Atlético.

O que esperar do Furacão? Vadão disse dias atrás que o Atlético não será campeão. E, se ele, que conhece, ou pelo menos deveria conhecer, cada qualidade de nossos jogadores e sabe, ou pelo menos deveria saber, o que tem, verdadeiramente, em mãos, não acredita, como nós, torcedores, devemos acreditar?

Bom, começamos com duas vitórias, importantíssimas por sinal, e que nos últimos anos nos fizeram muita diferença. Não acho que o time seja fraco, talvez faltem algumas peças de reposição, que, quem sabe, até as tenhamos, mas não sabemos. Pois faltam oportunidades para alguns e sobram créditos para outros.

O fato é que, como torcedor, eu acredito que podemos sim, ir longe. E com esses prognósticos, chegaríamos a 70 pontos. Pontuação suficiente para garantir uma vaga na Copa Libertadores da América e até mesmo, entrar na briga pelo título. Por mais que eu queira manter os pés no chão, eu acredito!

9 comentários:

Lincoln disse...

Mas coitado de você achar que o Atlético Paranaense tem futebol pra tanto... Mude suas contas em relação ao Vascão. Vai ser uma derrota aqui em São Januário e se voces tiverem muita sorte e inspirados um empate ai no paraná. Leandro Amaral está voltando amigo.

Wagner Ribas disse...

Bom, já falei né... Um time que o craque é o Romário, que sem dúvida é ex-grande atleta, e que o meio de campo é comandado por Morais, não vai muito longe.

E só ratificando, serão quatro vitórias do Atlético, duas pelo Brasileirão e duas pela Copa Sul-americana.

Fabio Monteiro disse...

KKKKK

Até parece que o Furacão NÃO vai perder em casa!! E o Náutico já deu a volta por cima subindo ANTECIPADAMENTE PRA ELITE em 2006. Então sua justificativa de 2005 não tem nada a ver. O ELENCO É BEM DIFERENTE DAQUELE. E em Recife vcs vão levar peia!

Fabio Monteiro disse...

Wagner é muito passional hehehehe...Pra ele o Atletico vai ganhar de todo mundo kkkkkkkkkkkkkk

É o Milan do Paraná é? kkkkkkkkk

Wagner Ribas disse...

Haha... Não vamos ganhar de todo mundo. Incluí nos prognósticos até mesmo derrota em casa, como para o Cruzeiro e Palmeiras, por exemplo. Fora os empates.

É só ler o texto com atenção.

E aliás, sobre passionalidade, eu sou torcedor e realmente sou apaixonado, quem precisa ser racional são os jogadores e o técnico, não eu.

E Fábio, aposto com você, o Náutico cai junto com o Juventude.

Wagner Ribas disse...

Aliás, se você fizer as contas, o aproveitamento que estou colocando em questão, será de algo próximo a 61%.

Fabio Monteiro disse...

Acho que o Náutico não cai!!! hehehehe. Aposto na força DO FUTEBOL PERNAMBUCANO!!

Lincoln disse...

bom.. o craque do time é Leandro Amaral que é um excelente atacante. E eu torço muito para que o Morais cresça de produçao. Quem é o craque do Atlético? O ultimo que me lembro agora é atacante do São Paulo.

Wagner Ribas disse...

Alex Mineiro, que dispensa apresentações...

Denis Marques, pegue os gols mais bonitos do último brasileirão...

Ferreira, meia da seleção colombiana...

Pedro Oldoni, reserva de luxo...

Marcão, o zagueiro...

Enfim, é uma constelação... Hahaha

Brincadeiras a parte, Alex Mineiro e Ferreira são os diferenciados do time.