terça-feira, 22 de maio de 2007

Um novo Corinthians?


Opinião

Tudo bem, foi uma bela atuação do Corinthians neste domingo, batendo o Cruzeiro por 3x0 no Mineirão - ainda que este Cruzeiro não seja nenhuma referência de "grande" adversário. A Fiel, no entanto, deve ter certo cuidado antes de dizer "agora vai" ou pensar em título - ou em Libertadores, ou até mesmo em Sul-Americana.

O Corinthians apresentou uma melhor organização neste final de semana. Os volantes atuaram muito bem - tanto Rosinei quanto Marcelo Mattos, numa forma que só tiveram em 2005, e isso foi vital para o sucesso da equipe, assim como o terceiro volante Marcelo Oliveira. A defesa, com Édson, Fábio Ferreira, Zelão e Betão também estava muito atenta, o que compensou a falta de qualidade dos jogadores. O trabalho de marcação funcionou, o time se recompunha bem e anulava os ataques do Cruzeiro - este foi o motivo da vitória.

A eficiência seguiu do meio para frente. Éverton Santos e William, principalmente Éverton Santos, teve uma tarde inspirada de briga incansável pela posse de bola e participação em todas as jogadas de ataque, sempre buscando Finazzi ou William - e o primeiro gol do Corinthians acabou saindo numa jogada inversa, com o Finazzi achando o Éverton livre para marcar o primeiro gol do Timão.

O Corinthians empolgou por causa de um jogo organizado e bem armado - méritos do Carpeggiani. Mas foi, repetindo, contra um adversário muito fraco, o Cruzeiro. Não que isso tenha sido o fator principal. O Corinthians, jogando como no domingo, enfrentaria sem problemas Santos, São Paulo, Flamengo, Botafogo... mas para afirmar qualquer coisa, é necessário ver, primeiro, esse Corinthians em outras situações. O que teria acontecido se o adversário saísse na frente no placar? Se a marcação funcionasse também do outro lado? Se Éverton Santos for anulado? O Corinthians tem condições de jogar com dois meias e dois volantes ao invés de três volantes?

Será necessário outros desafios e, sobretudo, adversários mais organizados, para que possamos compreender como tudo isso vai funcionar.

Um comentário:

Bruna Mª disse...

no começo é assim mesmo.. depois briga pra não cair =P