terça-feira, 8 de maio de 2007

Hora da Afirmação


O Cruzeiro anunciou hoje a contratação do treinador Dorival Júnior, ex-São Caetano, ele já se apresenta na Toca está quarta e comanda o time no sábado contra o Fluminense, na primeira partida do Campeonato Brasileiro.
Com o início do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro encara a hora da afirmação. Saber até aonde esse time pode chegar, ainda é imprevisível.
Com o elenco grande, é preciso que a diretoria negocie alguns jogadores que até o momento não mostraram futebol para vestir a camisa do Cruzeiro, que aposte nos jovens jogadores formados no clube e que traga bons reforços para somar ao time.
Boa sorte ao Dorival Júnior, que ele possa fazer um ótimo trabalho e levar o Cruzeiro ao titulo nacional.

Foto: Portal UAI.

Pré-Visões: Parte I

Neste sábado, dia 12, começa o Brasileirão 2007.
Baseado nas atuações dos 20 participantes, e no que cada um está fazendo para o Nacional, vou dar uma de "Pai Daniel" e postar minha prévia sobre o que deve ser de cada time neste Brasileiro.
Aos torcedores dos clubes que considero fracos, torçam para que eu esteja errado.
Àqueles que torcem para um dos meus favoritos ao título, que minhas previsões se concretizem.
A prévia será mostrada em 5 partes, de hoje até Sábado. Começo por América de Natal, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense e Botafogo.

**************************************************

O América de Natal deve vir para esse Brasileirão estritamente lutando contra o rebaixamento.
As ações da diretoria tem desagradado a todos no Mecão. O técnico Estevam Soares foi demitido após a derrota por 5x2 para o rival ABC, na final do campeonato estadual. Lori Sandri assumiu o cargo.
Os reforços têm sido jogadores sem expressão, que não dão a menor segurança para a torcida. Para piorar, às vésperas do Brasileirão, o bom goleiro Marcelo Bonan, titular da equipe, rompeu o tendão de aquiles e deve ficar fora fora de todo Campeonato Nacional.
O grande ídolo da torcida é o meia Souza (Showza), ex-jogador de Corinthians, São Paulo e Flamengo, que reencontrou seu bom futebol em Natal, tendo sido eleito o craque da Série B em 2006.

Chances de acabar...

Campeão: Insignificantes
Com vaga na Libertadores: Insignificantes
Ao menos com vaga na Sulamericana: Pequenas
Rebaixado: Muito Grandes

**************************************************


O Atlético Mineiro volta à 1ª divisão com moral após os títulos da Série B em 2006 e do campeonato mineiro desse ano.
Para a tristeza dos atleticanos, o técnico Levir Culpi deixou o clube após a conquista do estadual. O mais cotado para assumir o cargo é Geninho, hostilizado por muitos após ter "abandonado" o clube em 2003, indo treinar o Corinthians em busca de projeção.
O elenco do Galo não conta com grandes estrelas, mas um conjunto muito forte. O maior destaque tem sido o goleiro Diego, formado no Galo e atravessando ótima fase.
Agora é esperar para ver como o clube reagirá à troca de treinador.

Chances de acabar...

Campeão: Pequenas
Com vaga na Libertadores: Razoáveis
Ao menos com vaga na Sulamericana: Grandes
Rebaixado: Pequenas

**************************************************


O Atlético Paranaense está se reforçando e deve fazer um bom Brasileirão.
Após não conseguir sequer chegar à final do paranaense, o time, que continua na Copa do Brasil, vem se reforçando muito bem, com jogadores de pouco renome, mas que fizeram bonito nos campeonatos estaduais.
O técnico Vadão deverá contar com um elenco recheado de opções, o que deve ajudar o Furacão na disputa do Campeonato Brasileiro.
O maior ídolo dos Atleticanos é o Meia-Atacante Ferreira, jogador da Seleção da Colômbia. Outro ídolo colombiano, Valência, pode acertar com o Furacão.

Chances de acabar...

Campeão: Pequenas
Com vaga na Libertadores: Razoáveis
Ao menos com vaga na Sulamericana: Muito Grandes
Rebaixado: Muito Pequenas

**************************************************

O Botafogo está provavelmente com o melhor time montado em General Severiano desde o título de 1995.
Bem dirigido pelo técnico Cuca e jogando de forma vistosa, creio que o problema para o Fogão pode vir a ser a carência de peças de reposição.
As constantes partidas em que o Botafogo parece dominar e não consegue vencer, se continuarem a acontecer no Brasileirão, também podem custar pontos preciosos.
O Botafogo tem tudo para voltar a fazer um ótimo Nacional, e com algumas contratações acertadas, pode até pensar em título.

Chances de acabar...

Campeão: Razoáveis
Com vaga na Libertadores: Grandes
Ao menos com vaga na Sulamericana: Enormes
Rebaixado: Insignificantes

SEMANA MOVIMENTADA NO GALO

A menos de uma semana da estréia no Brasileirão, o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO vive dias agitados. Ontem, depois dos festejos pela conquista do campeonato mineiro em cima de seu maior rival, o clube perdeu Levir Culpi, técnico que o trouxe de volta à elite do futebol brasileiro e o fez reconquistar a hegemonia estadual, para o japonês Cerezo Osaka. Hoje, a diretoria anunciou que Geninho deve ser seu substituto. Tudo estaria acertado, inclusive o salário. Só estaria faltando o "aval" da família dele - eu, particularmente, era contra a vinda de Geninho, que abandonou o GALO no início de 2003 para treinar o Corinthians. Mas se ele acertar, vou torcer para que tenha mais sucesso do que em 2002, quando levou o GALO às quartas-de-final do Brasileirão.
Também hoje foi anunciado que a MRV Engenharia permanecerá como o patrocinador principal do time até o final do ano. Segundo o presidente do GALO, Ziza Valadares, houve um aumento de quase 100% no valor do contrato.
Para completar, na quinta-feira, o GALO decide uma vaga na semifinal da Copa do Brasil contra o Botafogo. Para essa partida, o GALO será comandado por Cleocir dos Santos, o Tico, que era auxiliar técnico de Levir Culpi. Tico será ajudado por Marcelo Oliveira, técnico dos juniores, e Luís Matter, também auxiliar técnico de Levir e que vai acompanhá-lo no futebol japonês.
Para o confronto contra o Fogão, foram relacionados os seguintes jogadores: Diego e Édson (goleiros); Coelho, Ricardinho e Luisinho Netto (laterais); Lima, Marcos e Vinícius (zagueiros); Rafael Miranda, Bilu e Germano (volantes); Marcinho, Tchô, Danilinho e Juninho (meias); Éder Luís, Galvão e Vanderlei (atacantes).

SORATO SERÁ TITULAR NO BA-VI


O centroavante Sorato será o camisa nove do rubro-negro no Ba-Vi festivo do Barradão. Com a suspensão por cartão amarelo do atacante Joãozinho, o veterano artilheiro ganha a posição e inicia um jogo pelo Leão da Barra pela primeira vez. Nestes últimos jogos, Sorato entrava no decorrer dos jogos, devido a boa fase de Joãozinho, que coincidiu com a chegada do ídolo do rival na temporada 2006.


Outra novidade é a entrada de Paulo César Spírito ao grupo que está concentrado para o jogo de amanhã à noite. O ex-atacante do Incolor de Itinga está sem jogar a seis meses depois de uma hérnia de disco.

O rubro-negro se interessou pelo atleta e o recuperou, coisa que o rival não fez, mostrando um total desrespeito e ingratidão a um dos poucos jogadores que deram resultado no fracassado elenco do Bahia de 2006, que terminou "morrendo na beira da praia" no Octogonal Final da Série C.


Paulo César está bastante ansioso para voltar aos gramados, sobretudo contra o tricolor de itinga, o qual o atleta se mostra chateado com o descaso que os dirigentes e médicos do Bahia fizeram com ele. Segundo o atleta, alguns médicos do tricolor lhe disseram que ele tinha acabado pro futebol e que viveria de cadeiras de rodas pra sempre. Isso é coisa que se fala para um profissional? Mesmo que ele fosse um jogador limitado, ruim e desajeitado, isso não se faz.


O treinador Givanildo terá outro problema na escalação do time que vai à campo amanhã. O lateral-esquerdo Alysson se lesionou no último jogo e está vetado. Anderson Rodrigues entra em seu lugar. Sandro e Thiago Gama continuam de fora por lesão muscular. A zaga deverá ser mantida com Wallace e Jean.

A formação completa deverá ser com: Emerson, Apodi, Jean, Wallace e Anderson Rodrigues; Vanderson, Bida, Jackson (Cléber), Capixaba, Índio e Sorato.


O presidente do Vitória, Jorginho Sampaio, afirmou nas rádios que o Leão da Barra está em contato com alguns jogadores que poderão vir a reforçar o rubro-negro na difícil Série B. Especulam-se que o zagueiro Leonardo Silva (ex-Palmeiras e Bahia) e o goleiro Lopes (Botafogo) poderão ser anunciados nesta quinta-feira.
Particularmente, não gostei do nome de Lopes. Um goleiro fraco, instável (e por que não frangueiro?), que está sendo 3ª opção de gol no clube carioca com certeza não servirá ao Vitória.

Já o Leonardo Silva é um zagueiro viril, mas que faz muitos gols de cabeça no ataque e tem certa experiência. É uma contratação razoável. Eu preferia o Du Lopes (Sport) ou Jardel (ex Vitória e Santos). Mas antes Leonardo Silva, que os baianos já conhecem seu potencial do que um jogador qualquer desconhecido.

DISPENSAS - A direção não descarta dispensas no elenco e a conquista por antecipação não garante que todo o grupo seja mantido. Especulam-se que os jogadores Rafael Córdova (goleiro), Anderson Rodrigues (lateral), Pantico (atacante), Jorge Henrique (meia esquerda) poderão ser dispensados. Concordo com todas estas dispensas.
A que me deixa mais triste é a do Rafael Córdova, um profissional que conheci pessoalmente e é gente fina, além de cumprir todos seus compromissos.

Infelizmente, ele não conseguiu se firmar com a camisa 1 rubro-negra. Acho que ficava muito nervoso e por isso chegou a falhar em alguns jogos e isto fez perder a diretoria e torcida não confiarem mais nele.
Córdova foi eleito duas vezes como o melhor goleiro da Bahia pelo Fluminense de Feira de Santana, mas no Vitória não conseguiu reeditar as belas atuações no Touro do Sertão. Boa sorte a você Córdova, que no seu próximo clube você tenha o mesmo sucesso que teve no Flu de Feira.