domingo, 9 de setembro de 2007

Paraná x Corinthians

"Agora ou nunca!". O Paraná Clube, após a inexplicável derrota para o Náutico por 4 a 2 na Vila Capanema nesta última quinta-feira, busca, com todas suas forças, retomar o caminho que seguia no início da competição.

Nas primeiras rodadas do nacional o time de Curitiba chegou a ser líder, ter o melhor ataque e ficou várias rodadas no "G-4", grupo dos classificados à Copa Libertadores de 2008. Daquele início de competição, apenas Josiel segue no "topo de alguma tabela", mantendo-se ainda como artilheiro do campeonato.

Hoje na zona de rebaixamento, o Paraná Clube não contará, para a partida, com alguns de seus principais jogadores e ainda terá que assimilar a desconfiança de seus torcedores, irritados com a inexplicável insistência de seus treinadores em manter um padrão tático que não funciona há, ho mínimo, quinze rodadas.

Lori Sandri não terá à disposição, além dos defensores Lúis Henrique e Nem, o goleiro Flávio e o zagueiro Neguete, contundidos. Beto, que não consegue atuar convincentemente há mais de ano e meio, cumpre suspensão por sido expulso.

No momento que o tricolor paranaense mais precisa de conjunto, o mesmo terá cinco novidades ; Gabriel assume o posto de Flávio; Toninho (que alterna más com pífias atuações) provavelmente entre no Lugar de Neguette (que já ocupava o setor de Luís Henrique); na ala direita, o garoto Araújo assume a camisa 2 de Léo Matos, machucado e Batista deverá iniciar a partida no lugar do capitão Beto. Na frente, a coerência indica que Lima faça dupla com Josiel, formação com a qual o tricolor conseguiu, no início da temporada, marcar várias vezes.

Assim como os mandantes, os visitantes também terão dificuldades em selecionar os "onze iniciais", Zé Augusto, não poderá contar com o zagueiro Nilton (herói da partida contra o Santos), lesionado e com o avante boliviano Arce, suspenso, devendo ser estes, respectivamente substituídos por Marinho e Lulinha, atuando de forma mais recuada.

Tanto Paraná Clube como Corinthians precisam dos três pontos; o primeiro para sair da "zona da degola" e o segundo para continuar distanciando-se da mesma. O Corinthians, caso consiga atuar como na partida frente o Santos, tem tudo para levar três pontos à capital paulista, aliás, naquela opotunidade, o elenco deu uma prova, dentro de campo, que é possível (desde que com entrega e dedicação) que uma equipe limitada e tecnicamente inferior, possa superar outra de maior gabarito. O Paraná Clube deve tomar essa partida como exemplo e "comer grama" caso ainda tenha pretensões no certame, no entanto, com a insistência no inócuo "3-5-2" (que não funciona em jogadores com as propriedades dos que compõe o elenco paranista) o tricolor não deverá buscar a vitória mas sim a "não-derrota", opção covarde que condena ao insucesso o time de Curitiba antes mesmo da bola começar a rolar.


Paraná Clúbe x Corinthians (9/9/2007 - 19:00 hs.)

Local: Estádio Durival Britto, em Curitiba.
Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ).
Auxiliares: Marcos Tadeu Peniche Nunes (RJ) e Ezequiel Barbosa Alves (MS).

Paraná Clube: Gabriel, Daniel Marques, Toninho (Nem) e João Paulo; Araújo, Muçamba, Batista, Éverton e Paulo Rodrigues; Lima e Josiel. Técnico: Lori Sandri.

Corinthians: Felipe; Zelão, Marinho e Betão; Carlos Alberto, Bruno Octávio, Vampeta, Lulinha e Gustavo Nery; Éverton Santos e Finazzi. Técnico: Zé Augusto.