Posição incômoda
Náutico, Sport e América-RN, recém chegados à primeira divisão, já ocupam a liderança às avessas, na competição. Com uma única vitória (cada um), correm sério risco de repetir Fortaleza e Santa Cruz, que cairam em 2006, para a segunda divisão.
Apesar das campanhas parecidas, nos números, entretanto, os nordestinos não fazem campanhas semelhantes, pelos motivos que passo a expor:
Enquanto o América, perdeu 03 partidas em Natal (Vasco, Fiugueirense e Corinthians), conseguiu vencer (Santos) e empatar (Sport) fora, os pernambucanos não se acertam, longe de Recife (perderam 3 vezes, cada um).
Náutico e Sport fazem uma campanha, numericamente, igual: 1 vitória (em casa), 2 empates (em casa) e 03 derrotas (fora de casa). 9 gol marcados (ambos). A diferença é que o leão tomou 12 gols e o Timbu 13.
Todavia, enquanto os rubros negros enfrentaram os reservas do Santos e do Grêmio, ou um Flamengo e um América-RN (ambos na zona de rebaixamento), em seu domínio, ou, ainda, um Fluminense cansado (da comemoração da Copa do Brasil) e um Vasco em festa, com Romário, os alvirrubros só tiveram pedreira pela frente.
Já começou a competição, tendo o campeão da serie B, em 2006: o Galo Mineiro, num mineirão. Depois, venceu o campeão da serie A, em 2006: o São Paulo. Ainda, o campeão mundial de 2006 e campeão da Recopa sulamericanda em 2007: o Internacional, no Beira Rio. Pegou o Paraná e Vasco, nos Aflitos, quando estes estava brigando pela atual liderança do certame. E, por fim, encarou o lider Botafogo, em pleno Maracanã.
Ou seja, nos números, todos estão iguais, mas, na realidade, as dificuldades foram diferentes.
O que importa é que o timbu tem que pontuar, para sair da incômoda posição de penultimo colocado e, começar a fazer uma campanha, efetivamente diferente dos co-irmãos do nordeste. Não apenas nos adversários, mas, também, nos números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário