sábado, 12 de maio de 2007

JUVENTUDE E EXPERIÊNCIA SE ENFRENTAM NA LARGADA DA SEGUNDONA

A Série B do Campeonato teve largada neste final de semana e fórmulas técnicas, táticas e administrativas serão usadas pelos clubes para obter uma das quatro vagas à série de elite do Campeonato Brasileiro. Um exemplo desse embate aconteceu no estádio Couto Pereira em que o jovem time do Coritiba bateu o experiente Paulista por 3 a 1.
No começo do jogo parecia que o time visitante faria diferença. A estréia do técnico Marcelo Veiga proporcionou a montagem de uma equipe forte na defesa e com contra-golpes rápidos por intermédio de Gilsinho, com o devido auxílio do veterano Rodrigo Fabri, de 33 anos, e que após o fiasco no São Paulo procura um lugar ao sol no mundo da bola. Sua jogada aos 15 minutos, que resultou no gol do Paulista prenunciava a correção da adoção da fórmula.
Aí o jovem time paranaense acordou. Comandado pelos jovens Pedro Kehn e Túlio, a equipe coxa-branca criava oportunidades sobre os três zagueiros oponentes. Sempre auxiliados pelo veterano Anderson Lima na lateral-direita, que ditava o ritmo do jogo. De tanto pressionar, o zagueiro Diego Padilha não agüentou o tranco e deixou a bola no pé de Túlio: 1 a 1.
No segundo tempo, tudo mudou. O Coritiba fez valer sua melhor condição física. Contra-golpes em velocidade desnortearam o ala Fábio Vidal, deslocado para o lado direito. Curiosamente foi uma bola no lado esquerdo da defesa que proporcionou a virada por intermédio de Túlio. O gol de Douglas Silva apenas ratificou o resultado.
O que fica de lição? Simples: o acesso será concedido as equipes que souberem realizar uma boa mesclagem: jogadores veteranos com jovens em ascensão; bom preparo físico; posicionamento tático impecável e uma torcida inflamada. O Coritiba pode até quebrar a cara e ver o acesso distante ao final do campeonato. Mas que a trilha adotada agora é muito mais factível de ser viabilizada...Ah, disso não tenho dúvida!

Nota 10 da rodada
O triunfo por 5 a 1 sobre o Avaí mostra que o Vitória entra na Série B com vontade de recuperar o tempo perdido. De quebra, Sorato volta a mostrar uma sede de gol inesgotável.

Nota 0 da rodada
Expulsão besta e injustificável do atacante Roger da Ponte Preta durante a estréia contra o Gama. Peitar o auxiliar de arbitragem poderá proporcionar uma suspensão amarga. Azar do técnico Nelsinho Baptista.

(artigo escrito por Elias Aredes Junior)

Nenhum comentário: