sábado, 30 de junho de 2007

Duelo de artilheiros




Logo mais, às 18h10, na Vila Capanema, o vice-líder Paraná Clube receberá o rival local Atlético Paranaense num encontro que colocará frente a frente os dois goleadores do Brasileirão até agora, Josiel, pelo mandante e Alex Mineiro pelo lado do visitante.

Foi uma semana conturbada em Curitiba, muito se falou do jogo e de outras coisas também. Além das tradicionais, mas "amigáveis", provocações entre dirigentes, comissões e torcidas, algumas especulações sobre o futuro de Josiel e também de Luiz Carlos Preto, o Pintado, andaram movimentando os periódicos locais.

Do lado do visitante, Antônio Lopes vem com um discurso adequado, buscando jogar o favoritismo para o rival. Lopes provavelmente entrará com uma formação cautelosa mas que lhe permita utilizar de sua melhor propriedade, o contra-ataque. Edno entrou bem no time, Nei vem cada vez mais servindo como uma realopção para criação de jogadas e tanto Dênis Marques como Alex Mineiro têm que ser marcados, provavelmente com algo mais que o simples "cerco" aplicado por algumas equipes. Atrás, Guilherme vem alternando entre boas e más atuações e Alan Bahia, agora menos sobrecarregado, tem conseguido demonstrar seu melhor futebol.

Do lado dos anfitriões, Josiel e Pintado poderão estar se apresentando pela última vez pelo tricolor paranaense, o primeiro (que só sai, segundo a presidência paranista, por valores acima de dez milhões de reais) foi sondado por times alemães e os petro-dólares andaram seduzindo Pintado; no entanto, ambos mantiveram o mesmo disurso durante a semana, estão focados somente no jogo de logo mais.

O Paraná Clube não poderá contar com capitão Beto e o garoto Éverton e, exatamente por isso e pelo fato de ter a liberação de Daniel Marques e Adriano, poderá promover um retorno ao sistema com três zagueiros.

Pintado durante a semana chegou até a fazer um treinamento com doze jogadores atuando na linha, um "3-6-2" no intuito de tentar enganar os "olheiros" rivais, despistando suas reais intenções; Joélson, que não vem atuando bem, deixando lacunas na marcação e pouco se dedicando no apoio, pode surpreender e aparecer entre os onze escolhidos pelo comandante paranista.

Outro "excluído" que parece ter recebido novca chance do treinador é o volante Serginho que não vinha atuando muito bem mas que nos treinos durante a semana, teve desempenho coerente, tendo inclusive entrado no último jogo frente o Sport.

Além das dúvidas quanto ao sistema tático, Pintado ainda demonstrou que poderá entrar com Parral no lugar de Léo Matos na ala direita, no entanto, existe também a possibilidade do bom Alex, assumir a camisa de ambos.

Entendo que a melhor formação paranista para o duelo de logo mais seja: Flávio; Daniel Marques, Neguette e Luís Henrique; Alex, Xaves, Adriano, Márcio Careca e Vandinho; Vina Pacheco e Josiel, embora Pintado pareça pensar diferente.

O tricolor tem a clara oportunidade de seguir na "caça" do Botafogo, para isso, tem que atuar de forma equilibrada, buscando sempre a vitória, não se contentando apenas com a não-derrota.

Quanto à arbitragem de Heber Roberto Lopes, sua "escala" foi questionada pelos atleticanos e tratada com indiferença pelos paranistas. Nada que não possa ser mais um "teatro" dos visitantes, acostumados com o mesmo.

____________________
Ficha técnica (com as prováveis escalações):

Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba-PR
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: Rogério Carlos Rolim (PR) e Aparecido Donizetti Santana (PR)

Paraná – Flávio, Neguette, Daniel Marques (Joelson) e Luis Henrique; Leo Matos, Xaves, Serginho, Vandinho e Marcio Careca; Josiel e Vinicus Pacheco. Técnico: Pintado

Atlético – Guilherme, Nei (Jancarlos), Danilo, Gustavo e Michael; Alan Bahia, Valencia, Cristian e Edno; Alex Mineiro e Denis Marques. Técnico: Antônio Lopes.

Nenhum comentário: