PAULISTAS NA SÉRIE B: HORA DE CAIR NA REAL
Duas equipes nordestinas (Vitória e Fortaleza), uma do centro-oeste (Brasiliense) e outra paulista (São Caetano) comemorariam o acesso à serie de elite em 2008 se a Série B terminasse neste final de semana. Mas pare e pense um pouco. É estranho observar o início decepcionante das equipes paulistas. Especialmente porque foram considerados favoritos e ninguém admite rompantes de irregularidade. Pois bem., coincidência ou não, até o São Caetano, vice-campeão paulista, passa por maus bocados para confirmar as apostas. Vide o sufoco que passou para ultrapassar o Coritiba no Couto Pereira. O Paulista, por sua vez, ganhou do Remo por 2 a 0 e nenhum momento convenceu ser capaz de produzir dias melhores.
Também é fora de esquadro a Ponte Preta perder do CRB e desperdiçar inúmeras oportunidades de gol. Ou é exótico ver o Marília, que defendia sua invencibilidade, deixar de apresentar força para reagir e pelo menos empatar com o Criúcuma. Triste vislumbar o Santo André perder do Brasiliense por 2 a 1, em pleno estádio Bruno José Daniel e flertar com o rebaixamento e o futebol de baixo nível. De Ituano e Portuguesa, então, melhor nem comentar nada. Foram derrotados respectivamente, por Ceará e Gama, duas equipes candidatas a figurarem apenas na zona intermediária da classificação. Afinal, o que acontece?
Talvez a Série B leve o futebol paulista – especialmente no interior – a uma nova realidade. O quadro claro e cristalino e sem frescuras do real poderio técnico de cada equipe. E a definição de um novo parâmetro de avaliação. Está na hora do Campeonato Paulista ser colocado no devido lugar: um torneio regional com as virtudes e defeitos verificados nos torneios similares realizados pelo Brasil afora. Há também baixa qualidade técnica e jogadores limitados nas terras bandeirantes. O tempo de soberba terminou. A propaganda de um campeonato ao nível dos torneios europeus é pura cascata. O colunista acreditou nisso por muito tempo. Agora, é hora de rever os conceitos. A Portuguesa,campeã da Série A-2, é a mesma que em quatro jogos na segunda divisão do Brasileirão soma apenas três pontos e já se situa na zona do rebaixamento. O Ituano - eufórico pela posição intermediária conseguida no Paulista - é levado ao quarto da humilhação, com nenhum ponto somado neste momento. Podem reagir? Sim! Desde que coloquem suas equipes para jogar de acordo com o estilo da Série B, em que a força física e a velocidade prevalecem. Então ficamos combinados: campeonato de verdade a gente vive no Brasileirão, seja na elite ou na Série B. Campeonato regional é treino de luxo. Que os clubes paulistas acordem para a realidade. Ou querem visitar a Série C em 2008? Está na hora de agir. Rápido.
Um comentário:
Elias Aredes escreveu
"Também é fora de esquadro a Ponte Preta perder do CRB e desperdiçar inúmeras oportunidades de gol"
Calma lá parceiro. O CRB jogou em casa com 10 mil pagantes. O CRB não é qualquer um não em se tratando de Série B. Pode ser um zé ninguém em quesito de Série A. Mas em Série B o CRB é um time mediano e mto raro perde em casa. Se manca!
Postar um comentário