segunda-feira, 28 de maio de 2007

Orgulho de ser Rubro-Negro

Peço licença para reproduzir aqui uma matéria que não envolve exatamente o Brasileirão, mas sim o mundo do futebol. Ela fala sobre a decisão tomada neste final-de-semana pela FIFA, proibindo jogos internacionais a mais de 2.500m de altitude.
A matéria é de Eduardo Peixoto, do GloboEsporte.com:

A decisão de Fifa de proibir jogos internacionais em altitudes superiores a 2.500 metros revoltou os bolivianos. E o principal alvo desta fúria é o Flamengo.

De acordo com os dirigentes locais, a medida só foi adotada porque o clube brasileiro tem enorme prestígio e chorou após empatar por 2 a 2 com o Real Potosí, no dia 15 de fevereiro, a quase 4.000 metros de altura. No dia seguinte ao jogo, a diretoria afirmou que jamais voltaria a jogar em tais condições "desumanas". Posteriormente, dando prosseguimento à sua campanha, o Fla enviou um relatório médico à Fifa e conseguiu o apoio da CBF.

- Essa proibição é um atentado ao caráter universal da prática do futebol - reclama Jorge Pacheco, tesoureiro da Federação Boliviana de futebol ao site boliviano "Erbol".

No mesmo portal, há um editorial criticando a "covardia" do clube carioca (chamado erroneamente de Flamengo FC). "A eles não importa que as partidas ocorram a 40 graus de temperatura", diz um dos trechos da matéria. As autoridades bolivianas prometem recorrer da proibição.

- É um choque! Se isso for confirmado, será o início da destruição da Fifa - ameaça o representante da Agremiação de Futebolistas da Bolívia, o ex-jogador David Paniagua, ao site "Facetas Deportivas".

*************************************

Que orgulho me deu de ver o Flamengo como um dos principais responsáveis por tão sábia decisão. A mim parece corretíssimo preservar a saúde dos jogadores, evitando jogar partidas onde a preocupação com a saúde tem de ser tão grande quanto, ou maior, do que a preocupação em jogar futebol. Mas, queira ou não, a decisão é polêmica.
O que os leitores acham da proibição? Comentem!

3 comentários:

Anônimo disse...

O qe é bom para alguns ...é ruim para outros....

tampar um buraco , nao é resolver um problema....

Anônimo disse...

Acham boa esta decisão?
Então, já que esta medida foi tomada para "preservar os atletas", proíbam jogos com menos de 0°C e mais de 40ºC, afinal, são condições extremas para a prática do esporte, não é?

Essa decisão foi a maior palhaçada que já vi a Fifa fazer. Se é para proibir jogo na altitude, entao proíbam em todas as situações em que a saúde dos atletas é colocada em situações extremas...

Fabio Monteiro disse...

Os países afetados sabem que são fracos e tão chiando pq usam e abusam da altitude pra ganhar. Sou à favor da medida. Isto é desumano. Melhor terminar agora do que esperar um atleta morrer em campo para tomar esta medida.