domingo, 27 de maio de 2007

PARANÁ, FLAMENGO E BOTAFOGO: AS BOAS SURPRESAS DO BRASILEIRÃO

É de bom tom louvar a campanha do Paraná na reta inicial do Campeonato Brasileiro. São nove pontos nas três primeiras rodadas e a torcida planta no coração a semente da esperança de dias melhores. A saída de Caio Junior, após a classificação á Libertadores, poderia trazer desarrumação. Ledo engano. Ganhar do Cruzeiro por 4 a 3 em pleno Mineirão não é para qualquer um. Mas a boa performance paranista fica um pouco ofuscada por uma saga que virou ópera no futebol brasileiro: o equilíbrio demonstrado por Flamengo e Botafogo. Quatro jogos e nenhum vencedor. 18 gols anotados. Parece ser a única centelha de talento no futebol brasileiro, principalmente quando se assiste ao futebol pragmático desencadeado nas terras paulistas e Gaúchas. Quem viu clássico entre São Paulo e Palmeiras sabe do que falo.

Interessante observar que os gols são construídos não por falhas bisonhas ou equívocos de arbitragem. Se Dodô não surpreende com belos gols é Zé Roberto que chega e salva a pátria alvinegra. O oponente não tem vergonha de se exibir. Renato Augusto é talento puro, Renato tem bom aproveitamento nos tiros de longa distância e de vez em quando o torcedor rubro-negro é agraciado com presentes das categorias de base, como o garoto Paulo Sérgio, autor do gol de empate no último domingo. Por vias tortas, o gramado reflete o esforço que as diretorias dos dois clubes fazem nos bastidores para empreender uma administração austera, econômica e sem sustos. No final das contas, Flamengo e Botafogo representam o modelo ideal para o futebol nacional: luta, talento, criatividade e surpresas no gramado. Dedicação e competência no setor administrativo.

Nota 10

Diego fecha o gol do Atlético Mineiro diante do Corinthians. Uma pena que já vai embora para o futebol italiano

Para esquecer

Cruzeiro e Internacional já fizeram a final do Campeonato Brasileiro de 1975. Parecem dispostos a protagonizar o principal clássico da Série B em 2008. Ninguém merece...

Nenhum comentário: